Pesquisar
Close this search box.
/
/
Quais são as oportunidades ainda pouco exploradas para impulsionar a jornada de consumo?

Quais são as oportunidades ainda pouco exploradas para impulsionar a jornada de consumo?

Dois gigantes do mercado brasileiro, Magalu e Boticário avaliam novas possibilidades dentro da jornada de consumo entre clientes e marcas

Impulsionar a jornada de consumo e criar experiências mais atrativas entre clientes e marcas é sempre um desafio para empresas de qualquer segmento.

Muito além das datas festivas e especiais – como a Black Friday, onde o preço determina a relação do consumidor com as marcas -, temos um campo enorme a ser explorado para criar um engajamento contínuo com clientes durante todo o ano.

Liliane Bernardes Santana, diretora de Customer Excellence do Grupo Boticário e Vinícius Porto, diretor de Customer Experience do Magalu, nos mostram alguns caminhos ainda pouco explorados pelas marcas, quando o assunto é oferecer novas experiências para seus clientes.

Ferramentas e jornadas de consumo ainda pouca exploradas

Segundo Liliane Bernardes, do Grupo Boticário, nos últimos anos, as marcas de beleza investiram muito em tecnologia, seja por meio de dispositivos móveis, mídias sociais, realidade aumentada, entre outras, mas, esse mercado ainda não explora essas ferramentas tanto quanto poderia.

“Embora exista muito conteúdo e ferramentas de vendas digitais guiadas, o mercado ainda não se aprofundou o suficiente nessas soluções a fim de fornecer recomendações personalizadas e confiáveis”, diz Liliane.

Para a executiva, esse caminho para o mercado da beleza ainda pode ser muito ampliado no Brasil. “Acredito que há uma grande oportunidade a ser explorada nesta frente pelo nosso setor como um todo. Pois, experiências positivas e que geram conexão contribuem para consolidar o relacionamento das marcas com os consumidores ao longo do tempo”, avalia Liliane.

jornada e consumo

Conheça o Mundo do CX

Explore a “internet dos sentidos”

Para Vinícius Porto, do Magalu há diversas oportunidades para as marcas criarem novos modelos de engajamento com seus clientes no mundo digital, e novas seguirão surgindo à medida que novas tecnologias surjam ou evoluam.  Entretanto, Porto diz que para pensar em novas oportunidades e novas tecnologias, é necessário garantir que o básico seja bem feito. “Muito se fala sobre omnicanalidade, mas na prática, pouquíssimos players conseguem de fato enxergar o consumidor como único e entregar uma experiência de fato fluida”, frisa.

Uma outra oportunidade óbvia e possível, segundo Porto, seria a atuação das marcas com muito mais precisão e de forma proativa, dentro de diferentes contextos – vide a quantidade enorme de dados de clientes disponíveis hoje no universo online.

“Consumidores não deveriam precisar dar mais tantos inputs às máquinas para ter o que precisam. Já há conhecimento suficiente para que as marcas se antecipem e tragam sugestões automáticas, de forma preditiva, para o dia a dia de seus clientes”, ressalta Porto.

Leia mais: baixe grátis o mais completo estudo sobre o CX brasileiro.

Porto entende que com a chegada e adoção do 5G as marcas poderão explorar ainda mais essa interação trabalhando com a visualização de informações dos produtos por meio de realidade virtual e aumentada em diversas plataformas. “Poderemos trabalhar com uso de vídeos 360° e experiências holográficas, em tempo real em smartphones para falar com um vendedor ou conhecer mais do produto”, exemplifica Porto. “Poderemos explorar a internet dos sentidos”, diz.

Por fim, o executivo da Magalu, deixa claro que criar novas possibilidades dentro da jornada de consumo entre clientes e marcas é sim uma tarefa que requer muita inteligência e disposição. “Para as empresas que conseguirem combinar bem o entendimento de pessoas à tecnologia, podemos esperar jornadas cada vez mais customizadas e ativas, ao invés de jornadas pasteurizadas e totalmente passivas”, conclui Vinícius Porto.


+ Notícias

No Banco Original, humanização é ouvir o cliente e cocriar junto com ele  

Geração Z: aquela que constrói ou destrói uma marca? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]