Pesquisar
Close this search box.
/
/
Legal design: aprimorando a experiência do cliente na área jurídica

Legal design: aprimorando a experiência do cliente na área jurídica

No CONAREC 2023, Katsuren Machado, advogada e consultora de negócios, explica a importância em desmistificar o “juridiquês” para trazer melhores experiências ao cliente e gerar vínculos com a marca.

No CONAREC 2023, Katsuren Machado, advogada e consultora de negócios na KM Legal Experience discursou sobre o legal design, uma abordagem de inovação que integra várias áreas do conhecimento para que se possa entregar processos e serviços mais eficientes e que oferecem uma melhor experiência ao cliente, visando a coerência comunicacional de ponta a ponta, incluindo o jurídico de uma empresa.

Machado começou destacando que não existe uma área dentro da empresa que seja indiferente ao jurídico, que não seja necessário conversar e interagir.

“Eu vou dar alguns exemplos muito básicos e vocês vão conseguir visualizar: quem é que já vendeu um produto ou serviço ou comprou um produto ou serviço e aí você entendeu que receberia “a, b e c”, e no final das contas só vem “a”? Se o jurídico tivesse junto no desenho desse processo de venda possivelmente não aconteceriam essas confusões.

Esse é um outro case de uma empresa que me contratou, onde a principal queixa era de que os clientes demoravam sete dias para devolver o contrato assinado, o que atrapalhava muito o fluxo da geração de boletos e todas as outras burocracias necessárias”, conta a advogada.

“Então eu fui conversar com os clientes e entendi que eles tinham uma certa dificuldade de ler o contrato, por ser um contrato longo, além da insegurança em assinar sem antes passar para mais alguém ler, um primo advogado, ou algo do tipo. Diante disso, nós refizemos o contrato que era de dez páginas, e passou a ter cinco páginas. A gente também mudou o canal de envio desse contrato, porque aquela persona que essa empresa atuava não gostava muito de receber o contrato por e-mail. Assim, passamos a enviá-los pelo WhatsApp, então o pessoal olhava, já assinava com um clique e isso fez com que a gente reduzisse de sete dias para 48 horas o tempo médio de assinatura”, exemplificou Katsuren Machado.


CONAREC 2023
Acompanhe a cobertura completa!


Estratégia jurídica é necessária para dirimir processos

De acordo com a advogada, hoje no Brasil mais de 100 bilhões de reais são gastos anualmente nos cofres públicos com processos judiciais. “A Justiça Estadual é responsável por 73% de todos os processos do país, sendo que o principal tema desses processos são as obrigações contratuais, que poderiam ser mais facilmente resolvidas se a gente pensasse e estruturasse melhor os contratos dos documentos.

Na justiça comum, no top 5 de assuntos que são recorrentes está o direito do consumidor; levando em consideração que no Brasil a média de um processo é de dois a três anos, imagine o quanto que isso gera para o caixa de uma empresa e o quanto que isso gera de desgaste para o cliente”, explica Katsuren Machado, frisando que, por todos esses motivos, o direito precisa ser planejado, sendo que um jurídico estratégico resolve 80% dos casos por acordo em até um ano.

O jurídico não precisa ser sisudo e complicado

A advogada aborda mais um exemplo de como a comunicação jurídica poderia ser mais descomplicada. “Falando em faturas, por exemplo, por que a fatura é tão complicada de entender? Tem cliente que não sabe: será que parcela? Será que não parcela? Como vai ficar se eu parcelar? Esse é um ponto. Por que a gente não muda a maneira como construímos a comunicação com o cliente? Seja em contratos, políticas, termos ou fatura, há sempre uma maneira criativa de construir valor”, finaliza a consultora de negócios.



+ NOTÍCIAS
A era da integração multicanal sem ruptura
Como atender e encantar o consumidor de qualquer geração?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]