No Brasil, os setores de bares e restaurantes desempenham um papel fundamental, não apenas como pilares da cultura alimentar, mas também como impulsionadores da economia e geradores de empregos. Nesse cenário, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Stone, fintech brasileira de meios de pagamentos, anunciaram uma colaboração para impulsionar os empreendimentos desse setor. A parceria nasce com o objetivo de criar um índice exclusivo que espelha as vendas dentro desses serviços, além de fornecer uma perspectiva abrangente sobre seus movimentos e tendências de mercado.
Com o novo índice, empresários e analistas terão a oportunidade de monitorar as vendas em 24 dos 27 estados brasileiros, tanto em séries históricas mensais quanto anuais. Essa ferramenta torna-se um recurso valioso para o planejamento estratégico e a tomada de decisões, oferecendo uma análise mais aprofundada do desempenho do setor. Os dados são derivados dos estabelecimentos que utilizam a estrutura de pagamentos da Stone.
“Essa parceria é mais uma oportunidade de estarmos lado a lado dos empreendedores brasileiros. O índice, que está sendo lançado de forma exclusiva, não só oferece uma visão completa das tendências de mercado, mas também se torna uma ferramenta essencial para empresários, pesquisadores e profissionais do setor. Com isso, reforçamos o nosso objetivo de capacitar empreendedores a entenderem melhor o panorama atual do mercado, permitindo que planejem estrategicamente seus próximos passos e otimizem a gestão de seus negócios”, comenta Vinicius Carrasco, economista-chefe da Stone.
Além disso, a parceria entre Abrasel e Stone reforça o compromisso de ambas as organizações em apoiar o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor de alimentação fora do lar, considerado crucial para a economia brasileira e para a geração de empregos no país.
“É um indicador importantíssimo, tanto para o trabalho da Abrasel quanto para os empresários e gestores de bares, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos de alimentação fora do lar. Vai nos dar mais agilidade na percepção de problemas e tendências, permitindo uma atuação mais assertiva no trabalho pela melhoria do setor. Mas, principalmente, dá ao empreendedor uma visão melhor do que acontece no mercado, com informações valiosas para que ele possa fazer uma gestão mais eficiente e produtiva”, afirma o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.
A divulgação dos índices será feita mensalmente e estará disponível em um painel interativo no site da revista Bares & Restaurantes, editada pela Abrasel. Os dados referentes ao mês de fevereiro já estão acessíveis e indicam uma leve recuperação do setor, com um aumento de 2,2% em fevereiro, em comparação com uma queda de 5,1% no volume de vendas em janeiro. Uma pesquisa da Abrasel já apontava essa recuperação, especialmente devido ao Carnaval: 40% das empresas que abriram durante o feriado deste ano tiveram um faturamento superior ao do Carnaval do ano anterior.
Foto: Shutterstock.com