/
/
Crescimento de cartões de crédito traz desafio de endividamento

Crescimento de cartões de crédito traz desafio de endividamento

Apesar de maior acesso a crédito e praticidade em transações, modalidade preocupa devido às taxas de juros e falta de educação financeira.

O uso de cartões de crédito tem crescido de forma significativa nos últimos anos. Segundo o relatório “Visão Geral do Mercado Global de Transações com Cartão de Crédito”, da ResearchAndMarkets.com, esse mercado deve ultrapassar US$ 20 trilhões até 2029, com um aumento de US$ 16,06 trilhões em 2023. Além disso, o mercado deverá crescer com 6,46% CAGR até 2024-29. O método de pagamento tem oferecido aos consumidores uma forma fácil e conveniente de fazer suas compras ao mesmo tempo em que têm fácil aceitação no comércio.

Segundo o estudo, diversos fatores têm impulsionado o crescimento do mercado, como a mudança nos hábitos de compra dos consumidores, a rápida expansão do comércio eletrônico, a globalização e a crescente adoção de soluções de pagamento digital. Contudo, o mercado também enfrenta desafios significativos, como preocupações com segurança, complexidades regulatórias, incertezas econômicas e taxas de intercâmbio. Para assegurar a resiliência e sustentabilidade, é necessário que as partes interessadas promovam inovação, colaboração e adaptação contínuas.

Levantamento da Opinion Box mostrou que o cartão de crédito é o meio de pagamento mais usado no Brasil (80%). Ao mesmo tempo, tem se tornado cada vez mais tecnológico, uma vez que o pagamento por aproximação, feito por 30% dos ouvidos pelo estudo, tem ganhado seu espaço. Isso acontece em um cenário em que não é mais preciso estar com o cartão em mãos para usá-lo.

Neste ambiente dinâmico, o mercado global de transações com cartões de crédito continua sendo uma parte essencial do sistema financeiro global, estimulando a atividade econômica, promovendo a inclusão financeira e moldando o futuro do comércio mundial. Com o avanço da globalização, mais pessoas viajam internacionalmente a negócios e lazer. Os cartões de crédito, amplamente aceitos em todo o mundo, oferecem uma opção de pagamento conveniente para os viajantes. A capacidade de utilizar cartões de crédito para compras em diferentes moedas e locais aumenta a demanda por transações com cartão de crédito entre os viajantes.

Endividamento com cartões de crédito

Embora ofereça conveniência e facilidade nas transações, o cartão de crédito também se apresenta como um potencial catalisador para o endividamento da população. Este fenômeno se deve, em grande parte, às altas taxas de juros associadas ao crédito rotativo, à falta de educação financeira entre os consumidores e ao consumo impulsivo incentivado pelas facilidades de crédito. Neste contexto, é crucial entender os mecanismos pelos quais o cartão de crédito pode levar ao endividamento excessivo, bem como identificar estratégias para mitigar esses riscos e promover um uso mais consciente e sustentável dessa forma de pagamento.

Segundo uma Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o cartão de crédito foi o principal motivo de endividamento em janeiro de 2024, com 86,8% do total de devedores. Contudo, teve redução no mês pela segunda vez, mas aumentou na comparação com o mesmo mês do ano passado (85,8%). O uso consciente do cartão de crédito é importante para um mercado de crédito saudável e sustentável, pois essa modalidade apresenta a maior taxa de juros dentre as opções de crédito (434,4%) e, consequentemente, o maior nível de inadimplência dos consumidores (53,0%).

O endividamento do brasileiro

Ainda de acordo com o estudo no CNC, em janeiro de 2024, 78,1% das famílias relataram estar endividadas, no entanto a maior parte (32,2%) disse estar pouco endividada. O percentual de dívidas em atraso manteve tendência de queda, com famílias atrasando por menos tempo o pagamento das suas dívidas. Estima-se que essas tendências permaneçam ao longo do ano, com famílias organizando suas finanças e tendo mais renda para movimentar o comércio.

Já o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas no Brasil, da Serasa Experian, elaborado em 2024, mostrou que a inadimplência entre os brasileiros teve um crescimento pelo terceiro mês consecutivo. O aumento é de 0,72% em relação ao mês anterior, que corresponde a um acréscimo de 524 mil no número de consumidores endividados. Ao todo, são 73,42 milhões de brasileiros em situação de inadimplência.

Os brasileiros com idades entre 41 e 60 anos representam a maior parte da população com nome restrito, com 35,1%. Em seguida, os consumidores que têm entre 26 e 40 anos (34,0%). As pessoas com mais de 60 anos (18,9%) e os jovens entre 18 e 25 anos (11,9%). O valor médio devido por cada pessoa é de R$ 5.370,44. Ao todo, são 264,61 milhões de dívidas, que somam um total de R$ 394,3 bilhões. Nesse cenário de endividamento no Brasil, o cartão de crédito aparece como o principal motivo de inadimplência (29,62%). 

CCX

No dia 6 de agosto, o Credit and Collection Experience (CCX) reunirá especialistas, lideranças e empresários para debater e propor soluções para os desafios da jornada dos consumidores brasileiros no acesso ao crédito e na resolução de dívidas.

Diante de transformações no setor, motivadas por tecnologias recentes como a Inteligência Artificial generativa, Big Data e Machine Learning, chega o momento de aprofundar conhecimentos para construir a sustentabilidade financeira e econômica do país.

Venha transformar o crédito e cobrança no CCX! Confira a programação do evento clicando aqui.

Foto: Shutterstock.com

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]