Em março, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país caiu 9,2% em relação ao mesmo período de 2015, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. No acumulado do primeiro trimestre de 2016, a atividade varejista caiu 8,5% na comparação com o primeiro trimestre de 2015.
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Para economistas da entidade, o aumento do desemprego, as taxas de inflação ainda elevadas, o crédito cada vez mais caro e o baixo grau de confiança do consumidor continuam impactando negativamente o desempenho da atividade varejista no país, especialmente nos segmentos onde o crédito sempre exerceu um papel importante na comercialização.
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No acumulado do primeiro trimestre de 2016, apenas o segmento de combustíveis e lubrificantes, com variação de 5,3%, está com crescimento positivo em relação ao primeiro trimestre de 2015. Todos os demais segmentos varejistas estão com retração em relação ao acumulado dos primeiros três meses do ano passado: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-6,2%); móveis, eletroeletrônicos e informática (-13,1%); veículos, motos e peças (-19,5%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-14,6%); material de construção (-4,5%).
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