Pesquisar
Close this search box.
/
/
O amor está no metaverso? Como nova realidade virtual vai influenciar novas formas de se relacionar

O amor está no metaverso? Como nova realidade virtual vai influenciar novas formas de se relacionar

Como as pessoas se adaptarão a um novo estilo de vida e relacionamento dentro da internet?

Conhecer alguém virtualmente vem se tornado algo cada vez mais comum neste século XXI, mas imagine você vivendo uma realidade dentro das redes tendo experiências similares ao mundo real, porém como um avatar?

O metaverso surge como um desenvolvimento capaz de inserir os usuários – e lugares – para dentro da realidade virtual. Em um futuro próximo é provável que mais usuários da internet estejam inseridos nesse mundo, que está em constante construção.

Para entender a tecnologia desse universo, é preciso entender como é esse espaço e qual o intuito dos criadores em relação a isso. Os comportamentos podem ser os mais diversos para quem se adapta e se insere dentro da digitalização do mundo real.

Conexões com pessoas e empresas a nível global

Com novas tecnologias e o desenvolvimento do metaverso, já é possível conversar sobre as possíveis formas de comportamento das pessoas usuárias das plataformas.

É relevante lembrar criações passadas como Second Life (criado no início da década de 2000) e Minecraft (criado e desenvolvido entre 2009 e 2011), que se destacaram como jogos que se aproximaram da simulação pela realidade, porém envolvidas e inseridas em uma empresa somente e com determinadas restrições. Limitando assim o uso para seus usuários de ações dentro do universo virtual.

Dessa vez no metaverso a promessa é de uma grande evolução tecnológica que engloba várias empresas e companhias em prol de conexões mais amplas e da troca de conhecimentos entre culturas e valores.

Ligações sociais com grupos e comunidades

O mundo está cada vez mais conectado e inserido não apenas nas redes sociais digitais, mas também nos aplicativos disponíveis na internet. Na plataforma do META a ideia é de cada indivíduo moldar seu universo a seu gosto, realizando suas próprias escolhas e personalizando de acordo com suas decisões e personalidade.

É possível nesse novo universo que várias comunidades e grupos dentro de uma única rede amplamente programada, possam cooperar e trabalhar juntos nos mais diversos projetos.

A ideia central é a construção de uma maior interatividade humana dentro de uma realidade virtual, inseridas e conectadas em um enorme espaço autêntico.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Estilo de vida e lazer dentro de um espaço virtual

Os colaboradores e desenvolvedores do metaverso afirmam que as pessoas usuárias da plataforma podem se programar para as mais variadas atividades que costumam – ou não – realizar fora da internet, como por exemplo ir até um cassino jogar pôquer, participar de um grande show, construir estruturas fascinantes de prédios das mais diversas formas, apreciar uma bela exposição de arte numa galeria… As alternativas são muitas.

A proximidade com o real “fora da realidade” é algo idealizado como fantástico e está agradando grandes companhias, que vem investido em explorar novas terras no metaverso, que se apresenta como o novo espaço mais amplo e conectado de toda a internet.

Primeiros encontros e passos de uma relação
inserida na tecnologia

A similaridade com o mundo real é tanta que os relacionamentos entre as pessoas se adaptam à nova realidade. No metaverso é possível você marcar um encontro com alguém que está com uma distância enorme no momento, tornando a relação mais imediata e vivenciando as sensações da realidade virtual.

O namoro pela internet vem se tornando cada vez mais comum e se adaptando de acordo com os avanços das redes sociais digitais. Com aplicativos de relacionamentos, se tornou normal se envolver com pessoas dos mais variados gostos, personalidades, aparências e intenções.

No Tinder, um dos mais famosos aplicativos de relacionamentos atualmente, já é possível determinar se você quer conhecer alguém apenas deslizando para direita ou esquerda, com base nas descrições e fotos que o usuário disponibiliza em seu perfil.

Mas, com o desenvolvimento do metaverso, os criadores do Tinder, mais especificamente a empresa Match Group, já pensa em criar um tipo de “Tinderverse”, para que as pessoas possam se sentir ainda mais próximas umas das outras e moldarem suas bolhas de relações de forma mais real em um espaço virtual.

Conheça o Mundo do CX

Economia própria para os usuários

Uma outra novidade anunciada pela Match Group é o desenvolvimento de uma moeda virtual para a plataforma, que também é encontrada na metaverso, aliás.

Com o balanço da economia dentro da realidade virtual, os usuários poderão comprar e vender mercadorias e acompanhar o balanço de preços em tempo real. O intuito, para plataformas de relacionamentos, é presentear ou realizar trocas com outras pessoas de sua bolha social.

Um casamento um tanto quanto diferente

Se as formas de comunicação e comportamento se adaptariam ao novo universo, o casamento também não seria diferente. O casal Candice e Ryan, por exemplo, declararam para a revista digital americana Brides que decidiram se casar novamente, porém no metaverso.

Eles já haviam sido casados em uma cerimônia legal no ano de 2008, porém Ryan convenceu sua esposa a realizar um casamento diferente em uma plataforma da realidade virtual. Contendo tudo da forma que o casal quis, o casamento foi realizado junto de seus avatares.

É importante lembrar que os desenvolvedores afirmam que os casamentos no metaverso não são juridicamente legais, apenas dentro da plataforma, sendo assim um “meta-casamento”.

Em meio a tudo isso, só resta aos usuários aguardarem os futuros avanços e desdobramentos que a internet há de fornecer ainda. As relações dentro do metaverso ainda estão em fase de estudos e dividindo opiniões, mas uma coisa é certa: tudo se transformará.

E você, já pensou em se relacionar dentro de uma realidade virtual? Aceitaria um pedido de casamento 100% online?

*Por Giovanni Witzler


+ Notícias

Qual será o próximo boom de produtividade da IA?

O ChatGPT vai acabar com o Google?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]