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Você já entrou nessa dança? O TikTok como parte da experiência do cliente

Você já entrou nessa dança? O TikTok como parte da experiência do cliente

Clarissa Millford, Sócia fundadora da Academia de TikTokers, apresenta estratégias de vídeos para aprimorar a jornada do cliente e aumentar o NPS.

O TikTok, com sua explosiva popularidade, deixou de ser apenas uma plataforma de entretenimento para se tornar uma ferramenta estratégica na experiência do consumidor. Empresas de diversos setores estão descobrindo o poder do aplicativo para criar conexões autênticas, promover seus produtos e serviços e, mais importante, integrar-se à jornada do cliente de maneira inovadora e dinâmica.

Por meio de conteúdos criativos e interativos, as marcas têm a oportunidade de se aproximar de seu público, entender suas preferências e oferecer uma experiência que vai além do convencional, tornando o TikTok um canal essencial na construção de relações duradouras com os consumidores.

E foi sobre esse assunto que Clarissa Millford, especialista em criação de vídeo e Sócia fundadora da Academia de TikTokers, explanou no CONAREC 2023, durante a palestra “Você já entrou nessa dança? O TikTok como parte da experiência do cliente”, no painel Amazônia. “Hoje, temos a oportunidade, através do vídeo, de criar mais conexão com o cliente, engajamento e mais resultado. Esse resultado inclusive é visto na jornada do cliente, e de potencializar o crescimento de NPS. E o melhor de tudo isso: a um preço baixo”, introduziu Clarissa Millford.


CONAREC 2023
Acompanhe a cobertura completa!


Além de mostrar cases, a palestrante apresentou as 5 melhores estratégias para utilizar o vídeo na plataforma TikTok para aprimorar a jornada do cliente e aumentar o NPS do seu produto/serviço. Vamos lá?

1- Começo da jornada

O TikTok não é uma plataforma só de dancinha, mas é uma rede de descoberta. “Inclusive o SEO de busca é tão utilizado quanto o do Google. Mas o mais impactante é que 85% dos usuários entram no TikTok para ver algo novo e aprender algo novo. Isso na jornada do cliente, no funil de venda, é muito impactante”, revela a sócia fundadora da Academia de TikTokers.

Além da busca, a especialista citou a hashtag #tiktomefezcomprar, que milhares de usuários publicam o que encontrou de novidade e comprou pela plataforma.

2- Comunidade

A força da comunidade do TikTok é um grande diferencial. “Eu desconheço outra plataforma no Brasil que tenha o poder de comunidade que tem o TikTok”, enfatiza Clarissa Millford. Algo que ajuda um conteúdo a viralizar com custo muito baixo é a reaplicação pela comunidade, comum no app chinês pelo challenge.

3- The video never ends

“O vídeo não acaba, porque tem toda a consequência que se segue nos comentários, nos likes, nas remixagens do vídeo”, explica a palestrante. E essa, principalmente os comentários, é uma forma poderosa para as marcas que querem aumentar a NPS ou monitorar a jornada do cliente e até aprimorar o produto ou serviços, já que usuários são bem sinceros.

Inclusive, o próprio TikTok disponibiliza o Insights que oferece estatísticas que podem ajudar a entendermos o comportamento dos consumidores diante de um vídeo. E essas métricas podem ser filtradas por idade, região e outros componentes.

4- Dialeto ou Shoppertainment

Cada público tem uma forma de se comunicar específica, assim como cada rede social. “Eu prefiro falar dialeto, que é entender a linguagem que a gente vai usar nesta plataforma. Se eu estou dizendo que 85% das pessoas entram no TikTok esperando algo novo, tem a ver com a linguagem e o tipo de conteúdo que eu vou usar”, esclarece a especialista em vídeos.

Mas é importante que as marcas compreendam que os vídeos, a partir da estratégia de Shoppertainment, têm o objetivo de criar conexão e entreter para ter a compra como consequência.

5- Vídeo a 4 mãos

A quinta estratégia implica em contornar o valor de se contratar um grande influenciador e a dificuldade da previsibilidade do marketing de influência. Clarissa Millford sugere o uso do Discover Creators, uma ferramenta do próprio TiktTok, que faz uma curadoria dos influenciadores que tenham o perfil da campanha. E também orienta realizar a cocriação, que fica mais barato e têm um resultado ótimo, inclusive quando o criador não é profissional.



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