Uma das formas mais comuns de perseguir aumento de produtividade, em qualquer setor da economia, é reduzir o quadro de pessoal e fazer com que os que ficaram na empresa deem conta de toda a demanda. Invariavelmente, a consequência é uma queda na qualidade do atendimento ao cliente, que afasta os consumidores e gera diminuição das vendas, criando um círculo vicioso.
A rede de materiais de construção C&C ? Casa & Construção, porém, seguiu outra receita para aumentar a produtividade de suas equipes. ?Não caímos na vala comum do corte de pessoas?, afirma Jorge Jubilato, diretor de RH da empresa. ?Em vez disso, investimos em tecnologia, liderança e gestão para reduzir fortemente o turnover, diminuir os custos e melhorar o atendimento aos consumidores?, afirma.
Nesse trabalho, foi preciso rever os processos da empresa, automatizar o que fosse possível, reduzir burocracias e capacitar as equipes para que elas pudessem solucionar os problemas que surgissem. ?Desenvolvemos uma série de ações que se reverteram em um grande aumento da produtividade de nosso time?, comenta o executivo.
Jorge Jubilato será um dos palestrantes do Brazilian Retail Week, principal congresso de varejo do País, que acontece na próxima semana no Hotel Transamérica, em São Paulo. Com o tema ?Produtividade: a palavra do momento?, Jubilato contará como a C&C inovou para se tornar uma empresa mais eficiente.
O Brazilian Retail Week, principal congresso de varejo do País, que acontece entre 27 e 30 de julho no Hotel Transamérica em São Paulo. Com o tema ?A força da eficiência?, o evento reunirá mais de 100 palestrantes e cerca de 3.000 congressistas para debater os rumos do varejo brasileiro em tempos de ajustes e busca por produtividade.
Confira a lista completa de palestrantes e a programação do evento em www.brweek.com.br.
Leia mais:
Futuro do Varejo é tema de debate no BR Week
Prêmio BR Week divulga finalistas
BR Week mostra caminho para sair da crise