/
/
Cresce número de endividados em São Paulo

Cresce número de endividados em São Paulo

Capital paulista tem mais de 1,9 milhão de famílias endividadas em fevereiro

Em fevereiro, o número de famílias endividadas cresceu 39,83% em relação às 1,982 milhão registradas no mesmo período de 2015, representando um aumento de 565 mil famílias com dívidas em São Paulo. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Leia também:
Dívidas protestadas crescem 19,3% em 2015 

De acordo com a Entidade, o retorno do endividamento para a casa dos 50% em um ano sinaliza que a necessidade de consumo extrapolou a renda. Por isso, o consumidor recorre a financiamentos à medida que percebe que sua renda mensal já não é capaz de arcar com o seu nível de consumo. Além disso, nos últimos meses houve agravamento da situação econômica do País; os preços dos produtos essenciais permaneceram elevados; o crédito está escasso e os juros, altos; e, com o aumento do desemprego, orçamento do consumidor está cada vez mais pressionado.

A proporção de endividados permanece maior entre as famílias com renda inferior a dez salários mínimos (alta de 14,2 p.p. na comparação com fevereiro de 2015). Já nas famílias que recebem mais de dez salários, a parcela de endividados foi de 39,4%, 0,1 p.p. acima do registrado em janeiro e 6,6 p.p.superior ao valor de fevereiro do ano passado.

Leia também:
Inadimplência das empresas deve chegar a 5% 

Já em relação aos prazos das dívidas, a pesquisa revelou que 36,3% das famílias comprometeram sua renda por mais de um ano; 23,6% possuem débitos com prazos de até três meses; 19,6% das pessoas com dívidas de três a seis meses; e 18,2% entre seis meses e um ano. 

Inadimplência
Em fevereiro, 17,1% das famílias paulistanas disseram estar com as contas em atraso, 6,3 pontos porcentuais superior no comparativo com o mesmo mês de 2015 (10,8%). Em números absolutos, o total de famílias com contas atrasadas atingiu 655 mil.

Entre as famílias com contas em atraso, 52,7% delas afirmaram ter débitos vencidos há mais de 90 dias; 24,7% têm contas atrasadas entre 30 e 90 dias; e 19,4% atrasaram em até 30 dias o pagamento dos compromissos.

As contas em atraso estão mais presentes nas famílias com menor renda. Entre as que ganham até dez salários mínimos, 21,8% estão com contas atrasadas – alta de 8,6 p.p. na comparação com os 13,2% registrados em fevereiro de 2015.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, as famílias com menor renda sentem mais os efeitos da inflação e da alta de juros. Por serem mais sensíveis a qualquer imprevisto econômico, o crédito representa um importante meio de inclusão nos padrões de consumo e, muitas vezes, é a única forma de acessá-los. Com a crise, cresce a dificuldade de manter as contas em dia. 

Já nas famílias que recebem mais de dez salários, apenas 6,3% delas contam com dívidas atrasadas – elevação de 1,3 p.p. em relação ao mesmo mês do ano passado. 

Em fevereiro, 6,5% das famílias acreditavam que não teriam condições de pagar total ou parcialmente suas contas no próximo mês. No mesmo mês do ano passado, esse porcentual era de 4,5% – elevação de 2 pontos porcentuais. Em números absolutos, existem 247 mil famílias que estão nessa situação.

Leia também:
Inflação deve subir mais do que o esperado para 2016 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]