Pesquisar
Close this search box.
/
/
O Boticário e o olhar próximo ao cliente

O Boticário e o olhar próximo ao cliente

Liliane Santana, Diretora de Atendimento do Grupo Boticário, revela estratégias e a sua visão sobre gerenciar múltiplas jornadas do cliente

Desenhar réguas de experiência e gerenciar as múltiplas jornadas do cliente não é uma tarefa fácil. No Grupo Boticário, entender esse desafio e entregar agilidade e confiança para seus clientes é uma das premissas da marca em Customer Experience (CX).

Para absorver esse desafio da experiência – e entregar fluidez e resolutividade -, Liliane Santana, Diretora de Atendimento do Grupo Boticário, afirma que a companhia busca “um olhar próximo ao cliente” em toda sua jornada com a marca.

Nesse entendimento, Liliane diz que com um perfil ainda mais sofisticado e empoderado, o consumidor tem cada vez mais “voz”, e é capaz de determinar a direção de uma empresa e marca hoje.

“O consumidor compra experiências, quer ser enxergado como único, ter voz ativa e gosta de conhecer a fundo os produtos e serviços que irá comprar. Por isso, é fundamental que a estratégia de CX tenha em mente quem é o seu consumidor, quais são seus desejos, necessidades e dores. É este olhar próximo que gera diferenciação e aproximação” explica Liliane.

Para a executiva, é isso que garante o sucesso do Boticário. “Acreditamos e investimos na identificação e conhecimento do cliente como meio primordial para oferecer a experiência que ele deseja a partir de um planejamento prévio da jornada, que está cada vez mais complexa. É por isso que ter um olhar focado no cliente nos confere excelência e eficiência”, pontua Liliane.

Veja tudo o que já foi publicado sobre O Boticário no portal Consumidor Moderno

No Boticário, investimentos potencializam a experiência

Para alcançar esses objetivos, Liliane conta que foi preciso investir em tecnologia, inovação, digitalização e no treinamento constante de todos os colaboradores.

Somente entre 2020 e 2021, o Grupo mais do que triplicou as contratações em tech, resultando em um aumento de 206% do time.

“Contamos com mais de dois mil profissionais dedicados ao desenvolvimento de soluções e inovações digitais e tecnológicas. Desenvolvedores, especialistas em dados, UX, CX data analytics, dentre outras atribuições atuam de forma transversal ao nosso ecossistema”, conta Liliane.

Nesse caminho, ela explica que a companhia potencializa os resultados não só por meio de tecnologia e dados, mas pelo capital humano. “Buscamos em cada interação nos conectarmos emocionalmente com nossos consumidores, construindo o desejo por nossas marcas e por produtos de qualidade”, detalha Liliane. “O desejo que vem também a partir de uma experiência de serviço diferenciada ao longo de toda a jornada do consumidor, fornecendo insights úteis para encantamento e experiência da marca”, complementa.

Conheça o Mundo do CX

A estratégia de canais do Boticário

Há uma demanda muito grande e diversificada para canais de atendimento em CX hoje. Nesse cenário, Liliane nos conta que atualmente os canais mais procurados pelos seus clientes são os online (e-commerces, apps, WhatsApp, mídias sociais etc).

Leia mais: WhatsApp empata com a TV como canal de informação no Brasil

Neste sentido, Liliane diz que o desafio é “entregar canais fluídos” e que gerem valor em cada interação. “Visamos potencializar a experiência omnicanal, que converge na centralidade do consumidor de maneira única”, destaca.
“Essa relação única e assertiva em todos os pontos de contato e que promove uma experiência integrada e fluída durante toda jornada do consumidor é essencial para o sucesso do relacionamento entre nossas marcas e nossos milhares de clientes”, complementa Liliane.

A executiva entende que, seja qual for o canal de preferência do consumidor, melhorar a experiência em todos os pontos de contato é sempre o objetivo do Boticário em Customer Experience.

“Experiências positivas e que geram conexão contribuem para consolidar o relacionamento das marcas com os consumidores ao longo do tempo” – Liliane Santana, Diretora de Atendimento do Grupo Boticário

Novas experiências na jornada de consumo
com produtos e serviços

Sobre a busca por criar experiências dentro dessa jornada do cliente com as marcas, Liliane conta que diariamente o Boticário “captura oportunidades” de entregar novas experiências de consumo sempre atreladas às necessidades e desejos do cliente.

O objetivo, segundo ela, é o de explorar cada vez mais a omnicanalidade. “Estamos investindo na abrangência do Clique e Retire, por exemplo, uma experiência digital que se torna presencial. Com isso, trazemos mais fluidez e velocidade ao nosso negócio e a jornada do consumidor”, revela.

Outro formato que a companhia tem explorado é o “Boticario Lab”, uma loja conceito da marca. Na unidade, o Boticário oferece experiências que tragam maior sinergia do consumidor com a marca.

O “Boti Essence” é uma das experiências oferecidas nas lojas conceito. Liliane explica: “Por meio de Inteligência Artificial, o cliente tem a oportunidade de descobrir qual é a fragrância mais adequada para sua personalidade, idade, momento, sentimento e preferências”.

Assim como o Boti Essence, Liliane diz que outras soluções phygital vem ganhando cada vez mais relevância nas estratégias do grupo, pois conferem personalização e conexão com a marca.

O que ainda pode ser explorado em CX?

Sobre outras oportunidades em CX, que ainda não foram exploradas pelo Boticário dentro do seu segmento, Liliane percebe que essa conexão personalizada e confiável entre marcas e consumidores tem um grande caminho a evoluir.

“Nos últimos anos, as marcas de beleza investiram muito em tecnologia, seja por meio de dispositivos móveis, mídias sociais, realidade aumentada, entre outras. Embora exista muito conteúdo e ferramentas de vendas digitais guiadas, o mercado ainda não se aprofundou o suficiente nessas soluções a fim de fornecer recomendações personalizadas e confiáveis”, avalia Liliane, que conclui: “Experiências positivas e que geram conexão contribuem para consolidar o relacionamento das marcas com os consumidores ao longo do tempo”.


+ Notícias

Uber e a receita para recordes de produtividade com qualidade

Especialização de atendimento melhorou CX da Sem Parar

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]