Pesquisar
Close this search box.
/
/
O ChatGPT não escreveu este artigo

O ChatGPT não escreveu este artigo

Eu dei os comandos, o bot escreveu, eu revisei… enfim, este é meu primeiro artigo sobre empatia e humanização feito com o auxílio da ferramenta de inteligência artificial que veio para supostamente mudar nossas vidas

Resolvi entrar na onda e testar o assunto do momento. Sempre acreditei no conceito de que a tecnologia veio para complementar, mas procurando entender de que modo podemos usá-la a nosso favor: nos aproximando – não nos afastando dela.

A tecnologia pode ser utilizada para ajudar as pessoas a desenvolver sua empatia – uma habilidade complexa que também pode ser aperfeiçoada por meio de interações pessoais e experiências do mundo real.

Penso que tecnologia e empatia devem estar lado a lado na construção de uma humanização dos dados.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Afinal, a humanização pode perfeitamente coexistir com a tecnologia.

Já falei aqui neste espaço, inclusive, que a tecnologia humanizada vem a ser o caminho mais curto para colocar o consumidor no centro do seu negócio.

Então por que não experimentar uma ferramenta com linguagem humana como o ChatGPT?

Sim, estamos falando do assistente virtual baseado em inteligência artificial que é capaz de responder perguntas e produzir textos, letras de música, poesias, contos, códigos de programação, receitas, etc., além de realizar tarefas e auxiliar em diversas atividades do dia a dia.

Ao usar técnicas de machine learning (aprendizado de máquina), como redes neurais, o ChatGPT é um modelo extremamente avançado de geração de texto e tem potencial para aprimorar os recursos oferecidos por Google, Alexa ou Siri.

Para sabermos diferenciar, a linguagem humana é a forma natural de comunicação utilizada pelos seres humanos, enquanto a linguagem humanizada é uma forma adaptada de comunicação criada pelos seres humanos para se comunicar com outros seres vivos ou dispositivos tecnológicos.

Ao começar minha experiência, resolvi pedir ao bot um artigo empírico como se a inteligência artificial me substituísse na prática.

Eu, autora e estudiosa do tema em empatia, humanização e comportamento, me permiti ser cobaia do meu próprio experimento.

Solicitei ao robô para me dar informações que se conectam e remetem ao tema do meu livro “Empatia, humanização além do marketing”. Vejam o resultado:

Conheça o Mundo do CX

Empatia, humanização além do marketing

Empatia e humanização são conceitos fundamentais que vão muito além do marketing. Ambos se referem à capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender suas emoções, necessidades e perspectivas.

A empatia é uma habilidade essencial para estabelecer relações saudáveis e construir conexões significativas com as pessoas ao nosso redor. Ela nos permite entender melhor as pessoas com quem interagimos e responder de forma apropriada às suas necessidades.

Já a humanização refere-se ao reconhecimento da humanidade em todas as pessoas, independentemente de sua raça, gênero, religião ou orientação sexual. Trata-se de uma abordagem que valoriza a individualidade e as experiências de cada pessoa, buscando compreender e respeitar as diferenças.

Ambos os conceitos são importantes em qualquer área da vida, incluindo nas relações pessoais, no trabalho e na sociedade como um todo. Quando aplicados de forma autêntica e não apenas como estratégia de marketing, a empatia e a humanização ajudam a construir um mundo mais justo, inclusivo e solidário.

O texto, que levou apenas segundos para ser criado, está bem escrito, tem começo, meio e fim, e explica de maneira honesta e correta os conceitos.

Importante ressaltar que os resultados da busca espelham a forma como nós perguntamos e o nosso conhecimento acerca do tópico.

Trata-se de um experimento do quanto a ferramenta é capaz de transmitir o que eu transmito para ela.

Em um primeiro momento, confesso, pode até parecer irônico buscar humanização em uma solução artificial, mas é essa experiência que o ChatGPT entrega: é, de fato, como se fosse uma pessoa de verdade escrevendo.

Contudo, se faz necessário que um ser humano acompanhe, revise e promova um refinamento e uma curadoria do conteúdo gerado. Em resumo: é preciso fazer as perguntas certas.

A tecnologia evoluiu ao ponto de identificar comportamentos, mas o ser humano continua a gerenciar as emoções.

Para mim, o sentimento que prevalece ao assistir à inteligência artificial escrever sobre empatia, uma das matérias sobre as quais me debruço há anos, na minha frente, é de total espanto com a forma extremamente realista com que executa essa conversa.

Ainda mais se pensarmos que o ChatGPT não tem consciência própria!

Saio desse experimento, portanto, fascinada e, ao mesmo tempo, assustada.

Como uma inteligência artificial treinada para processar grandes quantidades de dados e fornecer respostas precisas e úteis, o ChatGPT é fascinante por várias razões:

  1.  Capacidade de aprender: o ChatGPT é treinado em uma vasta quantidade de dados, o que lhe permite aprender continuamente e melhorar suas respostas ao longo do tempo;
  2.  Versatilidade: o ChatGPT pode ser usado para uma ampla gama de tarefas, desde responder a perguntas simples até escrever textos e traduzir idiomas;
  3.  Eficiência: o ChatGPT pode processar grandes quantidades de dados em tempo real, o que o torna uma ferramenta eficiente para uso em várias indústrias e campos, do atendimento ao cliente à pesquisa científica;
  4.  Disponibilidade: o ChatGPT está disponível para uso público, o que significa que qualquer pessoa pode acessá-lo e usá-lo para suas próprias necessidades;
  5.  Potencial: o ChatGPT é apenas uma das muitas inteligências artificiais que estão sendo desenvolvidas atualmente, e suas capacidades e potenciais futuros ainda são desconhecidos.

Como modelo de linguagem, o ChatGPT é capaz de gerar respostas que podem surpreender ou até mesmo assustar seus usuários.

Isso ocorre porque o modelo é treinado em uma enorme quantidade de dados textuais e é capaz de inferir padrões e relações entre as palavras e frases.

Além disso, o ChatGPT pode gerar respostas criativas e inesperadas, o que pode levar os usuários a se sentirem intrigados ou até mesmo surpresos com as respostas que recebem.

Outro fator que pode contribuir para arregalar ainda mais os olhos é a capacidade do ChatGPT de aprender e se adaptar a novas informações, o que permite que ele evolua e melhore continuamente suas respostas.

Entendo que, por enquanto, essa poderosa ferramenta não alcança a mesma qualidade de um conteúdo criado por um ser humano..

Porém, percebo também que o impacto em nossas vidas, muito além do efeito “wow!”, será gigantesco

Depois desse verdadeiro experimento de empatia comigo mesma, fiquei com vontade de utilizar mais a novidade.

Agora, será inevitável dar uma espiadinha no que o bot tem para dizer antes de começar a escrever um artigo ou qualquer outro texto. Pode ser um excelente ponto de partida!

E você – já entrou nesse novo mundo e testou essa grande evolução na relação entre consumidores, empresas e a tecnologia?

O que está esperando?


+ Notícias

Alto escalão das empresas tem dificuldade em compreender termos de cibersegurança

Parcerias ajudam a criar soluções eficientes: o caso de Stone e VHSYS

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]