Pesquisar
Close this search box.
/
/
Brasileiro abre Whatsapp pelo menos uma vez ao dia

Brasileiro abre Whatsapp pelo menos uma vez ao dia

Apesar de ser onipresente na vida dos brasileiros e ter aprimorado relação entre clientes e marcas, Whatsapp ainda sofre com fake news, diz pesquisa da Opinion Box

O WhatsApp no Brasil é sinônimo de sucesso absoluto, tanto para usuários como um recurso valioso para as empresas se aproximarem deles. O aplicativo já é o mais utilizado no país. No mundo são mais de 2 bilhões de pessoas em 180 países utilizam o mensageiro.

Seja para enviar um meme em conversas casuais com os amigos, entrar em grupos da família, tratar de assuntos profissionais no trabalho, realizar ligações e até mesmo para fazer compras, ele está presente no cotidiano da grande maioria dos brasileiros.

Por ser um aplicativo prático e dinâmico que reúne diversas funcionalidades úteis no dia a dia, como mensagens instantâneas e chamadas de vídeo, sua popularidade se mantém constante. É o que identificou um levantamento da Opinion Box, que buscou entender melhor o comportamento e preferências dos usuários do WhatsApp no Brasil

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Whatsapp é onipresente entre brasileiros

A pesquisa mostrou um dado impressionante: 99% dos usuários de WhatsApp abrem o aplicativo pelo menos uma vez ao dia, percentual 13 pontos maior que há um ano, quando 86% dos brasileiros confirmaram checar o app diariamente. O estudo ainda identificou que 35% deixam o aplicativo aberto o dia todo.

Apesar dos memes sobre áudios no WhatsApp, 8 em cada 10 brasileiros mandam e ouvem mensagens. A maioria dos usuários usa o WhatsApp para trocar mensagens de texto e áudio, com 91% e 81% de utilização, respectivamente.

Já a funcionalidade que atrai menos usuários são os Status (ou stories): apenas 37% dos entrevistados utilizam essa função, o que representa uma queda em relação ao ano passado, quando mais da metade do usuários utilizavam o recurso.

Leia Mais: WhatsApp no meio empresarial: o poder da mensagem para engajar o cliente

Relacionamento com marcas e empresas

A versão Business do aplicativo surgiu em 2018 para profissionalizar um movimento que já acontecia de comunicação de marcas e empresas com seus clientes e público-alvo pelo aplicativo, especialmente em negócios de menor porte.

Em pouco tempo, e especialmente desde 2020, a ferramenta tornou-se um poderoso canal de comunicação e vendas entre marcas e consumidores, tanto para conversão quanto para suporte. O levantamento da Opinion Box identificou que 8 em cada 10 brasileiros usam o Whatsapp Business para se comunicar com empresas.

Deste índice, 66% já compraram algum produto pelo Whatsapp ou contrataram algum serviço pela plataforma. Em 2021, a proporção era de 52%. O mensageiro dedicado a negócios aprimorou seus recursos para ampliar sua já impressionante aderência, com opções de suporte, dúvidas e personalização de conteúdo automatizado.

Em relação às preferências dos usuários, 78% dos entrevistados consideram que tirar dúvidas e/ou pedir informações são as finalidades mais adequadas para se comunicar com uma empresa via WhatsApp. Em seguida no ranking vem o suporte técnico (69%) e receber promoções (53%).

Conheça o Mundo do CX

Diálogo também audiovisual

A opção de chamadas de voz e vídeo tornou-se tão popular que chegou a ultrapassar o volume de chamadas feitas através das operadoras. Pelo menos seis em cada 10 entrevistados izem realizar mais ligações através do WhatsApp do que pelo modo convencional.

A opção de chamadas de vídeo ganhou muito espaço entre os usuários pela facilidade de operação e por não cobrar tarifas. Entre os entrevistados pela Opinion Box que realizam chamadas de voz pelo WhatsApp, 77% fazem ligações pelo aplicativo pelo menos uma vez por semana e 17% utilizam o recurso diariamente.

Além disso, 59% realizam chamadas de vídeo pelo menos uma vez por semana e 9% fazem todo dia.

Mesmo com a adesão, os usuários entrevistados fazem críticas à qualidade das chamadas. 37% consideram a qualidade das chamadas feitas pelo WhatsApp pior do que a das chamadas feitas pelo plano do celular e apenas 14% consideram melhor.

Grupos de WhatsApp no Brasil viraram comunidades, mas também disseminadoras de fake news

Outra ferramenta disponibilizada pelo WhatsApp bastante utilizada no país são os grupos. Os grupos de amigos e de família estão empatados no topo de preferência dos entrevistados. 74% afirmaram fazer parte de grupos com seus familiares e grupos com amigos. Além disso, mais da metade (56%) estão em grupos de trabalho.

Na análise da Opinion Box, esse percentual levanta uma questão controversa: trabalhar utilizando somente o WhatsApp como meio de comunicação pode ser prejudicial? Isso porque grupos com alto volume de mensagens são mais difíceis de acompanhar o fluxo das informações.

Leia Mais: O futuro do canal telefônico na era da digital experience

Nesse sentido, 74% dos entrevistados afirmaram que já deixaram de fazer parte de um grupo, justamente pelo alto número de mensagens. Em 2021, a proporção era de 67%.

Os grupos também podem gerar polêmicas. 47% dos usuários disseram que já saíram de algum grupo por terem discutido com outros participantes.

Um dos aspectos para essas discussões envolvem as Fake News, ainda muito difundidas pelo WhatsApp, apesar das limitações impostas pela própria plataforma para conter a velocidade da disseminação de informações, especialmente as falsas, ao controlar o compartilhamento. Ainda assim, 34% dos entrevistados disseram receber muitas fake news no WhatsApp. E 76% acham que as fake news enviadas pelo aplicativo podem influenciar negativamente as pessoas.

Em uma tentativa de barrar a propagação de notícias falsas, a plataforma passou a limitar o encaminhamento simultâneo de mensagens para cinco conversas de uma vez. Além disso, nas mensagens encaminhadas muitas vezes, o WhatsApp indica na visualização que a mensagem é frequentemente encaminhadas dentro do aplicativo e direciona as pessoas para pesquisas na internet sobre o tema da mensagem


+ Notícias

Mulheres e jovens sofrem mais do esgotamento mental

Judicialização das relações de consumo: ruim para empresa e cliente

 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]