Pesquisar
Close this search box.
/
/
Qual será o impacto da tecnologia 5G para o varejo?

Qual será o impacto da tecnologia 5G para o varejo?

Nova rede deve aumentar aplicação de inteligência artificial e internet das coisas, alavancando o resultado das lojas que proporcionarem experiências de compra ainda mais personalizadas para seus consumidores

Prevista para acontecer até o segundo semestre de 2022, segundo a Anatel, a chegada da tecnologia 5G no país tem gerado grande expectativa, prometendo revolucionar o varejo e as relações sociais. O uso da nova rede deve gerar experiências de compra ainda mais completas e diferenciadas.

“Para o consumidor, a vantagem será óbvia, ligada a uma experiência de consumo mais eficiente. E para os varejistas, o 5G será crucial no crescimento da aplicação de inteligência artificial (IA) e da internet das coisas (IoT) no negócio, que podem dar origem a novas oportunidades”, pontua Gustavo Pisani, diretor de varejo no Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas.

Países da Ásia já usufruem da tecnologia e seguem sendo referência em varejo no mundo. A China, por exemplo, constatou em outubro de 2021 um aumento nas vendas de 4,9%, superando as expectativas que eram de 3,5% — o país lidera a corrida de implantação do 5G e já possui cerca de 350 cidades com a nova rede em operação, segundo dados do próprio governo.

Leia mai: Tecnologia: as 10 propostas mais inovadoras de 2022, segundo o MIT Technology Review

O cenário brasileiro

No Brasil, estima-se um aumento de 3,8% nas vendas do varejo em 2022, de acordo com relatório da EMIS, plataforma digital do Grupo ISI Emerging Markets. E os resultados individuais de cada negócio podem ser alavancados com as oportunidades trazidas pelo 5G.

“O varejista poderá usufruir em mais profundidade e com mais qualidade de recursos, como a realidade virtual ou aumentada, lives commerce, lives marketing e o metaverso. Esse é o momento de se manter antenado nas tendências e possibilidades, e identificar caminhos estratégicos para cada negócio, conforme o público-alvo, para potencializar resultados com as novas facilidades trazidas pelo 5G”, pontua o especialista.

A melhora na conectividade e na capacidade de transferência de dados afetará de forma positiva também etapas burocráticas da jornada de compra, como o pagamento, por exemplo – páginas que demoram a carregar, especialmente no checkout, podem aumentar em 75% o abandono de carrinhos de compras, segundo a ReadyCloud.

“As vantagens do 5G não se referem apenas aos recursos tecnológicos avançados que podem revolucionar a experiência de consumo, como a realidade virtual e o metaverso. Detalhes simples como a velocidade na hora de efetuar um pagamento também impactam a experiência do cliente e sua fidelização, e podem se tornar ainda melhores no cenário pós 5G, com soluções de biometria e reconhecimento facial”, avalia o diretor de varejo do Grupo FCamara.

O especialista acrescenta que a omnicanalidade deve ser otimizada com a chegada da nova rede, aprimorando a integração entre canais físicos e digitais de atendimento e venda, ou seja, fortalecendo o conceito de phygital, de modo a se ancorar nas tecnologias para construir estratégias, produzir insights e compreender as necessidades dos usuários quase que em tempo real. Se desatualizar não é mais uma opção.

Leia mais: Como o 5G poderá auxiliar na automação da indústria e de setores de base

“O consumidor de hoje é exigente e imediatista, e prioriza uma experiência positiva e completa de consumo. Os varejistas que demonstrarem maior entrega ao novo cenário e às possibilidades que serão abertas tendem a ser aqueles que mais terão resultados, tanto em vendas, quanto na satisfação e fidelização dos seus consumidores”, comenta.

“Nos projetos feitos pela FCamara com os seus parceiros, nos deparamos diariamente com intenções de integração do físico e digital, e o 5G será bom para gerar mais qualidade, velocidade e conexões através de dinâmicas que tornem a experiência mais real e semelhante à física, facilitando o nosso trabalho e tornando ele cada vez mais potente, sem riscos de instabilidade, gerando portanto, compras mais satisfatórias”, completa Gustavo Pisani.

O que esperar da tecnologia 5G e a evolução do mercado

Em relação à tecnologia 5G, de acordo com o diretor de varejo do Grupo FCamara, os clientes podem criar expectativas quanto a novas formas e experiências de compra, que vão desde ser auxiliado por uma IA na aquisição do presente de aniversário de uma pessoa às melhorias implementadas nos processos logísticos e operacionais que entregarão produtos de maneiras ágeis e com cada vez mais qualidade.

Já para as marcas, a implementação de soluções de IoT e IA podem fornecer informações valiosas: torna-se primordial tirar as ideias do papel e colocar algoritmos e sistemas em prática. “Tais soluções podem facilitar as experiências simplificadas dos clientes e, ao mesmo tempo, ampliar os lucros. Com soluções típicas de IoT e IA, os varejistas estão digitalizando suas lojas tendem a ter um retorno sobre o investimento (ROI) imenso, de melhor eficiência na cadeia de suprimentos, aumento de conversões de marketing e muito mais”, exemplifica Gustavo Pisani.

“Consequentemente, fica claro que as tecnologias habilitadas têm o poder de aprimorar a experiência do cliente e aumentar a fidelidade à marca”, salienta.

Para o especialista, a inovação é uma faca de dois gumes e os resultados são misturas de várias coisas. Embora muitas aplicações de IA e IoT tenham gerado aumento no ROI – outras foram tentadas e falharam em atender às expectativas, esclarecendo barreiras que ainda precisam ser superadas antes que essas inovações se tornem impulsionadoras da indústria.

Portanto, é imprescindível possuir um parceiro de negócios que tenha a expertise e os conhecimentos necessários para mostrar a direção certa a ser seguida e, junto a ele, colher os frutos positivos de uma inovação bem sucedida, com foco em personalização – um dos principais elementos visados pelos consumidores nos últimos tempos.

É hora de inovar para atender com qualidade e rapidez. E o 5G está aí para impulsionar esse fenômeno.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente 


+Notícias

Como os bancos estão se preparando para o metaverso? 

Fazer supermercado online supera compras físicas 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]