/
/
Hackers podem invadir a sua internet pela smart TV?

Hackers podem invadir a sua internet pela smart TV?

Qualquer pessoa minimamente conectada na internet sabe da importância de um bom antivirus ou os cuidados com as senhas que usamos. Mas e quanto a sua smart tv? Sabia que o televisor e outros aparelhos inseridos no contexto da internet das coisas estão vulneráveis a um ataque de um hacker?

A vulnerabiliade da internet das coisas, tal qual a TV ou mesmo um carro, foi tema da palestra de Michelle Wangham, professora do programa de mestrado em computação aplicadada UNIVALI, de Santa Catarina.

Um dos problemas que cercam a internet das coisas é a pouca preocupação da indústria com o uso de um dispositivo que possua uma navegação na internet  segura, que faça a comunicação livre de riscos de ataques de hackers e que tenha um bom sistema operacional. Na prática, é comum as empresas utilizarem hardwares mais baratos em aparelhos como a smart tv. Além disso, há casos de empresas que utilizam softwares livres ou gratuitos, o que não é necessariamente um problema. O problema é a aplicação gerada a partir desses softwares, que possuem problemas de seguranças já conhecidos.

“Não acredito que o software traga a vulnerabilidade. O que acontece é a interface aplicada, ou seja, a forma como a informação é processada e resulta na conexão do produto com o celular ou, como é o caso da TV, a maneira como ele navega na internet. A instalação dessa tecnologia aconteceu de maneira muito rápida e sem os testes apropriados. Por meio dessa falha é possível que a sua geladeira, por exemplo, envie um Spam ou algum arquivo malicioso”, disse.

As empresas também são alvos potenciais dessa vulnerabilidade. Imagine, por exemplo, uma fábrica com máquinas controladas remotamente, que trocam dados com o controlador e que armazenem esse dados em nuvem. Saiba que a mesma preocupação com a smart TV, vale também para a máquina industrial. E nesse caso há um agravante: o maquinário pode ser destruído, o que pode resultar em prejuízo para a empresa. O mesmo acontece com empresas que prestam serviços e que utilizam objetos dentro da ideia da internet das coisas. “Os dados dos clientes podem estar em perigo”, alerta Wangham.

Para evitar esse cenário, algo tão possível e que já preocupa fabricantes desses produtos (já existem até empresas especializadas em segurança para a internet das coisas), é preciso ter o mesmo cuidado que temos com o lap top. É preciso saber quais dispositivos são utilizados dentro de cada objeto e quais sistemas de segurança são usados. Além disso, é preciso cuidar de senhas e até atualizar sistemas de internet desses objetos com proteções de ponta. E se ele não possuir, cobre a empresa pelo aprimoramento do sistema.

“Penso que a mesma preocupação que temos com o motor de uma geladeira, será o mesmo com relação ao acesso a internet do objeto. Mesmo porque a invasão pode resultar em problemas mais sérios e comprometer toda a rede de internet de cada pessoa”, disse.

 

Leia mais:

Vício em redes sociais deixa as pessoas estressadas?

Freud explica: as quatro grandes doenças causadas pela internet

Computadores estão com os dias contados? Parece que sim

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]