/
/
A distância entre saúde e bem-estar no pós-pandemia

A distância entre saúde e bem-estar no pós-pandemia

Isoladas dentro de casa para se proteger do coronavírus, as pessoas precisaram dar uma atenção maior para o bem-estar

O surgimento da pandemia do novo coronavírus voltou a atenção da maioria dos brasileiros para a questão da saúde. De uma hora para outra, o comércio fechou e as pessoas começaram a ficar em casa com o intuito de se proteger do vírus. Ao mesmo tempo, com tantas mudanças, o bem-estar passou a ser muito pautado, pensando nos impactos das mudanças e do isolamento social nas pessoas.

O painel “Uma reflexão necessária: Como reduzir a distância entre saúde e bem-estar em um país como o Brasil?”, do CONAREC 2020, discutiu o tema e contou com a mediação de Cadu Lemos, Sócio Fundador do Projeto Flow. Participaram da conversa Tatiana Pimenta, CEO da Vittude, William Malfatti, diretor de relacionamento com clientes, marketing e comunicação do Grupo Fleury e Marcio Alessandro Cardoso, médico e diretor do Portal Telemedicina.

Saúde e tecnologia

No momento de pandemia, o vírus ainda é o protagonista, mas a tecnologia tem ajudado a enfrentá-lo melhor. “O uso da tecnologia se faz necessário para que o maior número de pessoas tenha acesso aos serviços de saúde”, diz Tatiana Pimenta, da Vittude.

Para William Malfatti, o uso da telemedicina tem avançado na eficiência dos processos de acompanhamento remoto a pacientes. “A telemedicina não pode substituir o atendimento físico, mas deve servir como serviço de apoio para a democratização do acesso à medicina”, diz o diretor de relacionamento com clientes, marketing e comunicação do Grupo Fleury.

No modelo antigo, muitos atendimentos presenciais e mais custosos eram desnecessários. Com o novo modelo da telemedicina, é possível fazer uma triagem e atender os pacientes da forma mais eficiente.

Mas, quando se fala de democratização da saúde, também é preciso falar sobre acessibilidade. Marcio Alessandro Cardoso fala sobre o trabalho realizado pelo Portal Telemedicina que tem viabilizado o acesso à saúde em 300 municípios do Brasil e da Angola para garantir a melhoria de qualidade de assistência à distância. “Hoje, a telemedicina tem que vir com o conceito de levar o acesso com diminuição de custo. Em alguns lugares do mundo, o número de consultas por telemedicina aumentou mais de 300 vezes”, afirma.

A importância do bem-estar

Tatiana Pimenta, CEO da Vittude – rede referência em Psicologia Online no Brasil – alerta para outros problemas além dos enfrentados pela pandemia. “Estamos diante de uma pandemia de coronavírus, mas vamos viver uma epidemia de adoecimento emocional, então precisamos cuidar disso”, afirma.

Depois de um tempo do início do isolamento social, termos como “saúde mental” passaram a ser muito buscados e comentados na internet. Tatiana afirma que isso ganhou atenção também das empresas: “Saúde e bem-estar ganharam prioridade na pauta das lideranças, já que isso impacta no resultado das organizações”. “As empresas se deram conta do quão relevante é a saúde mental agora com o surgimento da pandemia, principalmente pela necessidade do trabalho remoto”, afirma.

William Malfatti traz um dado que mostra como outras doenças, além da Covid-19, devem ganhar atenção. “Em meados de abril e maio, houve crescimento em oito vezes no número de acidentes cardiovasculares nos EUA”, afirma o diretor de relacionamento com clientes, marketing e comunicação do Grupo Fleury.

Mas, afinal, é possível reduzir a distância entre saúde e bem-estar no Brasil? Pimenta considera a tecnologia o fio condutor para isso. “A tecnologia serve para encurtar distâncias e facilitar o acesso à medicina”, afirma.

Para Cardoso, a pandemia desencadeou uma série de mudanças na vida e na estrutura da saúde no País. “Essa pandemia trouxe uma visão clara que precisamos mudar. A tecnologia colocou as pessoas no centro de tudo dentro do processo da saúde”, conclui o diretor do Portal Telemedicina.


+ CONAREC 2020

Os impactos do distanciamento social nas tendências de consumo

O atendimento multicanal como estratégia para elevar a experiência do cliente

A pandemia fará o transporte individual renascer?

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]