Pesquisar
Close this search box.
/
/
O varejo tem futuro

O varejo tem futuro

Com toda a certeza, o varejo daqui pra frente será diferente do que se vê hoje. Já pensou sobre isso?

No último Brazilian Retail Week, congresso realizado pela revista NOVAREJO, entre 27 e 30 de julho, em dado da plenária de encerramento, Caíto Maia, presidente e fundador da Chilli Beans, e Pedro Herz, presidente do Conselho de Administração da Livraria Cultura, levantaram uma divergência de pontos de vista sobre o varejo do futuro. Pedro, exercitando uma visão quase fatalista, defendeu que o varejo do futuro será constituído de show rooms nos quais a transação irá ocorrer e a conveniência irá prevalecer. No seu entender, o varejo movido à tecnologia modificará o conceito de loja como espaço transacional, e será predominantemente um local de serviços. O produto em si será entregue para o cliente onde e quando ele quiser. Em sua perspectiva, a loja será fluida, com a tecnologia criando interação e registrando essa interação com o cliente.

Caíto Maia, ao contrário, foi enfático na defesa do varejo feito de gente. Para ele, a ideia de um varejo frio, impessoal, não faz sentido, ainda mais em um país como o Brasil, com sua cultura mais intimista, onde os relacionamentos e os laços são elementos indissociáveis de nossa maneira de fazer negócios.

Façam suas apostas.

Uma saída fácil seria simplesmente apostar na ?coluna do meio?. O varejo irá conciliar essa capacidade analítica e de conveniência e de ?leitura? das necessidades dos clientes por meio da tecnologia agregando o envolvimento e o calor proporcionados por gente treinada e engajada na prestação de serviços e no fornecimento de informação qualificada. Outra saída fácil seria considerar que ?cada caso é um caso? e que cada rede encontrará o melhor formato para se adaptar a um consumidor em evolução. Daniel Domeneghetti, em outro painel do BR Week, com executivos da Netshoes e O Boticário também buscou oferecer uma visão do futuro do varejo, dessa vez calcado em propósito e engajamento.

O melhor desse exercício, contudo, é justamente entender o quanto é difícil prever, predizer e antecipar o futuro. Retornem aos prognósticos do início do ano e vejam as previsões feitas para o cenário econômico. Todas foram espetacularmente espicaçadas pelo choque de realidade que se impôs sobre as finanças públicas e o imprevisível quadro de pressão e frustração que dominou a opinião pública. Ainda assim, continuamos a fazer negócios, a buscar novas formas de receita, de geração de caixa e a pensar, sim, no futuro.

Por que temos tanta dificuldade em prever o que virá? Por que nos acostumamos a olhar para o futuro imediato e a desprezar o planejamento de longo prazo? Por que não conseguimos ler os dados disponíveis e apontar caminhos possíveis para enfrentar uma realidade onde a única certeza é a mudança?

Nassim Taleb, excêntrico e fabuloso filósofo, misto de oráculo e financista, elaborou a teoria dos ?Cisnes Negros?, na qual um evento imprevisível é caracterizado justamente por ter efeitos desmedidos e que após a sua ocorrência é normalmente visto como previsível. O livro de mesmo nome mostra como todo o modelo mental de nossa civilização foi construído para negar ou ignorar os sinais que possam indicar a ocorrência de um evento imprevisível. Em linha com essa teoria elegante, Richard Tedlow propôs, em ?Miopia Corporativa?, a ideia da negação. Ou seja, como executivos extremamente bem preparados ignoram os sinais de mudança ou de erros de gestão negando as evidências, mesmo as mais claras.

Por isso, olhar para o varejo do futuro pressupõe exercitar o olhar para sinais, evidências, tendências, mudanças sutis de comportamento e de fenômenos econômicos para traçar cenários que possam ajudar empresas a estar preparadas para a mudança.
Mais decisivo do que saber como será o varejo do futuro dentro da loja, será saber ou se preparar para os novos significados deste negócio frente a um consumidor em evolução. Esta crise que vivemos deixará um legado que irá se combinar com tecnologias, culturas, forças econômicas e tendências sociais e comportamentais para demandar um varejo diferente. O varejo do futuro será, com 100% de certeza, diferente. E é bom começar a pensar nisso desde já.

*Jacques Meir é Diretor de Conhecimento e Plataformas de Conteúdo do Grupo Padrão

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]