O Mercado Livre nunca esteve tão popular no Brasil, a ponto de vários e-commerces abrirem também uma loja neste marketplace virtual. Além da qualidade dos produtos, preços e reputação das empresas, alguns recursos técnicos ajudam a impulsionar vendas, por meio de plataformas que automatizam a gestão. Conheça algumas de suas funcionalidades:
1) Monitoramento de estoque
A integração com dados de inventário no ERP (sistema de gestão) agiliza a geração de anúncios no marketplace. Quando o estoque estiver baixo ou esgotado, o sistema automaticamente realiza uma pausa estratégica na divulgação, para não atrair consumidores interessados em produtos indisponíveis e arriscar a perda de relevância da loja.
2) Variação de anúncios
O cadastro de anúncios via plataforma oferece suporte à segmentação das peças por categorias. Com isso, o sistema exibe automaticamente o banner mais relevante para cada perfil de público pré-definido.
3) Templates customizáveis
Visual atraente é ponto favorável à loja online. Uma plataforma de gestão personaliza até o template do ponto de venda virtual, com layouts específicos para datas comemorativas.
4) Análise da concorrência
Ferramentas de analytics permitem ao vendedor mensurar ações dos concorrentes, bem como monitorar preços e outros dados úteis para a definição de estratégias competitivas.
5) Automação de respostas
Um dos recursos mais utilizados pelos compradores do Mercado Livre é o espaço para o esclarecimento de dúvidas. O relacionamento com possíveis clientes pode ser agilizado com a automação de respostas às perguntas mais frequentes, que beneficiam à loja. Quanto mais rápido o retorno, melhor o posicionamento dos anúncios no Mercado Livre.
*Cyllas Elia é fundador da 00K, plataforma que automatiza a gestão de lojas virtuais
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