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Como Carrefour e Natura utilizam o Pinterest como ferramenta omnichannel

Como Carrefour e Natura utilizam o Pinterest como ferramenta omnichannel

Rede social focada em ideias criativas ajuda as lojas físicas a serem mais responsivas e integradas ao mundo conectado dos novos consumidores

As redes sociais já são parte inerente de divulgação dos negócios, sejam eles pequenos ou grandes. Apesar de Facebook e Instagram reinarem como os mais usados nesse quesito, a rede social Pinterest vem ganhando adoção de grandes varejistas brasileiras como ferramenta omnichannel e uma opção online para conferir serviços exclusivos dentro da própria loja física.

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Carrefour e Natura são alguns dos cases que usam os pincodes da rede social, que nada mais são do que um QR Code customizado. Então, o usuário escaneia esse QR Code com o aplicativo do Pinterest, permitindo descobrir e interagir com novas idéias inspiradas pelos espaços das lojas.

Desde março, alguns hipermercados da rede francesa passaram a contar com a novidade. Ao passar pelos corredores é possível ver algumas placas penduradas em diversos setores. São mais de 160 pincodes espalhados pelas gôndolas, possibilitando acessar receitas da plataforma Chef Carrefour, disponíveis no perfil da rede no Pinterest. Basta se aproximar desses “terminais” e utilizar o leitor virtual de QR Code do aplicativo com a câmera do celular.

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A Natura fez recentemente experiência semelhante com a rede social, visando complementar sua integração entre loja física e o mundo virtual, na loja do Shopping Villa Lobos, em São Paulo. Para o relançamento da linha Aquarela, a loja passou a contar com os mesmos pincodes. Dessa forma, os consumidores que visitarem a loja terão acesso a conteúdos exclusivos, como dicas e tutoriais, ao mesmo tempo em que podem experimentar os produtos.

“Como o Pinterest já é fonte de inspiração para as nossas clientes, queremos proporcionar uma experiência de compra ainda mais completa, adicionando conteúdo às atividades”, explica Murillo Boccia, diretor de negócios digitais da empresa. Segundo ele, o objetivo é levar soluções criativas para fortalecer o relacionamento com o consumidor, cada vez mais digital. A intenção dos pincodes da Natura na rede social é falar sobre tendências, divulgar lançamentos e produzir conteúdo informativo.

Menos gastos na loja física

A utilização do Pinterest também é uma forma de economizar no layout da loja e deixá-la mais simples. Em vez de as varejistas investirem em comunicação visual e gastarem com banners, o Pinterest já faz isso de forma online e com bonitas imagens. A comunicação na rede social também pode ser melhor pensada, uma vez que é possível fazer vários posts e editá-los. Se por acaso uma loja implementar cartazes e banners que não agradarem os clientes pode ser um dinheiro gasto desnecessariamente.

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