/
/
Apple TV+ e sua entrada de peso na guerra do streaming

Apple TV+ e sua entrada de peso na guerra do streaming

A gigante de tecnologia chega com elenco "explosivo" e atrações que prometem mexer com a concorrência

Durante muito tempo o serviço mais popular de streaming de entretenimento em vídeo com séries, filmes e programas televisivos foi a Netflix. É claro que o Youtube sempre esteve ali como uma plataforma exclusiva para vídeos curtos feitos para a internet. E o que mudou?
Nos últimos anos, o império soberano da gigante de streaming ficou abalado. Nos Estados Unidos, concorrentes de peso como Amazon Prime Video e Hulu dispararam na frente na corrida pelo domínio no setor.
E como tudo que é bom dura pouco, agora é a vez da Apple entrar na briga com o lançamento da Apple TV +. Sem falar na aguardada chegada do Disney +, que promete tirar da programação dos concorrentes inúmeros filmes e animações com a bandeira da companhia.
Para se ter ideia a Apple investiu cerca de US$ 6 bilhões na produção de conteúdo original para o novo serviço de streaming que estará disponível inicialmente, apenas no aplicativo nativo dos dispositivos Apple, o Apple TV, em todo o mundo.
Vale lembrar que essa é a mesma estratégia utilizada para o serviço de streaming musical da empresa, o Apple Music que, inicialmente só era acessível pelo app Música dos iPhones e iPads, enquanto no desktop era preciso ter o iTunes instalado. Desta forma, é possível integrar a biblioteca de conteúdos anteriormente comprados nas lojas oficiais da Apple ao catálogo do que se encontra no streaming.

DESAFIOS

Assim como a Amazon, a Apple parece focar seus investimentos em produções de alta qualidade. Até agora, as séries anunciadas só trazem nomes da lista A de Hollywood.
O carro-chefe do serviço é a série “The Morning Show” estrelada por ninguém menos que Jennifer Anniston, Reese Whiterspoon e Steve Carrell. Nas outras atrações será possível encontrar ainda nomes como Jennifer Garner, Octavia Spencer, Jason Momoa, Brie Larson, Chris Evans e Rupert Grint.

LEIA TAMBÉM: Netflix estaria em crise?


Mesmo com nomes de peso nas produções originais que competem em séries e filmes, o maior deles vem em formato de talk show. Tanto é que a Apple traz junto a seu serviço o novo programa de Oprah Winfrey, maior apresentadora do formato nos EUA. A estratégia é parecida com a adotada pela Netflix, que trouxe David Letterman e Chelsea Handler em uma nova roupagem do programa de entrevistas.

Apple TV+ chega em um mercado acirrado

A briga se aquece com a chegada do Disney+ que estreia em novembro. O serviço da empresa trará todas as produções da Marvel – antes parte integrante do catálogo da Netflix. Algumas, inclusive, eram líderes de audiência na plataforma.
O serviço também contará com todas as produções originais Disney e muito conteúdo exclusivo. É claro que a plataforma trará seu conteúdo infantil, um dos grandes atrativos para os pais e o público consumidor das séries, filmes e desenhos do Disney Channel.
Bom lembrar que o Hulu, serviço extremamente popular em terras americanas, tem 60% de sua propriedade pertencente a Disney.

Elenco do AppleTV+
Elenco das produções do AppleTV+ – Foto: Divulgação

Amazon e Apple saem na frente com gadgets próprios que possuem plena integração com seus serviços de streaming e também permitem a instalação de Netlifx, Hulu e outros.
O Fire Stick da Amazon, por exemplo, é um pen drive HDMI com controle remoto com diversas atrações a qualquer TV que possua a entrada e a Apple TV, um box que traz o conteúdo da iTunes Store, programas de TV a cabo, aplicativos da App Store e agora, Apple Music e Apple TV+.
Nos Estados Unidos, o Hulu é alavancado pela vasta programação televisiva que possui em seu catálogo, sem falar de séries hit como Handmaid’s Tale.

Estratégias para se manter relevante

Enquanto a Netflix tem investido cada vez mais em conteúdo próprio, a Amazon preza por produções com curadoria de grandes diretores, filmes e séries cult. Outra mudança da Netflix é a implantação de uma sessão chamada “Em breve” nos aplicativos das televisões. Tudo isso para manter sua base de clientes; pois ao pensar em cancelar, o usuário veria os próximos acontecimentos das séries que mais assiste e, em tese desistiria de fechar sua conta ou ir para outro serviço de streaming.
O panorama mostra que esse é um universo em expansão contínua. Podemos esperar que outras empresas de tecnologia entrem na batalha? É o começo de uma nova era no universo do streaming?


+ NOTÍCIAS

Qual o futuro da Apple?
Disney anuncia a criação de sua plataforma de streaming
Amazon, Apple e Google são as empresas mais valiosas do mundo
Apple lança cartão de crédito com programa de cashback


Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]