/
/
Instagram não é recomendado para menores de 16 anos

Instagram não é recomendado para menores de 16 anos

Até então, a classificação indicativa do aplicativo era 14 anos, entretanto o Ministério da Justiça fez uma nova análise.

Classificação indicativa, no Brasil, é um sistema fundamentando na Constituição Federal de 1988 e na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Essa lei é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em suma, a classificação indicativa tem como objetivo proteger crianças e adolescentes de conteúdos inadequados ou prejudiciais ao seu desenvolvimento físico e psíquico. Isso está no artigo 74 do ECA.

Em síntese, o dispositivo estabelece que a produção, a transmissão, a comercialização e a exibição de obras destinadas ao público infantojuvenil devem levar em conta as características da faixa etária para a qual são destinadas.

A principal relação de classificação indicativa e consumo está no fato de pais e responsáveis terem a chance de tomar decisões informadas sobre o que crianças e adolescentes estão consumindo/assistindo. Isso garante que possam escolher conteúdos que estejam alinhados com os valores e as necessidades de desenvolvimento dos indivíduos.

Classificação indicativa e Instagram

Fato é que, a partir de agora, a classificação indicativa do Instagram é “não recomendada para menores de 16 anos”. A decisão foi do MJSP, por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), por meio do Despacho nº 129. Até então, a restrição voltava-se para menores de 14 anos.

Durante a análise rotineira do aplicativo, o MJSP identificou a presença de conteúdos cuja classificação indicativa era superior à atribuída anteriormente. Os temas destacados como inadequados para menores são:

  • 14 anos: morte intencional; nudez, erotização.
  • 16 anos: mutilação; relação sexual intensa; consumo de drogas ilícitas.
  • 18 anos: crueldade; situação sexual complexa ou de forte impacto; sexo explícito.

Fatores para a mudança

A mudança também levou em conta as dinâmicas do funcionamento do aplicativo. Entre elas, os algoritmos que personalizam e ampliam a exposição desses conteúdos para os usuários, incluindo menores de idade.

Em nota, o MJSP, diz que a nova classificação reforça a importância da supervisão por parte dos responsáveis. Mas não só, ela se estende ao uso consciente da rede social, entretanto não se trata de uma restrição ou censura.

Lílian Cintra de Melo é secretária de Direitos Digitais do MJSP. Ela diz que a atualização da classificação do Instagram demonstra o compromisso do Estado brasileiro com a proteção integral de crianças e adolescentes no ambiente digital. “Essa medida visa assegurar que o uso das plataformas seja mais consciente e seguro, especialmente diante da exposição crescente a conteúdos sensíveis, impulsionados por algoritmos. Nossa proposta é fornecer ferramentas que fortaleçam as famílias na proteção de seus filhos”, enfatiza.

Como funciona a classificação

Para a classificação indicativa, a Portaria MJSP nº 502/2021 estabelece os eixos temáticos – sexo e nudez, violência e drogas – para definir as faixas etárias recomendadas, considerando o grau de incidência desses temas e a ponderação entre a análise descritiva e contextual do conteúdo.

No caso do Instagram, o processo de reavaliação também seguiu critérios técnicos estabelecidos nos Guias Práticos de Classificação Indicativa. Durante a análise, não foram levados em conta os termos de uso ou as políticas internas da empresa controladora do aplicativo. Isso porque esses documentos regulam a relação contratual entre a empresa e seus usuários, sem interferir nos parâmetros da política pública de classificação indicativa.

Prêmio Consumidor Moderno 2025

A votação para as categorias especiais do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente 2025 está aberta. Você pode definir quem serão os grandes nomes da edição. O CEO do Ano reconhece a liderança e a visão estratégica de executivos no topo. Por consequência, a categoria Hall da Fama homenageia os líderes com visão, estratégia e impacto positivo nas relações com clientes. Já o prêmio de Empresa do Ano valoriza as organizações que realmente fizeram a diferença na experiência do consumidor. Clique aqui e faça a sua escolha. A votação foi prorrogada até 16 de junho.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]