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Grupo Boticário lança pincéis de maquiagem acessíveis para pessoas com deficiência visual

Grupo Boticário lança pincéis de maquiagem acessíveis para pessoas com deficiência visual

Com design estável e durável, além de identificação de alta relevância na base, acessórios promovem autonomia e inclusão; iniciativa reflete o compromisso do Grupo Boticário com a diversidade e impulsiona setor da beleza

Em um mundo onde a expressão pessoal e a autoconfiança muitas vezes se entrelaçam com a arte da maquiagem, a acessibilidade a produtos de beleza é essencial para que todos tenham a oportunidade de explorar e vivenciar essa forma única de expressão. No entanto, para muitas pessoas com deficiência visual, a experiência de criar looks de maquiagem pode ser desafiadora devido à falta de ferramentas adaptadas e acessíveis. Nesse contexto, o Grupo Boticário lançou pincéis de maquiagem especialmente desenvolvidos para atender às necessidades desse público, como uma porta aberta para a inclusão e para a expressão criativa sem limitações.

Design estável e eficaz: pincéis de maquiagem do Grupo Boticário têm marcações táteis para pessoas com deficiência visual

Para possibilitar a funcionalidade, os pincéis foram criados com identificação de alto relevo na base. Assim, com as marcações táteis, é proporcionada mais autonomia no manuseio e na utilização dos pincéis por pessoas com deficiência visual. Além disso, os acessórios apresentam, ainda, cabos estáveis de base quadrada, impedindo qualquer rotação em superfícies planas sem comprometer a aderência, e um formato cilíndrico próximo às cerdas. Todo esse conjunto conta com um design inovador, cerdas macias e alto desempenho para maquiagens vibrantes, contribuindo também para facilitar a identificação por parte de pessoas com baixa visão.

Projetando inclusão: pincéis acessíveis e colaboração inovadora no Grupo Boticário

A área estratégica de design do Grupo Boticário, a DSGN In House, ficou responsável por projetar os pincéis. A missão era criar uma solução inovadora, a médio e longo prazo, e sobretudo com relação a temas prioritários da agenda ESG da companhia. 

Para que os pincéis de maquiagem para pessoas com deficiência visual fossem desenvolvidos, houve a participação das pessoas integrantes da Comunidade Beleza Livre do Grupo Boticário. A comunidade, a primeira online focada no setor de beleza para co-desenvolvimento de produtos com pessoas de grupos minorizados, contribui com orientações do time de design do DSGN in House, garantindo ideias necessárias para que o projeto fosse realmente ergonômico e acessível. Sua atuação garantiu um projeto ergonomicamente acessível, graças às orientações oferecidas pelos membros.

“Temos nos empenhado em tornar o mercado da beleza mais inclusivo. Para alcançar esse objetivo, é essencial que pessoas com deficiência desempenhem um papel de protagonismo na criação de novos produtos. Isso foi conquistado com o lançamento dos pincéis, contando com a participação ativa dos membros da Comunidade Beleza Livre”, afirma a executiva.

Essa colaboração com grupos minorizados através da Comunidade Beleza Livre é uma prática estabelecida no Grupo Boticário desde 2022, visando uma representação mais ampla e um portfólio mais inclusivo. Cerca de 20% dos produtos das marcas do grupo já refletem atributos de diversidade. A equipe da DSGN In House está alinhada com essa missão, centrada no público consumidor como peça fundamental no modelo de negócio. Seu trabalho interno não só auxilia no desenvolvimento de novos produtos, mas também possibilita soluções disruptivas para desafios persistentes no mercado da beleza.



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