O Painel Olfativo Inclusivo, lançado em 2022, é um projeto pioneiro cujo objetivo é capacitar e empregar pessoas com deficiência visual na criação de produtos. Atualmente, nove participantes compõem o time, com planos de expansão até 2024.
A iniciativa é resultado da colaboração entre a área de Ciências do Consumidor do Grupo Boticário, a Associação Além da Visão e a Sensory. Essa parceria se propõe a desafiar estereótipos e a promover uma nova abordagem inclusiva em todo o Grupo.
“No Grupo Boticário acreditamos que a inclusão não é apenas um valor ou uma questão ética, mas uma fonte de força e de inovação. Ao capacitar pessoas com deficiência visual para participarem do desenvolvimento de nossos produtos, estamos mudando a narrativa e mostrando como o setor da beleza pode ser mais diverso e inclusivo”, explica Juliana Canellas, diretora de Qualidade e Performance de Produto do Grupo Boticário.
Consciência social no mercado da beleza
Canellas também destaca que os consumidores atualmente estão mais conscientes e engajados com os valores das marcas. Essa crescente demanda por responsabilidade social e consciência gera um efeito em cascata, criando uma nova tendência no mercado da beleza.
Além disso, o Painel Olfativo Inclusivo oferece oportunidades para pessoas com deficiência visual, realçando seu potencial e habilidades profissionais frequentemente subestimadas. “Essa demonstração é inspiradora e mostra como a inovação pode ser uma ferramenta que transcende barreiras e promove um mundo com mais equidade”, afirma.
Painel Olfativo inclusivo tem treinamento
A contratação dos participantes do Painel Olfativo Inclusivo é feita através da parceria com a empresa Sensory. Os painelistas passam por treinamento sensorial e tátil. O objetivo é fortalecer suas habilidades para identificar características e aspectos dos produtos em detalhes. Isso resulta em produtos com mais qualidade que atendem a uma ampla variedade de preferências dos consumidores.
As análises incluem avaliações sensoriais e táteis. Na avaliação sensorial, os participantes examinam a intensidade das fragrâncias durante o processo de desenvolvimento de produtos. Isso ajuda a melhorar o desempenho para o lançamento. Já no teste tátil, eles concentram-se na avaliação de características relacionadas ao desempenho do produto, como absorção, espalhabilidade, aderência, nível de oleosidade, tendência ao esfarelamento, textura, sensação de frescor e outros atributos.
Compromisso com a diversidade e a inclusão
O Painel Olfativo Inclusivo já avaliou 21 projetos e testou 91 fragrâncias desde o início do ano. Lançamentos recentes, como Botica 214 e Fiji Paradise Feminino, contaram com a contribuição dos painelistas.
Além do Painel Olfativo Inclusivo, o Grupo Boticário estabeleceu o Centro de Pesquisa do Olfato em 2021, com foco na Diversidade Sensorial. Desde 2019, a empresa adota uma abordagem estruturada para a Diversidade, Equidade e Inclusão, envolvendo colaboradores, fornecedores, consumidores, franqueados e a sociedade em geral.
Com 73% dos produtos desenvolvidos em 2022 tendo diversidade e inclusão como objetivo, a empresa reforça seu compromisso com a mudança coletiva e a valorização da pluralidade em todos os aspectos de seu negócio.