Pesquisar
Close this search box.
/
/
O Boticário e o olhar próximo ao cliente

O Boticário e o olhar próximo ao cliente

Liliane Santana, Diretora de Atendimento do Grupo Boticário, revela estratégias e a sua visão sobre gerenciar múltiplas jornadas do cliente

Desenhar réguas de experiência e gerenciar as múltiplas jornadas do cliente não é uma tarefa fácil. No Grupo Boticário, entender esse desafio e entregar agilidade e confiança para seus clientes é uma das premissas da marca em Customer Experience (CX).

Para absorver esse desafio da experiência – e entregar fluidez e resolutividade -, Liliane Santana, Diretora de Atendimento do Grupo Boticário, afirma que a companhia busca “um olhar próximo ao cliente” em toda sua jornada com a marca.

Nesse entendimento, Liliane diz que com um perfil ainda mais sofisticado e empoderado, o consumidor tem cada vez mais “voz”, e é capaz de determinar a direção de uma empresa e marca hoje.

“O consumidor compra experiências, quer ser enxergado como único, ter voz ativa e gosta de conhecer a fundo os produtos e serviços que irá comprar. Por isso, é fundamental que a estratégia de CX tenha em mente quem é o seu consumidor, quais são seus desejos, necessidades e dores. É este olhar próximo que gera diferenciação e aproximação” explica Liliane.

Para a executiva, é isso que garante o sucesso do Boticário. “Acreditamos e investimos na identificação e conhecimento do cliente como meio primordial para oferecer a experiência que ele deseja a partir de um planejamento prévio da jornada, que está cada vez mais complexa. É por isso que ter um olhar focado no cliente nos confere excelência e eficiência”, pontua Liliane.

Veja tudo o que já foi publicado sobre O Boticário no portal Consumidor Moderno

No Boticário, investimentos potencializam a experiência

Para alcançar esses objetivos, Liliane conta que foi preciso investir em tecnologia, inovação, digitalização e no treinamento constante de todos os colaboradores.

Somente entre 2020 e 2021, o Grupo mais do que triplicou as contratações em tech, resultando em um aumento de 206% do time.

“Contamos com mais de dois mil profissionais dedicados ao desenvolvimento de soluções e inovações digitais e tecnológicas. Desenvolvedores, especialistas em dados, UX, CX data analytics, dentre outras atribuições atuam de forma transversal ao nosso ecossistema”, conta Liliane.

Nesse caminho, ela explica que a companhia potencializa os resultados não só por meio de tecnologia e dados, mas pelo capital humano. “Buscamos em cada interação nos conectarmos emocionalmente com nossos consumidores, construindo o desejo por nossas marcas e por produtos de qualidade”, detalha Liliane. “O desejo que vem também a partir de uma experiência de serviço diferenciada ao longo de toda a jornada do consumidor, fornecendo insights úteis para encantamento e experiência da marca”, complementa.

Conheça o Mundo do CX

A estratégia de canais do Boticário

Há uma demanda muito grande e diversificada para canais de atendimento em CX hoje. Nesse cenário, Liliane nos conta que atualmente os canais mais procurados pelos seus clientes são os online (e-commerces, apps, WhatsApp, mídias sociais etc).

Leia mais: WhatsApp empata com a TV como canal de informação no Brasil

Neste sentido, Liliane diz que o desafio é “entregar canais fluídos” e que gerem valor em cada interação. “Visamos potencializar a experiência omnicanal, que converge na centralidade do consumidor de maneira única”, destaca.
“Essa relação única e assertiva em todos os pontos de contato e que promove uma experiência integrada e fluída durante toda jornada do consumidor é essencial para o sucesso do relacionamento entre nossas marcas e nossos milhares de clientes”, complementa Liliane.

A executiva entende que, seja qual for o canal de preferência do consumidor, melhorar a experiência em todos os pontos de contato é sempre o objetivo do Boticário em Customer Experience.

“Experiências positivas e que geram conexão contribuem para consolidar o relacionamento das marcas com os consumidores ao longo do tempo” – Liliane Santana, Diretora de Atendimento do Grupo Boticário

Novas experiências na jornada de consumo
com produtos e serviços

Sobre a busca por criar experiências dentro dessa jornada do cliente com as marcas, Liliane conta que diariamente o Boticário “captura oportunidades” de entregar novas experiências de consumo sempre atreladas às necessidades e desejos do cliente.

O objetivo, segundo ela, é o de explorar cada vez mais a omnicanalidade. “Estamos investindo na abrangência do Clique e Retire, por exemplo, uma experiência digital que se torna presencial. Com isso, trazemos mais fluidez e velocidade ao nosso negócio e a jornada do consumidor”, revela.

Outro formato que a companhia tem explorado é o “Boticario Lab”, uma loja conceito da marca. Na unidade, o Boticário oferece experiências que tragam maior sinergia do consumidor com a marca.

O “Boti Essence” é uma das experiências oferecidas nas lojas conceito. Liliane explica: “Por meio de Inteligência Artificial, o cliente tem a oportunidade de descobrir qual é a fragrância mais adequada para sua personalidade, idade, momento, sentimento e preferências”.

Assim como o Boti Essence, Liliane diz que outras soluções phygital vem ganhando cada vez mais relevância nas estratégias do grupo, pois conferem personalização e conexão com a marca.

O que ainda pode ser explorado em CX?

Sobre outras oportunidades em CX, que ainda não foram exploradas pelo Boticário dentro do seu segmento, Liliane percebe que essa conexão personalizada e confiável entre marcas e consumidores tem um grande caminho a evoluir.

“Nos últimos anos, as marcas de beleza investiram muito em tecnologia, seja por meio de dispositivos móveis, mídias sociais, realidade aumentada, entre outras. Embora exista muito conteúdo e ferramentas de vendas digitais guiadas, o mercado ainda não se aprofundou o suficiente nessas soluções a fim de fornecer recomendações personalizadas e confiáveis”, avalia Liliane, que conclui: “Experiências positivas e que geram conexão contribuem para consolidar o relacionamento das marcas com os consumidores ao longo do tempo”.


+ Notícias

Uber e a receita para recordes de produtividade com qualidade

Especialização de atendimento melhorou CX da Sem Parar

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]