A Azul Linhas Aéreas ganhou reconhecimento internacional pela pontualidade, um sinal de respeito com os passageiros. A empresa ficou em 1º lugar no ranking da Cirium, empresa líder mundial em análise de dados de voos, no cumprimento do compromisso de decolar na hora marcada. É a primeira vez que uma companhia aérea brasileira ganha esse prêmio.
A Azul tem trabalhado fortemente em expandir suas rotas, e já se tornou a maior companhia em números de voos e cidades atendidas no Brasil – são mais de 900 voos diários e mais de 160 destinos. Além disso, a empresa vai cada vez mais além das fronteiras do País, com o aumento dos destinos internacionais atendidos, em que se destacam Flórida, nos Estados Unidos, e a recém-lançada rota: Paris.
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Para John Rodgerson, CEO da Azul, a pontualidade em uma companhia aérea talvez seja o quesito mais impactante para os clientes e o mais importante para quem preza pela excelência no atendimento ao cliente.
“Todos nossos tripulantes sabem disso e estão orgulhosos, garanto, mas também empenhados em manter esse nosso título de a mais pontual do mundo. Cada um de nós é responsável por essa pontualidade, por isso convocamos ‘guardiões’, um de cada área, para levarem essa conquista – simbolicamente transformada em troféus – para suas bases. Mais do que um gesto, queremos estimular esse nosso compromisso”, explica.
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A celebração como companhia aérea mais pontual do mundo aconteceu em Viracopos, com a presença do Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e uma homenagem aos tripulantes de todas as áreas da Azul.
Confira o ranking de pontualidade da Cirium
A Azul decolou com pontualidade em 88,93% dos seus quase 300 mil voos realizados ao longo do ano passado, o que garantiu a primeira colocação mundial. Logo atrás ficaram All Nippon Airways (NK) e Japan Airlines (JL). A Iberia foi reconhecida como a mais pontual da Europa; Delta Airlines foi a mais pontual da América do Norte e a Qatar Airlines, a do no Oriente Médio.
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A performance da Azul, afirmou Jeremy Bowen, CEO da Cirium, deve ser considerada ainda mais impressionante diante de “um ano incrivelmente ativo para as companhias aéreas latino-americanas, com um aumento de 31% no volume de voos em relação a 2021”.
Para Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul, “mais do que uma conquista, é um compromisso. Temos muito orgulho de a companhia ter sido reconhecida pela pontualidade, especialmente por contar atualmente com uma malha aérea tão complexa”.
O executivo se refere ao trabalho da equipe de cerca de 250 pessoas do Centro de Controle de Operações (CCO) que, 24 horas todos os dias, rege a orquestra de pousos e decolagens de mais de 900 voos diários, em hubs e mini-hubs (as cidades mais importantes) pelo país e aeronaves dos mais diferentes portes. Mas não é só.
Tkacz reforça que esse título inédito é uma vitória de todos, porque, assim como segurança, a pontualidade é um valor a ser seguido em cada departamento da companhia. “Para sermos pontuais, não podemos depender só da tripulação da cabine da aeronave e da precisão do CCO. Ter essa qualidade como característica é cultural para nós. E sabemos que nosso bom desempenho depende do esforço diário de todos os nossos Tripulantes, de todas as áreas”, resume.
“Para sermos pontuais, não podemos depender só da tripulação da cabine da aeronave e da precisão do CCO. Ter essa qualidade como característica é cultural para nós”
Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul
O relatório de pontualidade da Cirium para companhias aéreas é a análise mais antiga do setor de aviação e monitora voos de empresas dos cinco continentes. A análise leva em conta informações de mais de 600 fontes de voos em tempo real, aeroportos, sistemas de distribuição global, dados de posição e autoridades de aviação civil, além das próprias companhias aéreas. A companhia aérea é considerada pontual quando seus voos pousam até 14 minutos depois do horário planejado de chegada.
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