/
/
Big data e analytics: ferramentas de previsibilidade e evolução nos negócios

Big data e analytics: ferramentas de previsibilidade e evolução nos negócios

O big data quando transformado em informação também podem engajar as pessoas com propósito e na realização de metas nas empresas

Marco Aurélio Machado, executivo de produtos digitais da AeC, deu início ao seu painel no CONAREC exemplificando como até nas corridas de Fórmula 1 o big data e analytics já fazem diferença na previsibilidade e sucesso de um piloto.
“Um carro de Fórmula 1 gera 500 gigabytes de informação por final de semana, através de 300 sensores. Em uma corrida, em agosto de 2019, o piloto Lewis Hamilton, da Mercedes, estava atrás de Max Verstappen, da Red Bull. Faltando poucas voltas, a equipe de Hamilton pediu para que ele entrasse nos boxes. Com o seu time de data science, a Mercedes utilizou um modelo matemático que ajudou o seu piloto a vencer a corrida”, descreve.
Saber o que vai acontecer no futuro sempre foi um constante desejo do ser humano e agora, na atual revolução que a sociedade vive, chegou a vez do uso de big data e analytics realizarem essa previsibilidade na gestão de empresas, com máquinas computacionais.


Dados em si não significam inteligência. Big data não é apenas um banco de dados relacional como nós estamos acostumados. Há uma série de outras fontes de dados. Tudo é dado para você entender e conhecer o seu público”

Marco Aurélio Machado

Executivo de produtos digitais da AeC


Alcançar as metas com indicações da máquina

Fernando Parreiras, executivo de inovação tecnológica da Robbyson, uma plataforma de inteligência de dados para gestão de pessoas e negócios, criada há cinco anos, fala como quem a utiliza pode engajar o funcionário, através do desenvolvimento de propósito e com aumento nos resultados.
“[O Robbyson] Permite que os gestores avaliem qual é o percentual de pessoas que batem a meta e qual o percentual de pessoas que precisam de certa forma de um empurrão, através de um desafio”, explica.
A ferramenta utiliza a gamificação e estruturação de dados para promover uma melhor usabilidade da ferramenta.
Essa plataforma ajuda na gestão dos colaboradores ao cruzar dados internos e externos para prever, por exemplo, qual é a real chance de funcionário faltar no trabalho.

Foto Rafael Canuto

Conhecendo melhor os seus colaboradores e contratando pessoas produtivas

Para trazer todos estes conceitos para o dia a dia das empresas, Deborah Alves, superintentendente de canais de atendimento da Zurich Seguros, exemplifica os resultados obtidos entre maio e agosto de 2019, ao utilizar o Robbyson. 
Ela descreve que possui um acompanhamento em real time da performance dos times na empresa, que já conta com mais de 310 profissionais da Zurich Seguros cadastrados.
“Toda vez que você tem uma equipe mais engajada, tem melhores resultados e o cliente é melhor atendido”, diz.
A ferramenta também é utilizada na empresa durante a contratação e promoção de funcionários. “Isso traz mais transparência e segurança aos nossos colaboradores, pois utilizamos a meritocracia”, comenta Deborah.


Temos bem menos problemas de clima desde que implementamos a ferramenta. O colaborador sabe com clareza quais são as metas a serem batidas”

Deborah Alves
Superintentendente de canais de atendimento da Zurich Seguros


Deborah também pontua que houve uma redução em absenteísmo em 20% e que o tempo médio de operação da ligação foi reduzida em 4%.
Ao final, o executivo da Robbyson mostrou a possibilidade do gestor receber um áudio no celular, com o resumo do dia das contribuições dos colaboradores na equipe.
 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]