/
/
O verdadeiro significado de uma tecnologia humanizada

O verdadeiro significado de uma tecnologia humanizada

Dru Lopes e Ricardo Figueira contam o segredo do sucesso da BIA, assistente virtual do Bradesco que já superou 2,3 bilhões de interações

O avanço tecnológico transformou a relação entre empresas e consumidores. No centro dessa transformação, surge a necessidade de humanizar as interações digitais, tornando a tecnologia uma aliada natural na vida cotidiana.

Mas o que realmente significa uma tecnologia humanizada? Durante o CONAREC 2024, Ricardo Figueira, founder partner e CCO da Figtree, e Dru Lopes, head de UX e Design Ops do Bradesco, explicaram que a resposta para essa questão pode ser encontrada no sucesso de sistemas como a BIA, assistente virtual do Bradesco, que já superou 2,3 bilhões de interações com 19 milhões de usuários.

Humanizar é ter abordagens multidisciplinares

A humanização da tecnologia não está na forma ou no design estético de um dispositivo, mas na sua capacidade de entender o contexto da vida das pessoas, oferecendo soluções no momento exato em que são necessárias. “A tecnologia mais amada do planeta é aquela que consegue integrar-se à vida dos humanos de forma natural, produtiva e surpreendente”, explica Ricardo, da Figtree, empresa parceira no projeto da BIA.

Um exemplo concreto disso é a interação da BIA com consumidores em situações delicadas, como após um acidente de carro. A assistente virtual pode, sem a necessidade de o usuário ser cliente do Bradesco, acionar guincho, oferecer ajuda médica e captar informações importantes, como o endereço do ocorrido. Essa capacidade de interpretar a circunstância a partir da vida do consumidor reflete um dos pilares da tecnologia humanizada: entender a vida real e fornecer soluções que importam.

Além disso, a humanização vai além das necessidades funcionais. Após identificar que uma das perguntas mais frequentes à assistente virtual era “BIA, como você é?”, a equipe de desenvolvimento percebeu que as pessoas buscam um relacionamento mais profundo, mesmo com uma assistente virtual. A solução foi devolver a pergunta ao usuário: “Como você acha que eu sou?”, criando um diálogo mais pessoal e significativo. A resposta, muitas vezes, vem acompanhada de um desenho feito pela própria BIA, baseado na descrição do usuário.

“Somos seres sociáveis, queremos criar vínculos, mesmo com máquinas. O importante é construir um relacionamento de longo prazo, que faça o consumidor lembrar da BIA”, ressalta Dru, responsável pela área de UX (User Experience) do Bradesco.

Esse processo de interação cria valor para o assistente virtual, posicionando-o como um representante da empresa, que possui o verdadeiro conhecimento de comportamento humano e do mercado.

Princípios básicos para o sucesso da IA humanizada

A aplicação de princípios como embasamento, consistência, acessibilidade e escalabilidade são fundamentais para o sucesso de uma IA, de um assistente virtual.

Esses pilares, somados a uma postura de respeito e apoio à equipe de desenvolvimento, resultam em uma tecnologia que vai além da eficiência operacional, tornando-se parte integral da vida das pessoas. No fim, a humanização da tecnologia é a chave para conquistar corações e mentes em um mundo cada vez mais digital.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]