Pesquisar
Close this search box.
/
/
O mecanismo da XP Inc. para encantar clientes VIPs

O mecanismo da XP Inc. para encantar clientes VIPs

Em parceria com a AlmavivA do Brasil, a XP criou uma célula altamente especializada em entregar uma experiência única para o cliente

O desafio para construir uma jornada de experiência encantadora já é enorme, mas quando se trata de clientes VIPs, com alto poder aquisitivo, ele se torna ainda maior. Não só pela expectativa dos clientes de encontrar um alto valor agregado ao relacionar-se com a marca, mas pela concorrência acirrada de empresas que investem cada vez mais para conquistar a preferência desse perfil tão lucrativo.

A XP Inc. sabia que precisava criar mais diferenciação e valor para a jornada de seus clientes VIPs do cartão XP, por isso, juntou-se à AlmavivA do Brasil para desenvolver um mecanismo eficiente de atendimento premium. Para isso, foram traçados alguns objetivos principais. Foram eles:

  • Personalizar o atendimento para o perfil VIP.
  • Foco em resolutividade ágil.
  • Atendimento end-to-end.
  • Ambiente segregado.
  • Atendimento omnichannel.

“Entendemos que o cliente VIP não poderia ter nenhum esforço, isso deveria ficar conosco, mesmo que em alguns momentos aumentasse os custos da operação. Trabalhamos para não haver retenção em nenhum dos canais de atendimento e, hoje, desde chat, até bot e URA, o cliente é atendido em um ou dois segundos. É algo que não é escalável, mas para esse público de patrimônio elevado faz sentido”, conta Marcus Santana, partner e Head Customer Experience da XP Inc.

Um dos caminhos para isso foi construir uma equipe de atendimento também com o perfil VIP, capaz de oferecer um serviço concierge de verdade. Assim, todos da equipe possuem mais de três anos de experiência na AlmavivA do Brasil, 62% têm ensino superior completo, sendo alguns pós-graduados. Formam o time 34 especialistas, quatro supervisores, um instrutor e um analista de MC, bem como um coordenador e dois analistas exclusivos da XP que se envolvem na operação.

“Para que a célula desse certo, organizamos premissas e modelos de governança. Focamos no recrutamento e seleção da equipe, oferecendo um plano de carreira interno e analisando KPIs comportamentais para encontrar pessoas com característica de dono. Também passamos a oferecer uma remuneração diferenciada e capacitação técnica avançada”, explica Paula Lopes, diretora de Operações da AlmavivA do Brasil.

Dessa forma, as pessoas estão prontas para atender o cliente VIP XP da melhor forma possível. Dentro da jornada exclusiva, o colaborador que atende ao chamado, cuida do cliente até a solução ser encontrada. “Casos que não são resolvidos imediatamente, são mantidos no analista para gerar a segurança de que o cliente está sendo cuidado. Nesse processo, internalizamos pessoas da AlmavivA na operação da XP e vice-versa, o que movimenta a empresa inteira para resolver o mais rápido possível. Hoje, os casos mais difíceis costumam ser resolvidos em duas horas”, conta Marcus Santana.


CONAREC 2023
Acompanhe a cobertura completa!


O poder da parceria

O mecanismo, que ficou conhecido como “eXpecialista”, criado pela parceria entre a XP Inc. e a AlmavivA do Brasil tornou-se um case de sucesso. Os números alcançados foram apresentados em painel do CONAREC 2023.

Com mais de 12 mil interações, o atendimento VIP registrou uma nota de qualidade 12% maior do que a anterior ao projeto. O CSAT evoluiu 11%, o nível de serviço 6% e a taxa de derivação reduziu em 50%. Além disso, 90% das pesquisas avaliadas foram positivas e mais de 1.800 elogios já foram registrados.

“A parceria e cada um fazendo muito bem o seu papel dentro das nossas companhias fez toda a diferença. Criamos uma operação única e que se paga. Além de termos um grupo que tem evoluído bastante na inclusão, com mulheres, negros, pardos com espaço de fala. Isso traz um valor enorme e uma riqueza para uma célula tão especial”, diz Paula Lopes.

Atualmente, a célula do cliente VIP XP tornou-se um verdadeiro laboratório de testes para evoluir constantemente a experiência do cliente. Novos processos, sistemas e modelos de atendimento testados e aprovados são, inclusive, escalados para os demais canais de atendimento da empresa.



+ NOTÍCIAS
NOMEDAMATÉRIALegal design: aprimorando a experiência do cliente na área jurídica
Você já entrou nessa dança? O TikTok como parte da experiência do cliente

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]