Pesquisar
Close this search box.
/
/
A sustentabilidade é uma questão de sobrevivência

A sustentabilidade é uma questão de sobrevivência

Os consumidores buscam, cada vez mais, por empresas que pensem na sustentabilidade como primeiro plano; e os investidores também

“No momento em que vivemos, o individualismo é colocado em jogo. Hoje, não tem como a gente viver no ecossistema se a gente não pensar na nossa convivência em grupo, com a sociedade.” Com essa frase, Luiz Grilo, CEO da Residuall, iniciou o painel “Os novos extremos da sustentabilidade: o hiper-ecológico X o hiper-individualista” do CONAREC 2020.

Luiz traz a visão de que, a cada dia, as pessoas estão mais conscientes e ativistas, o que tem potencializado mudanças que estamos vivenciando. Se há alguns anos a sustentabilidade era um tema pouco debatido e distante das empresas, hoje ela faz parte das estratégias e mostra para o mercado o quão saudável uma marca é, influenciando, inclusive, investimentos.

A visão é corroborada por Maya Colombani, diretora de inovação e sustentabilidade da L’oreal Brasil. “Já observamos em escala mundial uma geração que traz um ativismo muito positivo e está começando a falar mais alto. Começamos a ver fundos de investimentos que não querem mais investir em negócios que não são sustentáveis, que não se preocupam com as mudanças climáticas ou com a inclusão de comunidades. Quem vai de encontro está negando a realidade”, afirma. Maya ainda completa para deixar claro a importância do assunto: “Se o planeta fracassa, nosso negócio fracassa”.

Valeria Michel, diretora de sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul explica que quando se trata de sustentabilidade na indústria, é preciso pensar na cadeia de negócios como um todo. “A gente quer que os consumidores tenham acesso aos alimentos de maneira segura e sustentável, para isso as parcerias são fundamentais. No nosso caso, por exemplo, temos parceria com os nossos fornecedores de matéria-prima: um dos nossos principais produtos são as caixinhas longa vida e a Kablin, que é nosso fornecedor de papel, é um dos nossos parceiros na reciclagem pós-consumo. A nossa responsabilidade não acaba na hora que o alimento chega na mesa do consumidor, ela continua depois do consumo. A colaboração é fundamental”, afirma.

O poder do consumidor

“Eu vejo que o consumidor tem adotado um papel cada vez mais de fiscalizador, tanto das ações positivas quanto das negativas das empresas”, afirma Luiz Grilo ao perguntar a visão de Maya e Valéria sobre o consumidor que está ganhando mais voz.

Maya afirma que hoje, o que o consumidor quer é transparência, não perfeição. “As empresas, todas elas, precisam ser transparentes sobre os seus desafios na questão da sustentabilidade e sobre o que fazem bem. O consumidor hoje não olha a sustentabilidade apenas para comprar um produto, mas para trabalhar na empresa também. Um colaborador que acha que a empresa não tem propósito, não fica nela. Hoje a L’oreal está em contato constante com o consumidor para entender onde melhorar.”

Na Tetra Pak a estratégia é manter um diálogo constante com o consumidor, com a comunidade e com o planeta por meio de pesquisas realizadas constantemente.

“O consumidor tem um poder gigante, nem todos sabem disso, mas é ele que pode direcionar, através das suas escolhas, para que lado as empresas vão. Trabalhamos há mais de 25 anos com sustentabilidade, o que mudou é que a população está demandando ainda mais as questões de sustentabilidade e nós, como empresa, temos que direcionar os nossos esforços para isso”, afirma Valeria.

Nesse sentido, Luiz afirma: “Sustentabilidade parou de ser gasto e passou a ser um investimento”.


+ CONAREC 2020 

A distância entre saúde e bem-estar no pós-pandemia

Os caminhos do trade marketing na era phygital

Lobalização x globalização: como as empresas devem agir?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]