Pesquisar
Close this search box.
/
/
Profissões do futuro: confira as 10 áreas mais promissoras no setor tecnológico

Profissões do futuro: confira as 10 áreas mais promissoras no setor tecnológico

Com altos salários e uma supervalorização no Brasil, setor tecnológico vira berço para profissões do futuro e promete revolucionar o mercado de trabalho

O que vem a sua mente quando o assunto é “profissões do futuro”? Se você respondeu algo relacionado a área de tecnologia, saiba que está no caminho certo. Este segmento vem crescendo ano a ano e, mesmo em meio a pandemia, sofreu uma alta surpreendente no quesito contratações e se tornou um dos ramos mais visados atualmente.

Segundo uma estimativa feita pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), entre os anos de 2019 a 2024 o Brasil necessitará de aproximadamente 420 mil novos especialistas no setor de tecnologia, o que corrobora para a confirmação dos dados divulgados no último ano pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em conjunto com a Neoway.

Isso porque, segundo o estudo realizado por estas instituições, foram fundadas 85.000 novas empresas de tecnologia somente em 2020, o que equivale a um aumento de 25,1% se comparado ao ano anterior.

Ainda segundo a pesquisa, no primeiro ano de pandemia este segmento obteve um faturamento de 426,9 bilhões de reais se somadas as rendas dos mais de 420 mil negócios contabilizados naquele período, o que equivale a quase 6% do PIB nacional.

Muita coisa, né? O alto desempenho da área desde o início da crise sanitária pode estar atrelado a emergência mundial em adaptar diferentes negócios para o meio digital, por conta do isolamento social e das medidas de restrição.

Com tamanha importância para o universo globalizado, listamos as 10 profissões do futuro que estão intrinsecamente associadas ao ambiente tecnológico e que prometem guiar os próximos passos do universo corporativo com base em dois estudos, um elaborado pela Universidade Anhanguera e o outro produzido e divulgado pelo Fórum Econômico Mundial de Davos através de um relatório chamado Jobs of Tomorrow: Mapping Opportunity in the New Economy.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

As 10 profissões do futuro no setor tecnológico

1. Analista de Big Data

Responsável por analisar, de forma quanti e qualitativa, os dados disponibilizados pela empresa, o analista de Big Data tem a missão de auxiliar na tomada de decisões importantes, já que transforma dados desconexos e confusos em informações valiosas para o sucesso do negócio. Vale lembrar que o analista de dados é graduado em sistemas de informação ou informática e tem a capacidade de produzir consultas de bancos de dados com tecnologias baseadas em SQL.

2. Cientista de dados

Relativamente nova no mercado, a profissão de cientista de dados é voltada para a coleta, o gerenciamento e a interpretação de dados. Tal atividade, a propósito, exige um amplo conhecimento em setores como o de inteligência artificial, estatística e programação e é essencial para o desenvolvimento de redes sociais, aplicativos e campanhas publicitárias, uma vez que possibilita a investigação das rotinas dos clientes e, consequentemente, o planejamento de estratégias para o negócio.

3. Analista de Machine Learning

Ensinar as máquinas a pensarem como humanos: essa é a função do analista de Machine Learning. Apesar de parecer cena de filme futurista, com o avanço da inteligência artificial, tal trabalho vem sendo cada vez mais requisitado por gigantes como a Netflix, que necessitam de profissionais que criem cálculos para simular a tomada de decisões da mente humana. É assim que ocorre a magia de recebermos uma indicação de série que nunca vimos mas que tem tudo a ver com nossas preferências!

Conheça o Mundo do CX

4. Especialista de telemedicina

Por conta da pandemia, a tecnologia tem se destacado muito na área da saúde e promovido verdadeiras revoluções neste setor. Não é à toa que despontou, com força total, uma nova profissão que unifica os dois campos do saber: o especialista de telemedicina. Responsável por monitorar, de forma virtual, os pacientes, este profissional se vale da inteligência artificial para realizar diversos procedimentos, como consultas, diagnósticos e até mesmo cirurgias, através de um robô manipulado por médicos habilitados.

5. Advogado 4.0

Agora, com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, há uma série de novos crimes no ambiente online que não são completamente discutidos pela legislação e demandam a atuação de profissionais dedicados a esta nova jurisdição: o advogado 4.0, que além da formação tradicional, se especializam na área tecnológica e auxiliam na formulação de leis mais amplas e seguras.

6. Desenvolvedor em JavaScript

Como o próprio nome diz, este profissional desenvolve e implanta sistemas em JavaScript, uma conhecida linguagem de programação que possui suporte em todas as páginas e navegadores da web e é usada com frequência para a elaboração de sites e portais para empresas.

7. Designer de experiência do usuário

A experiência do usuário nunca foi tão valorizada como agora, já que a digitalização dos negócios e o aumento da concorrência tem obrigado as empresas a investirem não só na qualidade dos produtos, como também nas experiências que tais mercadorias/serviços trazem. Por isso, muitas marcas têm apostado na contratação do designer de UX, responsável por analisar os aplicativos e sites desenvolvidos pelas empresas e, logo em seguida, apontar melhorias que facilitem o acesso e a compreensão do público-alvo.

8. Storyteller

Com o avanço do metaverso e a fusão do mundo físico com o digital, há o surgimento de um novo profissional que pode atuar neste campo, o storyteller. Apto a produzir roteiros de entretenimento que emocionam e atraem as pessoas para este novo universo, este profissional promove experiências imersivas e ajuda na popularização das marcas na web 4.0.

Leia mais: Web 3.0: ameaça ou aliada? Você está preparado para as mudanças que estão por vir?

9. Designer gráfico

Ainda falando sobre o metaverso, o designer gráfico tem tudo para aumentar o seu campo de atuação e chegar nos ambientes imersivos. Isso porque as esferas que conectam os dois mundos exigem a elaboração de interfaces gráficas criativas e realistas que auxiliem na experiência dos usuários.

10. Data Protection Officer (DPO)

Por fim, chega-se à última profissão do futuro da lista, também conhecida como Data Protection Officer. Focado na implementação e na cibersegurança da empresa, o DPO se pauta na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para manter seguras as informações sigilosas da marca e de seus clientes.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Tecnologias disruptivas e descentralização marcam futuro dos serviços financeiros

Tecnologia no recrutamento e seleção: como os bots têm otimizado os processos 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]