Pesquisar
Close this search box.
/
/
7 Passos para aumentar a produtividade de sua empresa

7 Passos para aumentar a produtividade de sua empresa

Consultor dá dicas para pequenas e médias empresas se tornarem mais competitivas no mercado

Em tempos de crise, muito se fala sobre como as pequenas e médias empresas podem crescer e superar as dificuldades desse período. Mas, independentemente do momento econômico, planejamento é essencial para que uma empresa tenha sempre um bom desempenho. Levando em conta algumas dicas e considerações e adaptando-as à realidade de cada companhia, é possível obter bons resultados.

Leia também:
Está lento no pós-férias? 10 Apps para aumentar sua produtividade 

?Diagnosticar a situação atual da empresa, ter mecanismos de fiscalização e controle, além de estratégias e planos de ação a serem colocadas em prática, fazem toda a diferença para uma empresa. Esses itens colaboram para que ela sobreviva e enfrente dificuldades que são comuns a muitas PMEs e possa dar um salto de crescimento?, explica Adriano Stringher, sócio da S&H Consultoria Financeira.

Conheça algumas das práticas que podem fazer a diferença de acordo com Adriano.

1. Criação de um conselho consultivo. As pequenas e médias empresas podem instituir um grupo de profissionais composto por pessoas experientes para que atuem em diferentes áreas e ajudem na resolução de problemas, orientem estratégias de negócios, capacitem aportes financeiros e colaborem para o crescimento da empresa.

2. Identificação de oportunidades de melhoria. Se é necessário cortar custos, demitir não é necessariamente a melhor opção. A empresa deve identificar e valorizar as áreas e atividades que apresentam um bom desempenho (e, se possível, que tenham baixo custo) e mudar as práticas das que não vão bem e que oneram o caixa da companhia.

Leia também:
7 lições de um jogador de poker para produtividade

3. Criação de mecanismos para acompanhamento das ações. Os gestores devem sempre rever as operações de forma detalhada em média a cada dois anos para assim identificar oportunidades e riscos e se prevenir. Entre elas está a elaboração de orçamentos anuais e planejamentos que contemplem 3 a 5 anos. Neles devem constar a análise e projeção de receitas, despesas e investimentos de acordo com o período que deseja analisar, como os citados acima.

4. Entendimento claro do negócio e planejamento. Realizar uma análise histórica e compreender qual o seu objetivo é de grande importância. Para auxiliar na tomada de decisões sobre o negócio, os gestores podem elaborar um plano orçamentário completo com estratégias, ações e metas a curto e longo prazo.

5. Visão segmentada sobre a empresa. Além das diferentes unidades de negócios e novos investimentos, os gestores também devem estar atentos a todas as áreas, estrutura física, recursos humanos, serviços terceirizados e tecnologias, levando em consideração as particularidades de cada um.

6. Gestão consciente das funções de cada funcionário. Os líderes devem verificar a produtividade de cada grupo e identificar a necessidade de cada um para a empresa. Investir em treinamentos, capacitações e apostar na evolução dos colaboradores é uma maneira de conquistar bons resultados com diminuição de custos a longo prazo.

7. Atendimento personalizado ao cliente. A empresa deve entender o que o seu público-alvo espera dele, quais são seus objetivos e que tipo de estratégia é mais adequada a cada um.

Leia também:
A palavra do momento é produtividade 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]