Pesquisar
Close this search box.
/
/
Produtividade no home office: aplicativos prometem alavancar rendimento

Produtividade no home office: aplicativos prometem alavancar rendimento

A procura por apps de produtividade nunca foi tão grande como durante a pandemia. Mas, será que eles ajudam mesmo?

O home office veio mesmo para ficar. Pelo menos em sua forma híbrida, como sugere a 14ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), que revelou que 91% dos profissionais entrevistados acreditam que o futuro do trabalho será revezado entre dias presenciais e remotos. Contudo, como manter a produtividade lá em cima quando a saúde mental e a organização em casa carecem de ajuda?

A tecnologia parece ser a resposta como grande aliada dessa nova forma de trabalho. Isso porque, somente entre 14 a 21 de março de 2020, os aplicativos de produtividade no trabalho superaram 62 milhões de downloads nas lojas de aplicativos.

De acordo com dados do App Annie, que analisa o mercado mobile, houve um aumento de 45% se comparado com o resultado da semana anterior na época, e de 90% em relação à média semanal de downloads desses aplicativos em 2019.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Apps de produtividade: como podem ajudar

Trello

produtividade
O Trello é uma ferramenta colaborativa e grátis que permite organizar projetos.

O Trello é uma ferramenta colaborativa e grátis que permite organizar projetos. A ferramenta se baseia no uso de quadros virtuais. Cada quadro, com o nome de um projeto, pode reunir diversas listas com cartões de tarefas e informações dispostos vertical e horizontalmente. O usuário entra com seu login e a sua senha e entra diretamente na sua área de trabalho personalizada, visualizando todos os seus projetos.

É possível incluir nos cartões anexos, links, imagens e definir data e horário para a execução das tarefas listadas, checklists, etc. Também é possível mover os cartões para outras listas conforme as tarefas estão sendo realizadas e incluir etiquetas coloridas para facilitar a visualização do andamento das atividades.

O sistema ainda envia notificações em tempo real por e-mail ou push-up para o grupo caso algo for acrescentado ou modificado no quadro. Sua flexibilidade permite separar em etapas bem definidas as tarefas, auxiliando seus usuários no gerenciamento do tempo e das atividades. Conta com versão básica gratuita e a business, ao preço de $12.50 mensais.

Para Wanessa Ferrari, gerente de projetos na Mali Content, o app é fundamental para manter a organização da equipe. “A equipe é formada por mais de 20 pessoas, todas em home office, e cada uma é peça fundamental para o andamento dos projetos. Com o app conseguimos reunir todas essas peças em um só lugar, além de facilitar a aprovação de conteúdos com nossos clientes”, enfatiza.

Asana

Produtividade
O Asana é um sistema de gerenciamento de projetos que permite que os membros da equipe fiquem sincronizados uns com os outros em tempo real.

O Asana é um sistema de gerenciamento de projetos que permite que os membros da equipe fiquem sincronizados uns com os outros em tempo real. O app facilita a conclusão de metas por meio de um modelo de gráfico de trabalho completo com cronogramas, rastreamento, automação e fluxos de trabalho.

Uma ampla variedade de ferramentas está disponível para gerenciamento e aprimoramento de projetos, como tickets, mensagens, arquivos e outros anexos.

O rastreamento em tempo real das metas e marcos importantes da empresa, juntamente com o compartilhamento seguro de informações, permite uma melhor sinergia de trabalho e melhor gerenciamento de projetos.

Conta com a versão básica gratuita, além da premium, que abre mais funcionalidades, e a business, para empresas que precisam gerenciar múltiplas iniciativas.

Pomofocus

Produtividade
Este app é um temporizador pomodoro personalizável que funciona no navegador desktop e também para celulares nas versões iOS e Android.

Este app é um temporizador pomodoro personalizável que funciona no navegador desktop e também para celulares nas versões iOS e Android.

O objetivo deste aplicativo é ajudar na concentração em qualquer tarefa que uma pessoa esteja trabalhando. Este aplicativo é inspirado na Técnica Pomodoro, que é um método de gerenciamento de tempo.

Essa técnica usa um cronômetro para dividir o trabalho em intervalos, tradicionalmente de 25 minutos de duração, separados por pequenos intervalos.

Com um design responsivo que funciona com desktop e celular, o app aposta na transição de cores para alternar o humor entre o tempo de trabalho e o tempo de descanso.

Também conta com notificação de áudio no final de um período de cronômetro e com intervalos de cronômetro personalizáveis para atender às preferências do usuário.

A arquiteta Stéfanie Lanza, da NS Arquitetura, garante que essas programações tem ajudado no dia a dia de trabalho em casa:

“Tendo que lidar com várias demandas em casa ao mesmo tempo, o app me ajuda a organizar esse ritmo. Quando eu coloco o cronômetro, já me programo para render ao máximo dentro daquele período. Nos intervalos programados, posso resolver as coisas da casa e cuidar de mim também, com coisas simples, como tomar um copo de água ou fazer uma pausa para um lanche”, comenta.

Happify

Produtividade
O app proporciona atividades, exercícios e jogos rápidos para aumentar os níveis de felicidade.

Para promover a saúde mental no home office e com o intuito de ajudar as pessoas a assumir o controle de seus pensamentos e sentimentos, este app, disponível para iOS, Android e desktop, traz ferramentas e programas desenvolvidos por cientistas e especialistas nos campos da psicologia positiva, mindfulness e terapia cognitivo-comportamental.

O app proporciona atividades, exercícios e jogos rápidos para aumentar os níveis de felicidade.

Os desenvolvedores afirmam que 86% dos usuários se sentem mais felizes em dois meses de utilização do programa. O app também oferece meditações guiadas e rastreadores de progresso.

Forest

Produtividade
O Forest está disponível para iOS (R$ 10,90), Android (gratuito) e também em formato de extensão do Google Chrome.

Com a missão de ajudar os usuários a manter o foco, este app ajuda o usuário a gerenciar seu tempo e se tornar menos dependente de seu celular de uma forma divertida, com elementos de gamificação.

Leia mais: A gamificação no tratamento e na reabilitação dos pacientes

Ao passar um tempo longe de seu celular, o usuário cultiva árvores virtuais e ganha moedas. Essas moedas podem ser usadas para plantar árvores reais, já que o Forest mantém parceria com uma organização de plantação de árvores reais, a Trees for the Future.

Sendo assim, quando os usuários gastam as moedas virtuais que ganham no app, a equipe Forest doa ao projeto parceiro e cria ordens de plantio. Até o momento, já foram plantadas 1.172.963 árvores em cinco países da África.

O Forest está disponível para iOS (R$ 10,90), Android (gratuito) e também em formato de extensão do Google Chrome.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Por que é preciso ter um olhar estratégico sobre o modelo de home office

Retorno ao trabalho presencial depende de adaptação dos colaboradores

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]