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Amazon atinge 1 milhão de robôs e lança IA generativa para otimizar logística

Amazon atinge 1 milhão de robôs e lança IA generativa para otimizar logística

DeepFleet, novo modelo de IA generativa da Amazon, promete aumentar a eficiência da frota robótica em 10%, acelerar entregas e reduzir custos.

A Amazon anunciou ter feito a implantação do seu milionésimo robô. A conquista consolida a empresa como o maior fabricante e operador mundial de robôs móveis e sinaliza uma nova fase em sua estratégia de automação inteligente. O robô de número um milhão foi entregue recentemente a um centro de distribuição no Japão e integra-se a uma rede que já ultrapassa 300 instalações robotizadas ao redor do mundo.

O anúncio acompanha o lançamento do DeepFleet, modelo de base de Inteligência Artificial (IA) generativa desenvolvido internamente para otimizar a movimentação de toda a frota de robôs da empresa. A tecnologia promete reduzir em 10% o tempo de deslocamento dos robôs nos centros de distribuição. Com isso, a novidade contribui para entregas mais rápidas e redução de custos operacionais.

“A combinação do nosso marco de um milhão de robôs com o DeepFleet aponta para um futuro promissor, onde a robótica e a IA trabalham juntas para reinventar o que é possível em termos de atendimento e entrega”, comenta Scott Dresser, vice-presidente da Amazon Robotics.

IA generativa na logística

O DeepFleet é descrito pela Amazon como um “sistema inteligente de gerenciamento de tráfego” para seus armazéns, capaz de coordenar a movimentação simultânea de milhares de robôs com máxima eficiência. Desenvolvido com base em dados extensivos de movimentação de estoque e com apoio de ferramentas da AWS, como o Amazon SageMaker, o sistema representa uma aplicação concreta da IA generativa no mundo físico, indo além de usos limitados à geração de texto ou imagem.

Com aprendizado contínuo, o DeepFleet se torna mais eficiente à medida que opera, sugere novas rotas, evita congestionamentos internos e otimiza a logística do estoque. Segundo a empresa, isso permite armazenar produtos mais próximos dos consumidores, diminuir distâncias e acelerar prazos de entrega sem elevar custos.

Uma década de robótica e impacto humano

Desde que iniciou sua jornada na robótica em 2012, a Amazon expandiu e diversificou significativamente seu portfólio de máquinas inteligentes. O que começou com robôs simples capazes de mover prateleiras se transformou em uma frota complexa, com diferentes modelos especializados. Entre eles estão Hércules, capaz de levantar até 577 kg de estoque, e Pegasus, equipado com correias transportadoras de precisão para pacotes individuais. Já o Proteus, primeiro robô totalmente autônomo da Amazon, circula em segurança entre os funcionários e em áreas abertas, sem restrições de instalações, enquanto movimenta carrinhos pesados ​​cheios de pedidos de clientes.

“Esses robôs trabalham em conjunto com nossos funcionários, realizando levantamentos pesados ​​e tarefas repetitivas, ao mesmo tempo em que criam novas oportunidades para que nossos operadores da linha de frente desenvolvam habilidades técnicas”, explica Scott.

Além disso, desde 2019, mais de 700 mil colaboradores da empresa passaram por programas de qualificação técnica, muitos dos quais voltados para o trabalho com robótica e tecnologias avançadas. Um exemplo desse avanço está no centro de distribuição de última geração inaugurado em Shreveport, Louisiana, onde a robótica avançada exige 30% mais funcionários especializados em confiabilidade, manutenção e engenharia.

“Doze anos atrás, trabalhamos de trás para frente a partir de um problema simples: como ajudar os funcionários a acessar o estoque com mais eficiência. Hoje, estamos aplicando a mais recente tecnologia de IA para tornar toda a nossa frota de robôs mais inteligente, entregando, em última análise, mais valor aos nossos clientes por meio de um serviço mais rápido e custos mais baixos”, pontua.

Inovação com impacto real

O marco do milionésimo robô e a introdução do DeepFleet refletem uma abordagem pragmática da Amazon à inovação: priorizar soluções que gerem benefícios tangíveis para clientes, funcionários e operações. Ao reduzir o tempo de deslocamento interno em 10%, a empresa busca não só melhorar sua eficiência, como também impactar positivamente a experiência do consumidor, com entregas mais rápidas e fretes mais acessíveis.

Além disso, ao fabricar robôs nos Estados Unidos e trabalhar com fornecedores locais, a Amazon mantém um ciclo contínuo de feedback entre suas equipes de design, produção e operação, garantindo melhorias constantes em qualidade e desempenho.

“A tecnologia que estamos desenvolvendo faz mais do que movimentar produtos – ela está transformando a segurança no local de trabalho e criando novas oportunidades de carreira”, destaca. Além disso, por meio de iniciativas como o Amazon Career Choice , um programa de mensalidade pré-paga para funcionários da linha de frente, a empresa quer ajudar os funcionários a adquirirem as habilidades necessárias para funções técnicas em operações de sistemas e outras áreas de alta demanda.

“Este é apenas o começo. À medida que a DeepFleet aprende com mais dados, ela continuará a se tornar mais inteligente, impulsionando eficiências mais profundas, disponibilizando mais opções mais próximas dos clientes e reinventando o que é possível na logística robótica. Mal posso esperar para compartilhar mais sobre aonde essa jornada nos levará”, finaliza o vice-presidente da Amazon Robotics.

Automação e o uso da IA para a experiência do cliente é, inclusive, é um dos temas que será discutido no CONAREC – o maior e mais relevante evento de Customer Experience da América Latina que ocorre nos dias 9 e 10 de setembro, em São Paulo. Você não vai perder, né?

*Fotos: Divulgação/Amazon

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