Pesquisar
Close this search box.
/
/
Aplicativo africano calcula quantas vacas “custa” uma esposa

Aplicativo africano calcula quantas vacas “custa” uma esposa

Apesar de não ser muito usual na nossa cultura (esperamos), quem pretende se casar na Nigéria, no Quênia ou na África do Sul, já não precisa pechinchar o dote que entregará à família de sua prometida: um aplicativo para celulares permite calcular, com parâmetros de idade, altura e peso da mulher, o número de vacas que deverão ser entregues aos seus pais.

O lançamento do app “Máquina de calcular de lobolo” (nome que recebe o dote no sul do continente) neste ano causou furor e polêmica na África do Sul, onde o criador do aplicativo – que já tem mais de 20 mil downloads – foi acusado de desvirtuar a tradição e fomentar o machismo. “O povo que pensa que o aplicativo é sexista deve se perguntar se o problema é com o aplicativo ou com a cultura do ‘lobolo”, disse à imprensa local o artífice da invenção, Kopo Robert Matsaneng, que ressalta a intenção recreativa do programa. “Eu não inventei a tradição, simplesmente a refleti”, defende-se o programador, que lembra, além disso, que o aplicativo permite, para ser mais “divertido”, calcular também o valor de um homem, algo alheio à tradição africana.

Ciente da evolução da sociedade e de que muitas famílias nestes tempos dão suas filhas para casamento em troca de dinheiro, ao invés de vacas, Matsaneng oferece também o valor do dote em rands (moeda sul-africana) e em dólares. A importância que tem o aspecto físico na taxação centrou boa parte das críticas, mas o aplicativo leva em conta também a situação civil, educativa e laboral da futura esposa. Assim, uma mulher com estudos universitários, que não tenha sido mãe e não tenha se casado, será mais valiosa para a família do marido do que outra de menor formação que venha em lote com os filhos e já tenha passado pelo altar.

“Na parte da educação, acrescente por favor o nível de qualificações de pós-graduação… Não estou fazendo todos estes estudos para nada”, diz na página do aplicativo uma jovem que fez download do programa. Outra sugestão de melhora é introduzir como critério de cálculo os dotes da candidata.

Segundo o calculador, a família de uma jovem de 27 anos, 1m65 de altura, 58 quilos e tamanho 38, considerada atraente, com estudos universitários e emprego, solteira e sem filhos, receberá como dote nove vacas ou US$ 6.651.

Se a mulher tem 40 anos, mede 1m60, pesa 80 quilos e usa um tamanho 46, tem apenas bacharelado, não trabalha, já foi casada e tem filhos, o cálculo tem um saldo negativo de duas vacas ou US$ 1.339, que presumivelmente ela deverá pagar à família do marido.

Como se fosse pouco, o calculador dá o valor médio do “lobolo” que é pago em distintas zonas da África do Sul, assim como nos pequenos reinos de Lesoto e Suazilândia, ajudando a escolher a zona na qual buscar esposa de acordo com as possibilidades econômicas de cada um.

“Este aplicativo é o futuro. Acho que nossos pais deveriam conhecê-lo e começar a usá-lo em suas negociações (entre famílias, na hora de pedir o dote)”, escreve Nini Skosana, outra usuária.

Mas nem todo mundo recebeu com tanto entusiasmo a “máquina de calcular”. Entre os críticos há tanto opositores como partidários do ‘lobolo’.

Os primeiros consideram a tradição – que este aplicativo atualiza e promove – um ataque à dignidade da mulher, que é comprada como um produto processado. Para os segundos, a automatização de um cálculo que normalmente é estabelecido mediante a negociação entre famílias vai contra um dos propósitos originais do “lobolo”, o de unir as famílias dos pretendentes.

* Com informações da EFE

 

Leia mais:

16 palavras que não podem ser traduzidas para outros idiomas

Conheça os aplicativos que podem ?competir? com o Instagram

Freud explica: as quatro grandes doenças causadas pela internet

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]