/
/
Qual a relação do comportamento antissocial e o aumento das compras on-line em datas festivas?

Qual a relação do comportamento antissocial e o aumento das compras on-line em datas festivas?

O Dia de Ação de Graças voltou a crescer acima da média nos Estados Unidos. Ao longo dos últimos anos, os e-commerces acabaram virando um refúgio para quem deseja se esconder um pouco das relações sociais

O Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos tem importância social semelhante ao Natal no Brasil, é quando as famílias se unem e precisam conviver com suas diferenças. No Brasil, os memes anteciparam algumas dificuldades de relacionamento que poderiam emergir no fim do ano com a reunião de famílias e amigos em momento de acirramento de ideias.

Um artigo de Andrew Lipsman no portal eMarketer fez uma correlação entre o comportamento de compras e o perfil antissocial dos americanos durante datas festivas. Segundo o autor, ao longo dos últimos anos, os e-commerces acabaram virando um refúgio interessante para quem desejava se esconder um pouco das relações sociais indesejadas nesses momentos de reunião.

LEIA MAIS
Consumidor brasileiro transforma Black Friday no dia do “eu mereço”
65% dos brasileiros compram presentes só para si na Black Friday

Se antes havia mais resistência de se esconder no quarto para acessar o computador de mesa, agora, são poucas as resistências para, na mesa de jantar ou no sofá da sala, dar aquela escapada dos parentes e amigos. O resultado disso: o Dia de Ação de Graças voltou a ganhar espaço no calendário de compras do americano.

O maior dia da temporada, a Cyber ??Monday, teve um crescimento de 18% nos gastos, para 1,7 bilhão de dólares, enquanto os gastos na Black Friday aumentaram 15%, para 1,2 bilhão de dólares. Mas o crescimento dos gastos do Dia de Ação de Graças superou ambos, com 21% de crescimento.

M-commerce

Uma pesquisa da Adobe apontou aumento do comércio on-line no Dia de Ação de Graças, em especial via celular. Enquanto as vendas por smartphones representam 33% das vendas da Black Friday e 28% da Cyber Monday, no Thanksgiving esse número chega a 38%. A possibilidade é de o americano estar dedicando aquele momento de fuga das relações sociais de um jantar em família para antecipar as compras que faria na Black Friday, na Cyber Monday ou mesmo no Natal.

Com a ajuda do Dia de Ação de Graças, os smartphones representaram a maior parte do tráfego de compras digitais na temporada de fim de ano pela primeira vez na história, com 51% das visitas. Segundo a Adobe, as vendas mobile representaram 31% do comércio eletrônico.

Calendário comprimido

O crescimento acentuado de mais uma data dentro do Turkey 5 (do Dia de Graças à Cyber Monday) pode impactar diretamente o varejo de maneira negativa. A concentração de vendas nessas datas pode causar problemas logísticos, além de reduzir a possibilidade de compras incrementais no Natal, quando a margem de lucro é maior pela não obrigatoriedade de o varejo oferecer descontos.

No ano passado, houve uma dificuldade extra para o varejo: apenas três semanas de espaço entre as compras da Turkey 5 e o Natal. Essa dificuldade pode ter empurrado os consumidores para o on-line. Com pouco tempo para sair de casa, é possível que tenham aberto mão da experiência nas lojas para comprar on-line.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]