Pesquisar
Close this search box.
/
/
Os caminhos do trade marketing na era phygital

Os caminhos do trade marketing na era phygital

Grandes nomes do mercado discutem as estratégias para ter sucesso nas vendas no pós-pandemia

O trade marketing é fundamental para diferenciar os produtos e aumentar as vendas, permitindo que as empresas se adequem as transformações do mercado e de comportamento dos consumidores. Com as mudanças aceleradas trazidas pela pandemia, a estratégia que ajuda a entender hábitos se tornou ainda mais importante – e precisou se voltar para o comércio eletrônico.

Nos meses de isolamento social, o crescimento do e-commerce e dos marketplaces foi maior do que o esperado para alguns anos. Nesse cenário, como se aplica o trade marketing? Quando adaptada ao novo normal phygital, a estratégia pode trazer bons retornos para as organizações.

Esse foi o assunto do painel A reinvenção do Trade Marketing: Identificando os gatilhos que geram mais vendas, do CONAREC 2020. A conversa sobre a estratégia para garantir melhores resultados de venda teve mediação de Tania Zahar Miné, professora da ESPM e especialista em marketing, trade Marketing e vendas, e participação de Marcelo Petercem, managing director do iProspect; Marcelo Albertotti, diretor de marketing da Hypera Pharma; e Raphael Vianna, Head de Mídia e E-commerce da Seara.

O mundo é phygital

Questionado por Tania Zahar sobre como as empresas estão fazendo o mapeamento da jornada do consumidor no cenário mais phygital, Marcelo Albertotti, da Hypera Pharma, conta que o maior desafio tem sido trazer os dados do físico e do digital para uma visão central e única.

Petercem, da iProspect, concorda e afirma: “Um fator muito relevante quando se fala de jornada é a informação que temos para melhor entender como é a jornada física do consumidor. Se não houver uma relação com o cliente em meios digitais, dificilmente, a empresa terá a mesma disponibilidade de informação”.

Raphael Vianna, da Seara, fala sobre a forma ideal para entender as informações do consumidor. “Antes de olharmos para o consumidor, devemos olhar para nossa execução no ponto de venda digital”, diz. “O principal é termos produto, conteúdo e um preço competitivo no e-commerce para converter”, completa.

Dessa forma, o digital se torna o centro de tudo. Para Albertotti, o cenário de transformação digital deve estar diretamente ligado com a tomada de decisões das empresas. “A jornada do cliente começa passar por uma transformação que não imaginávamos. O processo de tomada de decisões é outro. Vemos as vendas no mercado digital dobrar”, diz. Assim, empresas que estão investindo em plataformas digitais conseguem uma maior interação com o cliente e, consequentemente, conseguem lucrar.

Data Analytics

Na era em que os universos físico e digital se complementam, os dados ganharam – ainda mais -espaço. As empresas experimentam hoje um aumento no volume de dados que já era alto. Há um movimento de aceleração dos processos de avaliação, mapeamento e engajamento do consumidor no online.

É exatamente este volume no processo de análise de informações que é problematizado por Tania Miné: “O Trade Marketing sempre teve muita informação, mas a informação que temos agora talvez não esteja organizada, acessível e integrada”, afirma a mediadora do painel.

Sobre o impacto do data analytics no trade marketing, Petercem afirma que é necessário priorizar para melhorar a integração. “Acho que o desafio é priorizar players, priorizar informações e o que se quer fazer com cada um desses dados”, diz.

Um olhar para o futuro

Pensar na jornada do consumidor envolve uma série que fatores que gira em torno da integração. A aceleração dos mecanismos de venda online, o comportamento do consumidor e suas experiências estão sempre em conexão na transformação digital. A competitividade do mercado no novo normal potencializou a ressignificação trade marketing.

Albertotti, da Hypera, acredita que o melhor caminho para o futuro tem como ponto de partida a tomada de atitude. “Olhando para 8 meses atrás quem ganhou foi quem foi ágil, quem teve coragem e saiu na frente”, diz o executivo.

Vianna, defende que a liberdade é o futuro da gestão de negócios de sucesso. “Acredito que em termos de gestão, estamos num momento de mudança do autoritarismo para o termo autoridade. Precisamos sair das gestões verticais e ir para as gestões horizontais com mais liderança e liberdade para errar e acertar”, conclui o Head de Mídia e E-commerce da Seara.


+ CONAREC 2020

Novos caminhos para conectar empresas e clientes

O atendimento multicanal como estratégia para elevar a experiência do cliente

Lobalização x globalização: como as empresas devem agir?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]