O WhatsApp no Brasil é sinônimo de sucesso absoluto, tanto para usuários como um recurso valioso para as empresas se aproximarem deles. O aplicativo já é o mais utilizado no país. No mundo são mais de 2 bilhões de pessoas em 180 países utilizam o mensageiro.
Seja para enviar um meme em conversas casuais com os amigos, entrar em grupos da família, tratar de assuntos profissionais no trabalho, realizar ligações e até mesmo para fazer compras, ele está presente no cotidiano da grande maioria dos brasileiros.
Por ser um aplicativo prático e dinâmico que reúne diversas funcionalidades úteis no dia a dia, como mensagens instantâneas e chamadas de vídeo, sua popularidade se mantém constante. É o que identificou um levantamento da Opinion Box, que buscou entender melhor o comportamento e preferências dos usuários do WhatsApp no Brasil
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Whatsapp é onipresente entre brasileiros
A pesquisa mostrou um dado impressionante: 99% dos usuários de WhatsApp abrem o aplicativo pelo menos uma vez ao dia, percentual 13 pontos maior que há um ano, quando 86% dos brasileiros confirmaram checar o app diariamente. O estudo ainda identificou que 35% deixam o aplicativo aberto o dia todo.
Apesar dos memes sobre áudios no WhatsApp, 8 em cada 10 brasileiros mandam e ouvem mensagens. A maioria dos usuários usa o WhatsApp para trocar mensagens de texto e áudio, com 91% e 81% de utilização, respectivamente.
Já a funcionalidade que atrai menos usuários são os Status (ou stories): apenas 37% dos entrevistados utilizam essa função, o que representa uma queda em relação ao ano passado, quando mais da metade do usuários utilizavam o recurso.
Leia Mais: WhatsApp no meio empresarial: o poder da mensagem para engajar o cliente
Relacionamento com marcas e empresas
A versão Business do aplicativo surgiu em 2018 para profissionalizar um movimento que já acontecia de comunicação de marcas e empresas com seus clientes e público-alvo pelo aplicativo, especialmente em negócios de menor porte.
Em pouco tempo, e especialmente desde 2020, a ferramenta tornou-se um poderoso canal de comunicação e vendas entre marcas e consumidores, tanto para conversão quanto para suporte. O levantamento da Opinion Box identificou que 8 em cada 10 brasileiros usam o Whatsapp Business para se comunicar com empresas.
Deste índice, 66% já compraram algum produto pelo Whatsapp ou contrataram algum serviço pela plataforma. Em 2021, a proporção era de 52%. O mensageiro dedicado a negócios aprimorou seus recursos para ampliar sua já impressionante aderência, com opções de suporte, dúvidas e personalização de conteúdo automatizado.
Em relação às preferências dos usuários, 78% dos entrevistados consideram que tirar dúvidas e/ou pedir informações são as finalidades mais adequadas para se comunicar com uma empresa via WhatsApp. Em seguida no ranking vem o suporte técnico (69%) e receber promoções (53%).
Diálogo também audiovisual
A opção de chamadas de voz e vídeo tornou-se tão popular que chegou a ultrapassar o volume de chamadas feitas através das operadoras. Pelo menos seis em cada 10 entrevistados izem realizar mais ligações através do WhatsApp do que pelo modo convencional.
A opção de chamadas de vídeo ganhou muito espaço entre os usuários pela facilidade de operação e por não cobrar tarifas. Entre os entrevistados pela Opinion Box que realizam chamadas de voz pelo WhatsApp, 77% fazem ligações pelo aplicativo pelo menos uma vez por semana e 17% utilizam o recurso diariamente.
Além disso, 59% realizam chamadas de vídeo pelo menos uma vez por semana e 9% fazem todo dia.
Mesmo com a adesão, os usuários entrevistados fazem críticas à qualidade das chamadas. 37% consideram a qualidade das chamadas feitas pelo WhatsApp pior do que a das chamadas feitas pelo plano do celular e apenas 14% consideram melhor.
Grupos de WhatsApp no Brasil viraram comunidades, mas também disseminadoras de fake news
Outra ferramenta disponibilizada pelo WhatsApp bastante utilizada no país são os grupos. Os grupos de amigos e de família estão empatados no topo de preferência dos entrevistados. 74% afirmaram fazer parte de grupos com seus familiares e grupos com amigos. Além disso, mais da metade (56%) estão em grupos de trabalho.
Na análise da Opinion Box, esse percentual levanta uma questão controversa: trabalhar utilizando somente o WhatsApp como meio de comunicação pode ser prejudicial? Isso porque grupos com alto volume de mensagens são mais difíceis de acompanhar o fluxo das informações.
Leia Mais: O futuro do canal telefônico na era da digital experience
Nesse sentido, 74% dos entrevistados afirmaram que já deixaram de fazer parte de um grupo, justamente pelo alto número de mensagens. Em 2021, a proporção era de 67%.
Os grupos também podem gerar polêmicas. 47% dos usuários disseram que já saíram de algum grupo por terem discutido com outros participantes.
Um dos aspectos para essas discussões envolvem as Fake News, ainda muito difundidas pelo WhatsApp, apesar das limitações impostas pela própria plataforma para conter a velocidade da disseminação de informações, especialmente as falsas, ao controlar o compartilhamento. Ainda assim, 34% dos entrevistados disseram receber muitas fake news no WhatsApp. E 76% acham que as fake news enviadas pelo aplicativo podem influenciar negativamente as pessoas.
Em uma tentativa de barrar a propagação de notícias falsas, a plataforma passou a limitar o encaminhamento simultâneo de mensagens para cinco conversas de uma vez. Além disso, nas mensagens encaminhadas muitas vezes, o WhatsApp indica na visualização que a mensagem é frequentemente encaminhadas dentro do aplicativo e direciona as pessoas para pesquisas na internet sobre o tema da mensagem
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