A Óticas Carol, uma das principais redes de lojas de óculos do País, investiu cerca de R$ 45 mil para implementar a tecnologia RFID (Identificação por Rádio Frequência) em suas cinco lojas próprias. Com a ferramenta, a empresa automatizou o estoque, ampliou em mais de 50% sua eficiência operacional e aperfeiçoou o controle de segurança para evitar perdas.
A implementação, realizada pela Vip-Systems, começou em 2014, e depois de testar e aprimorar o uso nas lojas próprias, a intenção é estender seus benefícios aos 299 franqueados da rede em todo o Brasil.
O RFID é um sistema de identificação por rádio frequência utilizado para identificar, rastrear e gerenciar desde produtos, objetos e documentos até pessoas e animais, e funciona por meio de etiquetas com chips encapsulados, controlados por ondas eletromagnéticas que são enviadas para antenas externas e recebidas ao serem ativados os leitores do código.
?Esta tecnologia tem a capacidade de ler e gravar informações que permitem identificar um produto de forma única e em série, o que torna mais rápido o rastreamento de produtos (controle de lotes, datas de validade etc), além de garantir a identificação de uma peça de forma inequívoca, evitando pirataria?, afirmou Maurício Ferrante, diretor Comercial e de Operações da Óticas Carol.
Com essa ferramenta também é possível saber quantas vezes um produto foi retirado do expositor e não foi comprado, o que gera informações importantes para a tomada de decisão.
A Óticas Carol foi fundada em 1997, possui mais de 700 unidades distribuídas em todo o País. Em 2009, a empresa, que tinha gestão familiar, passou a ser gerenciada por profissionais do mercado e isso fez com que o faturamento aumentasse. A rede fechou o ano passado com receitas de R$ 580 milhões, um crescimento de 32% sobre 2013.
Leia mais: