Pesquisar
Close this search box.
/
/
Carrefour anuncia ações concretas para combate ao racismo

Carrefour anuncia ações concretas para combate ao racismo

Reversão de faturamento diário das lojas para projetos de combate ao racismo e criação de Comitê estão entre as ações

Na última quinta-feira, dia 19 de novembro, um episódio ocorrido em loja do Carrefour em Porto Alegre resultou na morte de João Alberto Silveira Freitas. O caso ganhou repercussão nacional e causou muitos protestos populares, que denunciaram racismo. A rede de supermercados, inclusive, foi desligada da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial por tempo indeterminado.

Representantes do grupo se posicionaram pedindo desculpas pela “tragédia” e prometendo ações concretas para o combate ao racismo estrutural no Brasil. Desde então, o Carrefour já anunciou uma série de iniciativas para manter esse compromisso. Entre elas estão investimentos financeiros para a causa e ações internas. Confira.

Revisão de contratações

Uma das primeiras ações tomadas foi a recomendação de uma revisão completa da contratação de serviços de segurança, além da realização imediata de treinamentos para o quadro de colaboradores e para terceirizados.

Para as três lojas de Porto Alegre, cidade palco do episódio, foi anunciada uma uma “transformação radical no modelo de segurança”. As equipes serão internalizadas com o apoio da ICST Brasil, empresa especializada em transformação da segurança privada. Regras rigorosas de recrutamento e treinamento regular desses colaboradores foram estabelecidos.

Além de uma política zero de tolerância ao racismo e à discriminação, o Grupo se comprometeu a contratar cerca de 20 mil novos colaboradores por ano com o percentual mínimo de 50% de negros entre eles. Para os funcionários negros, a empresa irá oferecer qualificação diferenciada afim de acelerar a carreira com metas corporativas anuais para formação e ascensão dentro do Carrefour.

Investimentos para o combate ao racismo

Toda a renda das lojas do País da sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, foi revertida para projetos de combate ao racismo. O mesmo acontecerá com o faturamento desta quinta (26) e sexta-feira (27).

Também foi criado o Fundo de Combate ao Racismo e Promoção da Diversidade com aporte inicial de R$ 25 milhões. “Este movimento é o primeiro passo da empresa para que o combate ao preconceito e racismo estrutural, que é urgente no Brasil, ganhe ainda mais força e apoio da sociedade”, disse Noël Prioux, CEO do Grupo no País, em nota.

Criação de Comitê

Para a tomada de todas essas decisões, o Carrefour consultou especialistas e entidades representativas do combate ao racismo com o objetivo realizar ações realmente concretas. Por fim, nesta quinta-feira (26) foi anunciada a criação do Comitê Externo de Livre Expressão sobre Diversidade e Inclusão. Os integrantes, que não estão subordinados ao Grupo, são reconhecidas autoridades no assunto e devem auxiliar as em diretrizes e ações contra o racismo.

Algumas das primeiras medidas anunciadas pelo Comitê são a inserção de uma cláusula de tolerância zero ao racismo em todos os contratos do Grupo com fornecedores – qualquer descumprimento implicará no rompimento imediato do contrato – e o apoio à instituições de ensino para a formação profissional de jovens negros.

“Sabemos que nada trará a vida de João Alberto de volta, mas não vamos medir esforços para que a transformação necessária aconteça”, disse o Carrefour em comunicado.


+ Notícias 

Tendência de mercado: o varejo de moda será mais agênero 

Veja as lições e expectativas para o varejo brasileiro no pós-pandemia

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]