Pesquisar
Close this search box.
/
/
Zao: o app que usa deepfake para transformar chineses em estrelas de cinema

Zao: o app que usa deepfake para transformar chineses em estrelas de cinema

Conheça a tecnologia capaz de transformar qualquer um em uma estrela de Hollywood

Nos últimos dias, um aplicativo tem causado alvoroço na App Store chinesa. O Zao é um aplicativo que utiliza a tecnologia denominada de deepfake para substituir o rosto de atores de Hollywood durante cenas icônicas do cinema pela face dos usuários de forma um pouco chocante.
O aplicativo é o mais baixado do país na loja digital dos iPhones chineses e levantou uma discussão sobre privacidade.
Basta apenas uma fotografia para que o usuário adentre cenas icônicas de Game Of Thrones e Titanic, por exemplo. O aplicativo foi desenvolvido por uma empresa chinesa, portanto ainda não está disponível internacionalmente. É possível encontrar uma versão pirata em fóruns da internet, baixando um APK – formato de arquivo de apps para Android.
deepfake
Vídeos com o resultado do aplicativo ganharam a web nesta semana. A maneira com a qual ele adapta a face dos usuários aos vídeos é impressionante. Isso levantou uma questão: o que o deepfake é capaz de fazer com imagens cotidianas? Essa não seria uma preocupação?
Segundo a Bloomberg é preciso enviar diversas outras fotos em várias expressões para tornar o vídeo cada vez mais real.
Todo o processo é baseado em Machine Learning e Inteligência Artificial. A tecnologia polêmica já foi responsável por inserir rostos de celebridades em produções pornográficas. Nos Estados Unidos, diversas leis consideram o uso da tecnologia um crime.
Por lá, a polêmica começou com um vídeo de Nancy Pelosi, representante e porta-voz da Casa Branca. A montagem trazia uma fala dela extremamente lenta que a fazia parecer prolixa. O vídeo ganhou mais de dois milhões de visualizações no Facebook. Outro caso foi o do repórter da CNN, Jim Acosta que durante uma conversa com um estagiário, parecia mais agressivo do que o real. A partir de todo este cenário, foi aberta uma discussão legislativa que tornou a prática ilegal em território americano.
O Facebook também anunciou que daria menos relevância a vídeos e conteúdos falsos que possam enganar o usuário. De acordo com um pesquisador da Universidade da California, Hany Farid, a tecnologia pode ser perigosa para as próximas eleições do país que acontecem em 2020, pois não se tem controle sobre a democratização do deepfake.

Deepfake e a polêmica de privacidade

Apesar do sucesso, é possível encontrar milhares de críticas negativas na página do aplicativo na App Store. Isso devido aos termos de privacidade que tornam todos os dados e imagens coletadas em propriedade da MoMo. Os termos dizem que a licença sob os dados é intransferível.
A discussão se cerceia em torno do uso das imagens e informações coletadas para venda de dados, uso indevido das informações para objetivos comerciais e a manipulação da imagem para fins pejorativos ou sem a autorização do usuário. Ao aceitar o termo, supostamente, a pessoa não possui mais direito sobre as imagens coletadas, permitindo ao aplicativo usá-las como bem entender.
Depois da polêmica com os usuários, a empresa atualizou seus termos informado que não usará as imagens coletadas para nada além do aprendizado de máquina. Outros aplicativos já foram alvo de polêmica devido aos termos de privacidade, como o FaceApp e o Dollify – hits passageiros das lojas de aplicativos que causaram comoção nas mídias sociais no primeiro semestre.


LEIA MAIS

Conheça o app avatar que viralizou no Brasil
Veja lista de dados coletados pelo app que envelhece as pessoas


Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]