A Burguer King Brasil anunciou uma nova modalidade de serviço. Trata-se da primeira Ghost Kitchen da companhia no mundo, formato que funciona exclusivamente para entregas, modalidade que vem ganhando espaço principalmente devido às transformações impostas pela pandemia de Covid-19.
A unidade está localizada em São Paulo, e fará a operação tanto de Burger King, quanto de Popeyes, rede de frango frito trazida para o Brasil em 2018.
Segundo Iuri Miranda, CEO da BK Brasil, o sucesso da operação vai determinar o processo de expansão da modalidade para outras localidades do Brasil.
“A escolha por dar início ao conceito de Ghost Kitchen se deu por questões bastante estratégicas: com o crescimento das vendas de delivery, queremos otimizar o atendimento das nossas lojas físicas, oferecendo uma experiência de excelência aos nossos consumidores, além de capturar a demanda de vendas “off-premise”, com unidades estruturadas para este canal de vendas, tendo como foco a velocidade de entrega e a qualidade do produto entregue. Acreditamos que este formato pode complementar a nossa estratégia de expansão e crescimento no país”, afirma o executivo.
Ghost Kitchen deve se tornar tendência global
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), o conceito de Ghost Kitchen, também conhecido como Dark Kitchen ou Cloud Kitchen, tem como previsão movimentar cerca de R$ 18 bilhões ao longo de 2020 em âmbito global.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o modelo já caminha a passos largos e a estimativa de faturamento no setor é de R$ 75 bilhões até 2022, de acordo com relatório divulgado pela Cowen & Co.
O crescimento do modelo Ghost Kitchen segue o aumento da demanda do serviço de delivery voltado para alimentação. No Brasil, o setor cresceu 20% no último ano.
Inauguração relâmpago
A companhia levou apenas três meses para colocar o formato na rua. Para viabilizar o negócio, um restaurante da rede passou por uma reestruturação para dar exclusividade às entregas – sem atendimento presencial ou consumo no local.
A unidade também foi adaptada para receber uma cozinha do restaurante Popeyes, com todos os procedimentos de qualidade e segurança que seguem o formato tradicional.
Como funciona?
Para os consumidores, não há diferença em relação à realização dos pedidos: basta acessar os aplicativos de entregas e selecionar os produtos. Em seguida, a demanda é encaminhada para a unidade mais próxima do endereço de destino.
O cardápio da Ghost Kitchen é o mesmo que o dos restaurantes com atendimento presencial, portanto, o consumidor pode escolher as ofertas e produtos de sua preferência.
JBS ultrapassa Petrobras e se torna a maior empresa do Brasil em receita
O velho novo básico: como a pandemia trouxe o essencial de volta às nossas vidas?
Como as empresas podem responder a crises acelerando o processo de inovação