Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como é o comportamento de consumo dos canadenses?

Como é o comportamento de consumo dos canadenses?

Um mercado consciente e experiente nas compras on-line busca agora total transparência; estudo revela como as marcas devem olhar para o pulsante mercado de consumo do Canadá

Dando continuidade à série de conteúdos exclusivos extraídos do recente Relatório Comércio sem Fronteiras do PayPal de 2022, sobre comportamento e consumo em diversos países, agora veremos as características e preferencias atuais dos consumidores do Canadá.

Após um dos maiores lockdowns do mundo, os canadenses estão céticos em relação à possibilidade de recuperação da economia, segundo o Relatório Comércio sem Fronteiras do PayPal de 2022. O estudo revela que, embora a economia ainda esteja forte, o aumento da inflação no Canadá pode ser um sinal de desaceleração.

Leia mais: Como a inflação afeta o consumo?

Isso fez com que alguns consumidores desistissem de comprar bens mais caros, buscando opções mais em conta, diz o relatório. Segundo especialistas, eles também estão buscando passar mais tempo com os familiares.

No último ano, quase metade dos consumidores online afirmaram ter gastado mais em produtos e experiências que pudessem ser aproveitados com amigos e familiares.

32% dos canadenses que compram no exterior começaram a comprar em novos sites internacionais

A incerteza econômica e a inflação fizeram com que os canadenses controlassem seus gastos

Conheça o Mundo do CX

O que movimenta o consumo online no Canadá?

Com os EUA como principal parceiro comercial, os canadenses estão acostumados a comprar no exterior – e não pensam em parar. De acordo com o relatório da PayPal, nos últimos três meses, 32% dos canadenses que compram no exterior afirmaram que compraram em novos sites internacionais.

Embora muitos canadenses se sintam à vontade com o comércio eletrônico, eles têm algumas restrições. Os consumidores precisam lidar com os problemas associados às compras internacionais – principalmente os custos de entrega, taxas e impostos.

Essas preocupações são uma barreira à compra no Canadá. Dados do estudo apontam que, no último ano, 44% dos consumidores on-line pesquisados abandonaram o carrinho quando perceberam que o site era estrangeiro. E, se esses problemas não bastassem para desestimular as compras, 80% das pessoas que tiveram experiências negativas com as devoluções deixaram de comprar com o vendedor.

Confiança e familiaridade valorizam o consumo

No Canadá, grandes marketplaces on-line como a Amazon são as formas mais comuns de fazer uma compra internacional. E, embora possa parecer que esse comportamento é motivado pela confiança e familiaridade dos consumidores com essas empresas, a transparência em relação às taxas e impostos também desempenha um papel muito importante. Cada transação on-line feita com um vendedor internacional de menor porte estará sujeita a impostos de importação como o GST e HST.

O estudo valia que para consumidores que procuram ofertas, esses custos extras são um contraponto significativo aos baixos preços iniciais. Os especialistas da Paypal, entendem que vendedores globais devem manter isso em mente e indicar o custo de compra em dólares canadenses e quaisquer impostos ou taxas adicionais com antecedência – caso contrário, eles correm o risco de perder conversões.

Leia mais: Como é o comportamento de consumo dos australianos?

74% preferem plataformas mais estabelecidas de compras do que comprar em redes sociais

Eles não focam apenas em compras para uso pessoal, mas itens que podem aproveitar com outras pessoas

Passaram a recorrer a marketplaces mais conscientes e que não têm problemas de estoque 

Principais motivadores

Tecnologia

Embora 74% dos que conhecem os marketplaces das redes sociais se sintam à vontade para fazer compras lá, eles preferem plataformas mais estabelecidas. De acordo com relatório da PayPal, dessas pessoas, 24% compram no Facebook, 17,1% no Instagram e 16,5% no YouTube. Embora o uso de redes sociais seja maior entre pessoas mais jovens, só 1,1% dos consumidores compram diretamente no TikTok. Nesse sentido, os analistas da PayPal entendem que redes sociais e canais mais estabelecidos são mais populares para os consumidores canadenses.

Comportamento e cultura

Após quase dois anos de lockdowns e restrições, os canadenses não tiveram muitas oportunidades de passar tempo com amigos e familiares presencialmente. Na análise do relatório, isso os motivou a reavaliar suas prioridades. Agora, eles não focam apenas em comprar coisas para uso pessoal. Em vez disso, muitos compraram itens que poderiam aproveitar com outras pessoas.

Expectativas dos clientes

À medida que os problemas da cadeia de abastecimento continuam, os compradores canadenses estão sentindo o impacto do aumento dos custos e atrasos inconvenientes no envio. Na avaliação do estudo, ultimamente, eles passaram a recorrer a marketplaces na internet que não têm problemas de estoque. Os vendedores devem avaliar a possibilidade de indicar de forma clara a disponibilidade dos produtos e até mesmo estabelecer parcerias com marketplaces que ofereçam uma gestão de estoque eficiente – especialmente considerando-se que a probabilidade de compras recorrentes é maior em sites que contem com estoque de forma consistente.

Faça parte do maior congresso sobre experiência do cliente da América Latina

3 conclusões sobre comportamento e consumo dos canadenses

Por fim, o levantamento da PayPal, destaca três aspectos que são determinantes para que uma marca possa transacionar com segurança e bons resultados no mercado canadense. São elas:

A transparência é o novo item básico

Na hora de comprar no exterior, os consumidores canadenses avaliam os custos de entrega, impostos e taxas. Esses custos extras são uma das principais barreiras às compras internacionais – especialmente se forem uma surpresa. As empresas precisam apresentar os custos de forma totalmente transparente, ou os consumidores canadenses podem desistir da compra.

Encontre o parceiro perfeito

Os marketplaces online continuam sendo o principal ponto de venda do comércio internacional, em todas as principais categorias. Empresas globais podem estabelecer parcerias com esses marketplaces para apresentar os preços em dólares canadenses e garantir a disponibilidade dos produtos – dois dos maiores problemas enfrentados pelos consumidores canadenses.

Aproveite as redes sociais

Ainda que alguns canadenses demorem a adotar novas experiências de compra, eles exploram animadamente aquelas em que confiam. Os vendedores devem concentrar seus esforços nos marketplaces das redes sociais mais estabelecidas, tais como Facebook e Instagram.

Quer saber mais sobre comportamento de consumo em outros países? Fique ligado na hashtag #CMPayPalCX. Seguiremos com mais dados sobre o Relatório Comércio sem Fronteiras do PayPal de 2022, nos próximos posts.

Assine a nossa newsletter e receba as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

O que esperar do comércio eletrônico no segundo semestre do ano? 

No Brasil, 63% das famílias precisaram reduzir gastos em virtude da pandemia 

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]