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Yves Saint Laurent Beauty lança primeiro e-commerce no Brasil

Yves Saint Laurent Beauty lança primeiro e-commerce no Brasil

Plataforma conta com um catálogo de mais de 130 produtos e programa de fidelidade exclusivo da marca.

Yves Saint Laurent (1936 – 2008) foi um estilista de grandes inovações por toda a sua carreira. Foi o primeiro grande estilista a abrir sua própria boutique para comercializar peças prontas para uso (prêt-à-porter) a preços mais acessíveis. Em 1966, apresentou pela primeira vez uma versão unissex do clássico smoking, rompendo com os padrões da vestimenta que restringiam seu uso ao sexo masculino. A marca foi também a primeira a lançar uma linha de maquiagem ligada a uma casa fashion, na década de 1970.

Agora, a marca anuncia o lançamento oficial do e-commerce da Yves Saint Laurent Beauty no Brasil. O negócio D2C (direct to consumer ou direto ao consumidor) oferecerá um catálogo com mais de 130 produtos de três categorias: as linhas de perfumes “Libre” e “Y”, maquiagens premiadas da YSL, assim como os batons “Rouge Volupté Shine” e “Rouge Pur Couture The Slim”.

Além dos produtos, a marca se propõe a criar experiências exclusivas em sua nova plataforma virtual no país, com pré-lançamentos e produtos exclusivos. Haverá também benefícios para membros do Beauty Club da Yves Saint Laurent, um programa de fidelidade do canal online oficial da marca.

Por dentro da YSL

O novo e-commerce da Yves Saint Laurent no Brasil manterá os altos padrões de qualidade e excelência pelas quais a marca é reconhecida – tanto na alta costura quanto nos produtos cosméticos e de beleza da Yves Saint Laurent Beauty. A plataforma oferecerá uma navegação única e fluida, com lançamentos de seus produtos em primeira mão, conteúdos robustos sobre a marca e seus produtos, além de novidades da marca.

“Estamos entusiasmados em trazer a renomada experiência de luxo da Yves Saint Laurent Beauty para o mercado brasileiro por meio do nosso novo e-commerce”, afirma Tamyres Rezende, Diretora de Digital e E-Commerce na L’Oréal Luxo. “Além de estreitar o relacionamento da marca diretamente com seu consumidor final, conseguiremos com o modelo direct-to-consumer, alcançar consumidores em todas as cidades brasileiras”.

Entre as experiências proporcionadas pela nova plataforma da marca no país, há o destaque para o YSL Beauty Club. O programa exclusivo de fidelidade oferece acesso privilegiado a uma série de benefícios premium, reservados apenas aos membros cadastrados. Assim, os participantes do programa desfrutarão de uma série de experiências da marca, como brindes exclusivos, dicas de beleza de especialistas, e pré-exclusividade nas vendas. Um exemplo é a fragrância masculina MYSLF da Yves Saint Laurent, que está disponível no e-commerce brasileiro desde o dia 1º de abril.

“A plataforma foi desenvolvida para ser a vitrine da marca e proporcionar uma jornada sensorial e imersiva, com acesso a um universo completo de produtos e serviços exclusivos, como o Beauty Club”, destaca a executiva. “Estamos comprometidos em oferecer uma experiência de compra que reflita os altos padrões de qualidade pelos quais somos conhecidos. Nosso objetivo é oferecer aos nossos consumidores a melhor experiência de compra online possível, com produtos de alta qualidade, serviços e benefícios inovadores e um atendimento personalizado”.

E-commerce de luxo

Desde setembro de 2023, a Yves Saint Laurent vem expandindo sua presença em solo brasileiro com a abertura de sete pontos de venda em lojas físicas parceiras. São dois em São Paulo (Shoppings Jardins e Pátio Paulista), um no Rio de Janeiro (Shopping Rio Sul), Porto Alegre (Iguatemi POA), Campinas (Iguatemi Campinas), Salvador (Salvador Shopping) e Brasília (Iguatemi Brasília).

A Yves Saint Laurent Beauty não é a primeira grife de luxo a lançar sua própria operação digital no Brasil. Em janeiro de 2024, a Tiffany & Co. anunciou o seu e-commerce no país, com a oferta de mais de quatro mil itens aos consumidores brasileiros. Outras marcas como Lancôme e Hugo Boss vem investindo na proposta desde 2020, ampliando sua presença no país por meio de plataformas próprias virtuais.

A estratégia vai na contramão do movimento que ganhou força na pandemia com o crescimento de marketplaces multimarcas de luxo, como Farfetch e MatchesFashion. Enquanto o primeiro foi adquirido pelo grupo sul-coreano Coupang como uma forma de evitar a falência em dezembro de 2023, o segundo foi declarado com uma operação comercialmente inviável pelo seu administrador, o Frasers Group.

Mantendo a operação do e-commerce sob sua própria gestão, marcas de luxo como Tiffany & Co e Yves Saint Laurent conseguem não só controlar a precificação de produtos, como a experiência de consumo e garantir a qualidade e a geração de valor de seus serviços.

*Foto: Olena Bohovyk na Unsplash.

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