* Jean Klaumann
Recentemente o conceito de omnichannel chacoalhou o varejo e o que e era tendência virou realidade para alguns varejistas brasileiros. Plataformas integradas, gestão inteligente, promoções assertivas, self check out, customização e uma série de melhorias já fazem parte do dia a dia do consumidor.
Com a retração econômica e o crescimento do varejo abaixo do esperado, as grandes marcas buscam incessantemente alternativas para estar mais próximos de seus clientes, proporcionando a melhor e mais completa experiência de compra, transformando a experiência em venda. O melhor custo benefício continua sendo fator decisivo na escolha do consumidor, mas outros fatores como inovação, conveniência e engajamento com a marca seguem definindo a compra.
Apesar de ser pequeno, o e-commerce vem crescendo rápido e observamos clientes migrando da loja física para a plataforma online e um dos grandes desafios do varejo online é converter tráfego no site em venda. O destaque do e-commerce é a conveniência: aliado a isso, o varejista consegue fluxo diferenciado de uma loja física, pois consegue atingir um público maior. Aliado a esse fator vem a comunicação do e-commerce, que, quando bem feita, converte fluxo em venda. Após a compra, há um segundo trabalho de comunicação que também precisa de atenção: a retenção do cliente para que haja a recompra.
Na loja física, o grande trunfo é o atendimento e a possibilidade de estar em contato com o produto desejado. O Phygital (physical (físico) + digital) une o melhor das duas experiências de compra, é o varejo de forma totalmente integrada. O que importa é a venda e não o canal. Dados apresentados no último Retail BIG Show, em Nova York, apontam que os consumidores convertem 40% mais na loja física quando impactados por essa marca no universo digital.
Phygital é uma experiência totalmente focada no cliente, que liga diretamente o varejista e a marca ao consumidor e não o contrário. Ser um varejista phygital significa estar 100% conectado ao seu consumidor, não importa onde ele estiver, e estar preparado para entregar o que ele deseja, transformando esta compra em uma experiência inovadora, sempre!
* Jean Klaumann é VP de Operações da Linx