?Há dois fatores essenciais que ditam o ritmo da transformação que vem acontecendo: a convergência viabilizada pela internet e a mobilidade”, disse Jean Klaumman, VP de operações da Linx. É a tecnologia que tem pautado as empresas e, no caso do varejo, tem ajudado a elevar a experiência do cliente.
“Hoje, o consumidor quer interagir com as marcas, consumir conteúdo e realizar suas compras independentemente do canal ou dispositivo escolhidos? afirmou Klaumman. Diante desse cenário, o executivo listou cinco tendências tecnológicas que estão pautando o setor.
Elas já estão na boca dos varejistas, mas não necessariamente estão aplicadas de maneira efetiva. A questão é que a aplicação delas não têm volta – não importa o tempo que demore para que elas sejam aplicadas.
1.iBeacon: sensor que transmite dados via Bluetooth, é um exemplo dessas tecnologias essenciais para o varejista. Com uma rede de beacons, por exemplo, qualquer marca, varejista, aplicativo ou plataforma pode entender exatamente onde um consumidor
está no ambiente físico. Quando um cliente se aproxima da vitrine, e o ibeacon reconhece que aquele consumidor está interessado em determinado produto, o lojista pode sugerir promoções específicas pra aquele cliente, como base no histórico do interesse de compra dele. Isso promove a oportunidade de vender ao consumidor considerando o contexto no qual ele está inserido e mostrando a ele propagandas e promoções com mais significado.
2. RFID: sistema de identificação de mercadorias via rádio frequência que proporciona agilidade na gestão do estoque. No varejo, o controle da movimentação das mercadorias no estoque e nas lojas é ponto crucial para a lucratividade da empresa. Essa tecnologia está presente em todas as fases da venda, desde a saída do produto do estoque, pagamento da peça ? caixas de autoatendimento ? e na troca da peça, quando necessário.
3. OmniChannel: conceito que integra e organiza todas as soluções tecnológicas e informações do varejista, independentemente do canal de venda, é outra ferramenta indispensável, contribuindo para uma experiência positiva de consumo, seja on ou off-
line. Hoje em dia as lojas se tornaram um espaço de conexão e experiência, com o conceito de Omni Chanel é possível ter redução na porcentagem das rupturas de venda, pois você tem diversos canais da loja integrados.
4. Mapa de Calor: tecnologia que auxilia o varejista, via sensores de calor, a identificar quais locais da loja estão sendo mais procurados pelo cliente, assim o varejista consegue identificar quais são os produtos que estão atraindo mais clientes e quais produtos são menos atrativos. Como mapa de calor o varejista também consegue mapear todas as suas franquias, identificando quais lojas recebem mais clientes e quais produtos estão chamando mais atenção na vitrine.
5. Mobilidade: possibilita experiência única de compra para o consumidor. Por meio de smartphone ou tablets, clientes podem ser atendidos de forma rápida e personalizada, sem filas e com muito mais interação. Catálogos virtuais, lookbook interativo e diversos aplicativos que descomplicam a compra são ferramentas de fidelização essenciais para o
varejista. Soluções em mobilidade trazem eficiência para o consumidor e para o vendedor, descomplicando o dia a dia das lojas.
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