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Concorrência é o principal motivo de inovação em meios de pagamento

Concorrência é o principal motivo de inovação em meios de pagamento

Pesquisa aponta que a concorrência é o que mais tem impulsionado no varejo a implementação de novos meios de pagamento. Confira os números

Uma pesquisa da PYMNTS e da AEVI  analisou os motivos da inovação no segmento de meios de pagamento. Segundo o estudo, o maior impulsionador da inovação é a concorrência (84,6%), acompanhado por aumento de vendas (77,4%) e potencialização da fidelidade dos clientes (65,4%).

Nos Estados Unidos, onde a pesquisa foi realizada, as empresas menores, com receita anual menor que 250 mil dólares, são as mais motivadas pelo potencial dos novos meios de pagamento de aumentar as vendas. Cerca de 80% se animam com essa possibilidade.

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As empresas com receitas anuais de 10 milhões de dólares ou mais são menos preocupados com a fidelidade do cliente do que as empresas com receita média, 54% e 65%, respectivamente. A explicação está relacionada ao fato de as grandes empresas terem uma base de clientes maior e poderem arcar com o atrito.

Amazon como força-motriz

Ao abordar o assunto inovação nos meios de pagamento do varejo, o portal eMarketer também citou a pesquisa da RSR Research, que descobriu que a competição estava impulsionando a necessidade de inovação.

Segundo o estudo, 83% dos varejistas disseram que sentiram pressões da Amazon e de outros varejistas para lançar mão de novas soluções de pagamento.

Segundo a PYMNTS, as grandes empresas estão muito mais preparadas para inovar. Quase 95% das companhias com faturamento anual entre 25 milhões e 100 milhões de dólares estavam muito ou extremamente conectados com o que há de mais inovador em meios de pagamento, enquanto apenas 34% das pequenas empresas se mostraram preparadas.

Segmentos

O segmento de vestuários foi o que apresentou a melhor taxa de implementação de novas soluções. Nos sites, 56% de varejistas adaptados a novas tecnologias, 53% nos quiosques e 46% nas lojas físicas. O segmento de livros e DVDs, geralmente mais adaptados às novas soluções de compra, ficaram atrás do setor de moda, segundo a eMarketer.

Leia também: Como a China está pulverizando o dinheiro, sem papel e sem cartão

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