O que torna uma empresa notável? O estudo inédito e exclusivo desenvolvido pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) identificou os atributos que tornam uma empresa notável, baseado nos melhores desempenhos em atributos como amor, reputação, serviços ao cliente, respeito, valor produzido, satisfação e recomendação, reunidos a partir dos nove estudos realizados em 2014 por grandes institutos de pesquisa, como GfK, Officina Sophia e DOM Strategy Partners para o CIP.
A análise está apoiada em três dimensões: branding, investimentos e valor. Em suma, a avaliação contempla o desempenho de empresas de diversos setores da economia e mensura essa performance de uma perspectiva macro.
Branding: quão conhecida é a marca e qual a imagem que passa para o seu público, com valores como amor, reputação e respeito.
Investimentos: efetividade dos investimentos em algins ativos, como serviços ao cliente, satisfação, inovação e consumo consciente.
Valor: Desempenho financeiro e geração de valor pelas empresas, para acionistas, clientes, colaboradores e sociedade
A análise conjunta do desempenho das empresas nas três dimensões permite a identificação das Empresas Notáveis em seus setores de atuação. Ou seja, para ser considerada notável, não basta que a empresa tenha a melhor performance em um direcionador ou que seja destaque em uma ou outra dimensão do estudo; ela precisa apresentar uma performance consistente na análise conjunta dos direcionadores. A empresa precisa ser consistente no todo.
Para a análise e comparação do desempenho dos setores avaliados, foram desenvolvidas matrizes baseadas nas três dimensões do estudo: branding, investimentos e valor.
Cada setor é representado pelas cinco empresas com melhor desempenho geral. Dessa forma, o posicionamento do setor nas matrizes é resultado das médias, em cada uma das dimensões, dessas cinco empresas.
A análise comparativa nos setores baseada nas cinco empresas de melhor performance garante a uniformidade e consistência dos insights gerados, por considerar uma mesma base e perfil de empresas.
As matrizes permitem identificar a performance dos setores na análise cruzada das dimensões, quais os pontos fortes de cada setor, quais as oportunidades de melhorias e quais os setores da economia estão tendo um desempenho notável.
?Ume empresa notável é aquela que apresenta uma entrega consistente e integrada dentro de todas essas dimensões?, explica a responsável pelo estudo e gerente do CIP, Aline Tobal.
?Consolidamos todos os atributos para verificar quem consegue uma entrega consistente nos mais diversos atributos. Todos podem com base nesse estudo ter uma série de insights positivos, o estudo desnuda os setores mais desenvolvidos e com mais potencial para crescer?, afirma Roberto Meir, publisher do Grupo Padrão.
Conheça os vencedores:
Infográfico | Fernanda Pelinzon
Leia mais:
Ranking elege as 100 empresas mais sustentáveis em 2015
Seis tendências em redes sociais para o consumidor
Os negócios da neurociência: como engajar pelo cérebro