/
/
5 tendências de comportamento em 2020

5 tendências de comportamento em 2020

Veja cinco tendências e oportunidades que podem fazer diferença para os consumidores e marcas em 2020

A TrendWatching listou cinco tendências de consumo que prometem estar presentes em 2020. Os temas podem ajudar os consumidores em seu planejamento e gerar oportunidade para criar novos produtos, serviços e campanhas, além de ajudar em um bom relacionamento. Confira quais são:

Pressão sustentável


O mundo está em busca por um consumo mais sustentável há mais de uma década. No entanto, essa busca está chegando a um momento: a evolução do eco-consumo como peça de status.
A Adidas, por exemplo, em 2008, firmou parceria com a Parley for the Oceans para produzir uma linha de tênis de edição limitada feita de plástico oceânico reciclado. Apenas 50 pares foram feitos. Já em 2019, a empresa fez 11 milhões de pares de tênis de plástico oceânicos.

“Quando as alternativas sustentáveis ??são difundidas, acessíveis e tão boas ou melhores quanto a opção herdada, o eco-consumo se torna menos sobre o status de entrada e mais sobre a vergonha de sair. É por isso que, em 2020, milhões de consumidores buscarão produtos, serviços e experiências que os ajudem a aliviar a crescente eco-vergonha.”

Chegamos na era do sofisticado e raro ao acessível e difundido. E quais são as expectativas para o próximo ano? Uma mudança moral para os consumidores. Pois quando as alternativas ecológicas são tão disponíveis e acessíveis quanto as outras, não há razão para não escolhê-las.

Inteligência Artificial


As marcas estão assumindo uma nova forma em meio ao avanço digital. Como prova disso, o ramo de influenciadores virtuais vem crescendo consideravelmente no mercado.
Este ano uma agência de notícias chinesa lançou sua segunda âncora virtual de notícias. Outro exemplo é a Lil Miquela, uma influenciadora virtual do Instagram, que estrelou ao lado da supermodelo Bela Hadid em uma campanha da Calvin Klein .

“O cenário da mídia continua fragmentado. Canais digitais se multiplicam. Uma oportunidade? Em 2020, os consumidores prestarão mais atenção às marcas que se incorporam por meio de novos personagens e avatares virtuais, permitindo que eles habitem os canais digitais de maneiras mais ricas, imersivas e humanas.”

Cada vez mais os consumidores estão se acostumando a relacionamentos significativos com entidades movidas a Inteligência artificial, e essa tendência deve crescer ainda mais em 2020.


Relevância como serviço

Em uma década sob demanda e necessidade de ter tudo como serviço o significado de conveniência começa a mudar para milhões de pessoas em todo o mundo.

“Em 2020, os consumidores preparados para serviços digitais em constante evolução e espaços físicos inteligentes – e acostumados à ultra-conveniência de ‘tudo como serviço’ – esperarão cada vez mais a relevância como serviço também. Isso significa serviços e experiências que se adaptam constantemente às novas necessidades do usuário.”

Essa tendência é baseada em uma verdade humana: as pessoas estão sempre em um estado de fluxo, buscando um verdadeiro ajuste perfeito em meios a adaptação.

Um bom relacionamento


Marcas inteligentes vão correr para ajudar as que passam dificuldades. A ação serve como uma oportunidade para inovação, aprendizagem e melhorar o relacionamento com consumidores.

“A pressão constante de pegar fogo o tempo todo – pessoal e profissionalmente – está causando muitas reservas mentais e físicas. Em meio a um foco crescente no bem-estar, os indivíduos estão enfrentando o impacto de estilos de vida sempre ativos. Em 2020, esses consumidores buscarão as marcas para ajudá-los a combater essa queimadura.”

É importante que as empresas prezem pelo bem-estar mental de seus funcionários e as melhores organizações reconhecerão essa nova realidade e reorientarão sua cultura interna em torno dela.

Conexões significativas


O futuro das redes sociais será feito de conexões significativas. As mídias cresceram em um nível que causou pontos positivos e negativos, e geralmente as plataformas se preocupam apenas em manter os seus “usuários viciados”.

Atualmente muitas redes estão sendo dominadas por maus internautas e é impossível ignorar as evidências de um cenário tóxico de bullying e assédio que tem abastecido as plataformas.

A previsão é que essa situação melhore no próximo ano e que os usuários estejam cada vez mais interessados em acompanhar conteúdos relevantes e não apenas entretenimento.

“Em 2020, os consumidores buscarão um antídoto para vastas e tóxicas comunidades online e plataformas de mídia social. Eles abraçarão espaços digitais menores e mais íntimos que facilitam conexões respeitosas e significativas, permitem que eles interajam com colegas que pensam da mesma forma e que realmente sejam eles mesmos.”


LEIA MAIS

Selfies matam mais pessoas a cada ano

50% dos brasileiros querem abrir seu próprio negócio em cinco anos

O problema de gênero nos assistentes de voz


 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]