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4 dicas para restaurantes fidelizarem seus clientes

4 dicas para restaurantes fidelizarem seus clientes

Com tanta concorrência, como atrair e manter os clientes satisfeitos no ramo de alimentação?

Marck Krauze, um dos idealizadores do app ezmall ? ferramenta de relacionamento entre clientes e donos de restaurantes ? reuniu alguns pontos fundamentais. Confira.

1. Por que fidelizar o cliente?

Porque a disputa pelo cliente hoje é muito agressiva. Então, por que não fidelizar? O gestor ou empresário do ramo pode efetuar ações e oferecer benefícios, praticidade e comodidade, que são novas e boas formas de se aproximar do cliente e mostrar o que o estabelecimento oferece ou faz mais por ele. Você tem boa comida? Bom preço? Espaço confortável e agradável? Seus clientes saem satisfeitos? Ótimo, você é igual a um milhão de outros estabelecimentos. Então, é preciso se diferenciar, oferecer mais ao cliente fiel e atrair muitos outros.

2. Como a tecnologia ajuda?

Muitas casas têm enormes filas nos finais de semana e a maior parte de seus clientes usuais sabe disso. Se eles pudessem acessar a lista de espera e colocar seus nomes nela, mesmo estando em qualquer outro lugar, e saber automaticamente qual é o tempo estimado para serem chamados, rapidamente terão a percepção de que o local oferece mais do que comodidade. E não é só isso. Hoje o usuário tem acesso a todo o cardápio em seu smartphone, pode identificar o estabelecimento mais próximo ou com o menor tempo de espera, enfim, usar uma ferramenta que o ajuda a tomar decisões mais acertadas e de forma mais prática.

3. Como mostrar a importância do marketing de relacionamento para este público?

A questão do relacionamento para um restaurante funciona da mesma forma que para o varejo de forma geral. Você pode oferecer vantagens/ofertas reais aos seus clientes, criar ações que demonstrem a boa vontade do estabelecimento em agradá-lo e tê-lo sempre por perto, fazendo com que ele se sinta importante e reconhecido. O fato é que o público gosta de ser reconhecido e ter a percepção de que o estabelecimento se importa com ele. Ser uma marca ou estabelecimento que seja referência de qualidade, confiabilidade, atitude e serviço é algo que tem um valor imensurável.

4. Como melhorar o movimento?

A propaganda convencional já não resolve mais sozinha e os custos são altos. Além do que, com a chegada dos dispositivos móveis e redes sociais, o público mudou de atitude, passou a agir de forma diferente e interagir socialmente com muito mais velocidade e freqüência. Para um estabelecimento que precisa melhorar o movimento em algum dia específico da semana, por exemplo, por que não reunir seus clientes fiéis, frequentadores assíduos e que estão mais próximos, para um evento exclusivo de degustação de vinhos, cervejas ou até mesmo de novos pratos do cardápio e trocar impressões com os profissionais da casa? O cliente sente-se valorizado ao ser convidado a opinar e entende que o local considera ele um cliente VIP. Isso gera boca a boca, recomendações, movimenta a casa em um dia que normalmente teria pouco movimento e, consequentemente, chama a atenção de outras pessoas que transitam nas proximidades. Mas isso é apenas um exemplo. Essas novas ferramentas permitem que os estabelecimentos que as utilizam criem ações muito mais efetivas, dirigidas e baratas para se comunicar com o seu público.

*Marck Krauze é um dos idealizadores app ezmall

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