Pesquisar
Close this search box.
/
/
/
Bots estão dominando o tráfego das Teles – e isso pode ser perigoso

Bots estão dominando o tráfego das Teles – e isso pode ser perigoso

Estudo mapeia o quanto o tráfego de empresas é formado hoje por bots e por acessos humanos; bloquear “bots maliciosos" é fundamental para a segurança e experiência dos usuários

Nos EUA, o uso de bots nas experiências entre empresas e clientes evidencia esse crescimento, e por lá, uma análise da F5, provedora de soluções de segurança cibernética, trouxe descobertas interessantes sobre segurança e bots a partir do estudo Bots Statistics Report H1 2023.  

O estudo mapeou ao longo do primeiro semestre deste ano quanto o tráfego de empresas de todas as verticais do mercado norte-americano é formado por bots e por acessos humanos. Trata-se de um relatório 100% baseado em dados reais de organizações reais, usuárias da plataforma de segurança e bloqueio de bots maliciosos F5 Distributed Cloud, da F5.

O estudo aponta que identificar esses diferentes bots e, quando necessário, bloquear os acessos indevidos é crítico para elevar a experiência dos usuários dessas redes. “A visibilidade sobre os bots contribui para que as operadoras otimizem sua infraestrutura de rede, evitando consumir links com bots “ilegítimos”, explica Kleython Kell, engenheiro de soluções da F5 Brasil.

Bots crescem devido aos acessos a partir do smartphone

Somente em abril, 76,6 % de todo o tráfego automatizado analisado pela F5 pertencia às cinco grandes operadoras de Telecom – foco deste estudo. São operadoras que processam entre 2.8 e 188 milhões de transações por mês.

As outras verticais que mais contam com tráfego automatizado (bots) em seus ambientes são, em relação ao fluxo de dados gerado por smartphones, Entretenimento (32,5%), seguido de Moda (28,1%), Companhias Aéreas (5,1%) e Serviços de Saúde (1,8%).

Quando o relatório da F5 analisa a incidência de tráfego automatizado gerado a partir de acessos via Web/Browser o cenário é este: Serviços de Saúde (41,5%); Moda (28,2%), Telecom (26,4%), Hospitalidade (22,4%) e Ecommerce (20,2%).

Vale explicar que o estudo da F5 analisa a presença de bots a partir dos pontos de acesso do usuário. Isso inclui mapear o que se passa quando um consumidor acessa uma página web a partir de um computador desktop, via browser, e qual a realidade de quem interage com uma determinada empresa a partir de seu smartphone, via apps.

“Cresce a cada dia a opção por realizar acessos a partir do smartphone, por meio de aplicativos”, ressalta Kell. Embora essa tendência permeie a maior parte das verticais foco deste relatório, novamente o destaque fica por conta do setor de Telecom: 44,6% dos acessos dessas empresas são via aplicativos mobile formados por bots.

Para Kell, é importante lembrar que o setor de Telecom conta com grande presença de bots também no acesso via Web/Browser. “As operadoras são novamente um destaque neste modelo, com 26,4% de bots ocupando a infraestrutura de rede em acessos não mobile”, salienta. 

Assine nossa newsletter! Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente

Cuidados com a segurança

Hoje, muitos processos de autenticação de identidade e credenciamento de usuários/consumidores são realizados no smartphone. É preciso muito cuidado no momento dessa autenticação, segundo o engenheiro da F5. “Conforme o nível de sucesso do criminoso digital, é possível assumir o controle do smartphone conquistando direitos de acesso a contas bancárias, portais de e-commerce etc. Quando isso acontece, o segundo fator de autenticação, estabelecido para proteger tanto o usuário como a organização, torna-se uma arma na mão de um cibercriminoso”, explica Kell.

Para ele, essa realidade ainda é algo que está sendo compreendido pelas empresas. “Muitos gestores de diferentes verticais acreditam que, por contar com uma solução de segurança de aplicações como o WAF – Web Application Firewall – estão protegidos. Mas, na verdade, os bots maliciosos conseguem contornar essa tecnologia e penetrar no ambiente de uma operadora que não possua camadas adicionais e profundas de segurança”, explica o especialista.

Conheça o Mundo do CX

Bots aprendem a se comportar como se fossem humanos

Tendo em vista a escala de processamento de dados das grandes operadoras, Kell explica que é recomendável contar com uma plataforma de segurança em nuvem para examinar cada transação e acesso, de modo a discernir com clareza o que é um acesso humano, o que é um bot legítimo e o que é um bot criminoso. “Isso é feito com ajuda de uma infraestrutura baseada em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML), onde a meta é defender a operadora e seus usuários”, destaca Kell.

A tecnologia de IA e ML do modelo de segurança F5 Distributed Cloud, por exemplo, permite que se faça a leitura comportamental de cada acesso via Web/Browser ou via Mobile Device/App. “O Bot malicioso aprende cada vez mais a simular o comportamento de um ser humano. Mas a nossa plataforma, F5 Distributed Cloud, consegue diferenciar claramente um do outro, bloqueando bots ilícitos e protegendo a operadora”, conclui Kell.



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]