Em um período de adversidades econômicas, encontrar empresas que conseguem se destacar, oferecendo mais do que um bom produto e entendendo tudo o que querem os seus clientes pode parecer algo raro. E, justamente, representando um otimismo necessário para esta fase tão complicada pela qual o Brasil está passando, a Consumidor Moderno apresentou, nesta manhã (02), em São Paulo, o reconhecimento às Empresas Notáveis 2016.
A palavra notável denota algo ou alguém digno de atenção, que é importante ou relevante, merecedor de consideração e apreço. Assim, o Centro de Inteligência Padrão não poderia ter escolhido palavra melhor para nomear seu estudo que avalia as empresas que se destacaram no ano passado.
São Notáveis porque se destacaram não em um aspecto, mas em vários. São notáveis porque conseguiram equilibrar o atendimento a todos os seus stakeholders, de acionistas a consumidores. São notáveis porque têm grande valor para o mercado.
“Empresas Notáveis são aquelas que performam bem em diferentes áreas, aquelas que realmente impactam o mercado. Elas têm o melhor produto, melhor serviço, melhor atendimento, garantem um consumo consciente e são inovadoras. Tudo o que querem os novos consumidores, os exigentes Millennials”, afirma Roberto Meir, Publisher da Revista Consumidor Moderno e presidente do Grupo Padrão.
“Empresas Notáveis são aquelas que performam bem em diferentes áreas, aquelas que realmente impactam o mercado. Elas têm o melhor produto, melhor serviço, melhor atendimento, garantem um consumo consciente e são inovadoras. Tudo o que querem os novos consumidores, os exigentes Millennials”, afirma Roberto Meir, Publisher da Revista Consumidor Moderno e presidente do Grupo Padrão.
Segundo ele, o Brasil carece de novos ídolos, em diversos setores, inclusive no empresarial. “Este mercado vive uma crise de identidade. Nossos modelos de negócios são focados nas gerações X e boomers, precisamos prestar atenção aos Millennials, que são nossos consumidores modernos. Por isso é importante prestarmos atenção e divulgarmos empresas como as Notáveis, que efetivamente estão prontas para atender às exigências desses consumidores”, continua Meir.
Como foi feito o estudo?
Durante o ano passado, a revista Consumidor Moderno publicou diversos estudos e pesquisas, em parceria com renomados institutos, que analisaram empresas de todos os segmentos. A partir do balanço destes estudos, o Centro de Inteligência Padrão (CIP) desenvolveu o estudo Empresas Notáveis.
Como explica Aline Tobal, gerente do CIP, “empresa notável é aquela capaz de gerenciar de forma estratégica e consistente seus ativos e investimentos, entregando valor a seus diferentes stakeholders”.
Segundo ela, foram analisadas três dimensões de diversos setores da economia, determinadas a partir de direcionadores que avaliam aspectos específicos das empresas: Branding, Investimentos e Valor.
Foram atribuídos pesos diferentes aos direcionadores para o cálculo das notas finais das empresas participantes do estudo. “A regra para esses pesos tem como base a maturidade metodológica e a relevância para o mercado dos estudos utilizados. Dimensões com maior número de atributos, ou constituídas por estudos de maior maturidade e relevância, como o Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, são as que possuem maior peso”, explica Aline.
Entenda as dimensões
• Branding – avalia o nível de conhecimento de uma marca e qual imagem ela transmite para o público. Os direcionadores considerados são amor, reputação e respeito.
• Investimentos – mede a percepção e a efetividade dos investimentos feitos pelas empresas em seus ativos com foco em produtos e serviços. São considerados os direcionadores serviços ao cliente, inovação e experiência do consumidor.
• Valor – define o desempenho financeiro e a geração de valor pelas empresas. Os direcionadores contemplados são valor produzido e performance.
Conheça, então, as Empresas Notáveis
Obs.: O critério de desempate para empresas que obtiveram pontuação final igual é o desempenho delas no principal direcionador do estudo, Serviços ao Cliente, que possui o maior peso no estudo em função de sua maturidade de mercado. Havendo empate também no direcionador mencionado, a mesma lógica é atribuída ao segundo direcionador de maior peso.
Saiba mais detalhes na edição 210 da revista Consumidor Moderno