/
/
Pandemia evidenciou a importância dos dados para os negócios, aponta estudo

Pandemia evidenciou a importância dos dados para os negócios, aponta estudo

Pesquisa realizada com executivos C-level mostra que a frequência do uso de análise de dados aumentou e ganhou destaque nas decisões diante dos desafios do período

O cenário desenhado a partir da pandemia de Covid-19 era algo inimaginável. O grau de imprevisibilidade da situação mexeu profundamente com a sociedade e no ambiente de negócios não foi diferente. Muitas empresas precisaram se adaptar em uma velocidade inesperada enquanto ações estratégicas ficaram mais complexas. Nesse sentido, a análise de dados se tornou primordial para a tomada de decisão.

Essa importância é apontada pelo estudo Quality Conversations conduzido pela YouGov a pedido da Tableau, empresa da Salesforce, especializada em análise de dados. A pesquisa entrevistou 1.977 executivos C-Level de diversos países da Europa, Ásia e Oceania, bem como traz um recorte com 224 executivos de alta liderança do Brasil.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Já faz alguns anos que frases como “dados são o novo petróleo” circulam em debates corporativos por aí. Principalmente com a crescente transformação digital, a inteligência analítica se tornou pauta recorrente. Conforme mostra o estudo, os desafios do período pandêmico deram ainda mais importância para o conceito. Para 79% dos líderes brasileiros, a análise de dados se tornou uma ação prioritária para a tomada de decisão durante a pandemia. O país está acima da média global da pesquisa, na qual 55% dos executivos atribuíram a mesma relevância para o papel dos dados.

Com as incertezas vividas nos últimos meses, cerca de 67% dos respondentes afirmam que seus negócios passaram a utilizar dados com mais frequência desde que a pandemia começou. Ao mesmo tempo, 89% concordam que os dados ajudam as organizações a ter conversas de negócios de maior qualidade, pois reduzem a incerteza, auxiliam a tomar decisões mais precisas e constroem confiança (88%).

Convivência diferente

A necessidade de agilidade e adaptação do período parece ter influenciado até mesmo as reuniões. Segundo o estudo, 64% dos entrevistados brasileiros disseram que as conversas se tornaram melhores e mais eficientes nesse período. Ao mesmo tempo, 70% dos líderes afirmaram que foi mais fácil reunir as pessoas para reuniões sobre negócios.

O home office, altamente adotado durante o período, também foi analisado de forma positiva. Entre os respondentes, 70% acreditam que o isolamento ajudou a nivelar a participação de profissionais que anteriormente já trabalhavam de maneira remota com os demais.

O modelo é prático, mas os encontros presenciais fizeram falta. A ausência de momentos de descontração no escritório – como encontros informais, almoços e coffee breaks – foi apontada por 73% como um fator negativo para as conversas sobre negócios.

Dados para todos os times

O estudo mostra que os líderes estão cada vez mais preocupados com a descentralização dos insights entre os cargos mais altos – na verdade, eles consideram que os dados precisam ser democratizados. No recorte brasileiro, 96% dos executivos afirmaram ser importante que os departamentos de toda a organização possam acessar os dados para a tomada de decisões. A nível global, a maioria (93%) dos líderes entrevistados deram a mesma resposta, o que indica uma tendência de mercado presente no mundo todo.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A habilidade de entender insights baseados em informações coletadas é apontada por 60% dos executivos como elemento importante para que exista uma conversa de negócios produtiva. Junto a isso, manter a mente aberta para o que os dados trazem e não limitar possíveis vieses também foi apontado por 68% dos respondentes.

A importância dessa capacidade de análise e de troca de informações vai além da teoria e, para 70% dos líderes brasileiros, uma boa análise de negócios leva a decisões práticas, tanto operacionais como de vendas.


+ Notícias

A vez dos nativos digitais: Pix aumenta número de correntistas em bancos digitais

Mercado de cosméticos: indústria da beleza aposta na IA para aprimorar a experiência do cliente

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]