Os números do litígio, no Brasil, são exorbitantes. A Judicialização é um fato consumado, especialmente no âmbito do consumo. Entre os muitos problemas decorrentes desse cenário, está o custo de cada processo em tramitação, que pesa tanto no bolso do Estado quanto no das empresas. Logicamente, o cidadão e o consumidor, lá na ponta, enfrenta o aumento dos preços dos serviços e, é claro, dos impostos.
Pode parecer exagero, mas os números comprovam: Segundo o CNJ, em 2019 o gasto do Poder Judiciário (somando todos os entes) foi de R$100 bilhões. Ao mesmo tempo, de acordo com diretores da ANAC, para as companhias aéreas, o custo do litígio chega a R$1 bilhão – e esse é o número referente a apenas esse setor!
Não por acaso, a iniciativa A Era do Diálogo, que chega à sua 11ª edição, tem a desjudicialização como uma de suas bandeiras. Por isso, reconhece, a partir do Prêmio A Era do Diálogo, as companhias que mais dedicaram esforços à resolutividade – em outras palavras, solucionaram dificuldades, reclamações e problemas de todo tipo antes que eles se tornassem mais um processo na Justiça.
Essas empresas são identificadas a partir de um cuidadoso estudo realizado pelo Grupo Padrão, com a coordenação técnica da CX Brain. Reunem-se dados dos principais canais que recebem reclamações dos consumidores: da plataforma Consumidor.gov e do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e, em seguida, é feito o cruzamento entre eles, formando um total de cinco indicadores que compõem a pontuação final de cada empresa. Identificam-se, então, as 20 empresas com melhores resultados em resolutividade, que entregam soluções de forma ágil e eficiente.
No início do reconhecimento, que acontece na noite anterior ao evento A Era do Diálogo, Roberto Meir, fundador da Consumidor Moderno, destacou a importância de reunir, em um único evento, pessoas de diversas localidades do Brasil para tratar de um tema de tamanha importância. Nesse sentido, destacou o quão raro tem sido estabelecer diálogos pacíficos, que terminam de forma harmoniosa. Por fim, destaca: “Temos uma praga que é a Judicialização: um trauma para todos nós, pois ninguém ganha”, afirma. “É muito caro resolver tudo no litígio”.
Campeãs em resolutividade:
Conheça as vencedoras de 2023
- 123 Milhas
- Azul
- Carrefour
- Claro
- Correios
- Crefisa
- Enel (Eletropaulo)
- Gol Linhas Aéreas
- Itaú
- LATAM Airlines (TAM)
- Magazine Luiza (Netshoes)
- Neoenergia Coelba
- Oi
- Recovery do Brasil Consultoria
- Riachuelo
- Serasa Experian
- Sky
- TIM
- Via (Ponto Frio)
- Vivo
Acompanhe ao vivo a transmissão de A Era do Diálogo!
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